De Campos De Voleibol A Cascatas: 45 Fascinantes Fronteiras De Países Ao Redor Do Mundo

By Barbara L

Várias cidades, estados, províncias e países estão divididos, moldados, e formados por fronteiras. As fronteiras são limites políticos e humanos que os governos e nações têm usado para marcar e estabelecer os seus territórios.

Alguns odeiam a ideia. Outros encontram nelas um meio para atingir um fim. Mas o facto é que elas eram/são vitais para a gestão das cidades, estados e todas as classificações dos tempos modernos. Algumas fronteiras têm sido uma fonte de conflitos menores a maiores ao longo dos séculos, mas isso não é o nosso foco.

Assim, vamos olhar para algumas das fronteiras mais fascinantes que existem à nossa volta no mundo moderno.

Ao longo do artigo, vai ficar incrédulo com as funcionalidades de diferentes fronteiras, mas sem dúvida que será mais um assunto para ganhar conhecimento e falar no fim-de-semana no café! Por isso, junte-se a nós à nossa viagem pelo mundo inteiro!

Itália e a Cidade do Vaticano

A maioria das pessoas provavelmente já ouviu falar do Vaticano pelo menos uma vez na vida. Quantas pessoas sabem realmente onde ele está, é outra questão. A Cidade do Vaticano é na realidade uma cidade-estado soberana, um país próprio, cercado por Itália.

Imagem cedida por: Caleb Miller/Unsplash

A Cidade do Vaticano já fez parte da cidade de Roma, onde foi fundada, até ao Tratado de Latrão de 1929. Hoje a fronteira entre a Itália e o Vaticano é marcada pelo ponto de entrada da Praça de São Pedro, parte da Basílica de São Pedro.

Áustria, Hungria, Eslováquia

Esta pequena mesa que se vê na imagem pode ser encontrada não muito longe da capital eslovaca Bratislava e sobre a fronteira com a Áustria. Esta mesa é, de facto, outro ponto triplo que marca o ponto de encontro entre as fronteiras da Áustria, Eslováquia e Hungria.

Imagem cedida por: Simon Cerovský

Sentar-se nesta mesa significa literalmente ter um lanche ou almoço internacional com outras pessoas à volta da mesa. Não existe muita informação acerca desta mesa, pelo que não podemos dizer quando ou quem decidiu construí-la, no entanto, o conceito é fantástico.

Um monumento para a França, Alemanha, e Suíça

A Basileia é a terceira maior cidade da Suíça e é sem dúvida uma das mais belas e intrigantes cidades que alguma vez verá. A cidade é famosa pelos seus muitos museus de arte, tais como o Kunstmuseum, o seu sistema de ensino, e a arquitetura.

Imagem cedida por Tatiana Stefanikova/ fotógrafa

Dentro da Basileia encontra-se o monumento Dreiländereck, que pode ser encontrado no meio do rio Reno. O Dreiländereck marca o ponto de fronteira entre as fronteiras da Suíça e as fronteiras da França e da Alemanha. O monumento encontra-se protegido em território suíço.

Andorra, Trancada entre Espanha e França

É provável que muito, muito poucos de vós alguma vez tenham ouvido falar ou visto o minúsculo estado soberano de Andorra. Andorra é um pequeno país sem saída para o mar com uma área de 470 km2, entre as fronteiras francesa e espanhola.

Imagem cedida por: Unsplash – Manuel Torres Garcia

O principado de Andorra partilha as suas fronteiras com França e Espanha ao longo da cordilheira dos Pirenéus. O espanhol catalão é a língua oficial com uma população de menos de 80000 habitantes. Os co-príncipes de Andorra são sempre o presidente francês e o bispo espanhol de Urgell.

A Tripla Fronteira da Argentina, Brasil, e Paraguai

A América do Sul apresenta uma tripla fronteira bastante interessante que separa os países do Brasil, Argentina, e Paraguai. Esta fronteira natural é formada pelos rios Iguazú e Paraná, que se encontram neste ponto de junção. A fronteira é conhecida como a Tripla Fronteira.

Imagem cedida por: Imgur

A área é povoada por três cidades de fronteira diferentes, uma de cada nação, e está perto da barragem hidroelétrica de Itaipú. O local é uma atração turística popular devido à sua formação geográfica única e pela facilidade em conhecer 3 países em segundos.

Vaalserberg, o ponto de encontro da Bélgica, Alemanha, e Países Baixos

Perto da cidade holandesa de Vaals, encontra-se a colina e a floresta de Vaalsberg, onde o ponto triplo dos três países está unido. Até 2010, manteve a distinção de ser o ponto mais alto dos Países Baixos…mas não é isso que o torna especial.

Imagem cedida por: wanderninsuedlimburg.de

Curiosamente, este ponto triplo era ou poderia ter sido um quadriponto. Em 1816 existia o condomínio de Neutral Moresnet, que era um território administrado em conjunto pelos reinos dos Países Baixos e da Prússia mas tornou-se parte da Bélgica em 1920.

Ponte Bastei, Alemanha e República Tcheca

No alto do rio Elba da Europa Central e no topo das montanhas de arenito do Elba situa-se a ponte Bastei. Bastei é uma formação rochosa famosa que tem atraído inúmeros turistas ao longo dos anos, mas a ponte é a principal atracção.

Imagem cedida por: Cezar Sampaio

A actual ponte de arenito, encravada entre as pedras, foi construída em 1851. Antes disso, existiam apenas pontes antigas de madeira. A Bastei está essencialmente confinada nas fronteiras alemãs, mas partes das zonas de caminhadas e escaladas situam-se nas fronteiras tchecas.

Polónia, Eslováquia, e Ucrânia

Esta é a montanha eslovaca de Krzemieniec, no topo da qual se ergue este posto de marcação de pedra cinzenta. Este triponto serve como ponto de marcação onde convergem a Polónia, Ucrânia e Eslováquia. Krzemieniec faz parte da cordilheira de Bieszczady no centro-leste da Europa.

Imagem cedida por: Andrzej-banach.eu – Katarzyna Miksa

Muito possivelmente devido a barreiras linguísticas, hoje em dia, infelizmente, não há muita informação sobre este marcador ou sobre os seus criadores. Três parques nacionais, um de cada país, e a Reserva UNESCO Stuzica também convergem no pico do Krzemieniec.

Onde a Alemanha, a Polónia e a República Tcheca se encontram

Esta cena pitoresca é chamada a Alta Lusatia Oriental, uma região natural que se insere na zona ocidental dos Sudetas. A cordilheira dos Sudetas é considerada uma sub-província geográfica que está dividida e partilhada entre os países Alemanha, Polónia, e República Tcheca.

Imagem cedida por: Bored Panda by Mateusz R?dzioch

Algumas partes da Lusatia cruzam-se com partes da Alemanha, Polónia e República Tcheca, com as três reunidas no ponto triplo. O ponto de encontro pode ser visto nesta bela fotografia, mostrando as bandeiras das respectivas nações e da União Europeia.

O encontro da Finlândia, Noruega e Suécia

Esta pedra de aspecto singular chama-se “Three-Country Cairn“. Esta pedra serve como um ponto triplo que assinala as fronteiras dos países nórdicos Finlândia, Noruega, e Suécia. Este monumento específico tem o seu próprio nome na respectiva língua de cada nação.

Imagem cedida por: Otto Buchmacher

A utilização de cairns como marcas de fronteira tem sido uma característica comum na região. Este ponto triplo de cairn foi construído em 1926, após numerosas mudanças de fronteiras e negociações políticas. Como ilha artificial, é considerada como a mais pequena do mundo.

Zâmbia, Zimbabué, e as Cascatas Vitória

No Sul de África erguem-se as Cascatas Victoria, uma das maiores quedas de água do mundo. A linha de fronteira entre o Zimbabué e a Zâmbia atravessa esta maravilhosa queda de água. As Cascatas Victoria medem 108 m de altura com uma largura de 1708 m!

Imagem cedida por: Sammy Wong

Victoria é conhecida como “Água fervente” e “O fumo que tormenta” nas línguas nativas de Tonga e Lozi, respectivamente. O advento das viagens modernas e o crescimento do comércio turístico fizeram das Cascatas Victoria uma forte atração turística até os dias de hoje.

Cascatas da China e do Vietname

No sudeste e leste da Ásia situa-se a majestosa Ban Gioc. As cascatas estão localizadas entre as fronteiras da China e do Vietname e dentro das colinas de Karst. As colinas de Karst situam-se entre o distrito de Trùng Khánh (Vietname) e o condado de Daxin (China).

Imagem cedida por: Vu Trung Tran /photographer

Ban Gioc é a 4ª maior cascata situada ao longo ou entre fronteiras internacionais. As cascatas, por vezes, ou se formam numa queda singular ou duas, dependendo da chuva e do rio. É o lar para certas espécies de plantas que só aí são encontradas.

Cataratas do Iguaçu

A espantosa queda do Iguaçu é formada pelo rio Iguaçu na América do Sul, entre as fronteiras da Argentina e do Brasil. A queda de água serve de fronteira natural entre o estado do Paraná (Brasil) e a província de Misiones (Argentina).

Imagem cedida por: Agustin Annecchini /fotógrafo

Não é de surpreender nem um pouco que as quedas sejam uma atracção turística popular. As cataratas até apareceram (em parte) no popular filme da Marvel, Pantera Negra. Iguaçu é também partilhada entre dois parques nacionais, ambos considerados como Património da UNESCO.

Uma concepção errada sobre a(s) ilha(s) Zavikon

Na imagem, vemos a ilha de Zavikon. Um nome que, por vezes, ou se refere apenas à ilha maior ou também à mais pequena. A ilha faz parte do arquipélago das Thousand Islands encontradas no rio St. Lawrence, nos EUA.

Imagem cedida por: Deb Smithers – fotógrafo

Agora esta ilha é muitas vezes rotulada de forma incorrecta e pensada como sendo partilhada pelos EUA e Canadá. Um conto popular que ninguém sabe quem começou. Toda a ilha de Zavikon pertence ao Canadá, uma vez que a ilha está localizada em território canadiano.

O rio Prut, Roménia e Moldávia

Na Europa Oriental, podemos encontrar o rio Prut, que desagua no rio Danúbio. O rio Prut serve como e faz parte da fronteira entre a Roménia e a Moldávia. E parte do rio ainda desagua na fronteira com a Ucrânia.

Imagem cedida por: Olga Sirghi /fotógrafa

Esta imagem dá-lhe uma vista aérea do rio extremamente curvo ao longo do seu curso entre os dois países. É colocada a hipótese de o nome do rio derivar ou do nome grego antigo Pyretus ou do nome cítrio Porata.

Rio Narva Entre a Rússia e a Estónia

Em 1918, a Estónia separou-se da União Soviética e emergiu como a república independente da Estónia. Em seguida, formou-se a fronteira Estónia-Rússia, uma barreira que mede 294 km de extensão. Mas há um ponto ainda mais interessante do que o resto.

Imagem cedida por: Benonie Vergauwe /fotógrafo

Esse ponto é a fronteira natural criada pelo rio Narva e a ponte que o atravessa. Ambos os lados da ponte são vigiados por dois castelos, que são o Castelo Hermann no lado estoniano, e o Castelo Ivangorod no lado russo.

Zipline de Espanha a Portugal

Sim, você leu bem! Na península Ibérica da Europa Ocidental, existe um zipline que o pode levar de Espanha a Portugal. O zipline vai desde a cidade espanhola de Sanlucar de Guadiana através do rio Guadiana até Alcoutim em Portugal.

Imagem cedida: travelandleisure

O rio Guadiana é um rio internacional que faz parte da fronteira entre Portugal e a Espanha, chamado “The Stripe“. O zapline atravessa o rio por 720 metros, e os participantes são capazes de atingir velocidades de 70 km por hora!

A Estrada Portuguesa e Espanhola

Mencionámos anteriormente a fronteira Portugal-Espanha chamada The Stripe, mas não com detalhes suficientes. A Stripe (A Raia/La Raya em português/espanhol) mede mais de 1200 km e é uma das fronteiras mais antigas do mundo. Perto de mil anos, de facto.

Imagem cedida por: Imgur

A forma da fronteira foi estabelecida pela primeira vez em 1143, após a vitória portuguesa na Batalha de Valdevez. A estrutura foi redefinida em 1297 na sequência do Tratado de Paz de Alcañices, uma fronteira que permaneceu em grande parte inalterada desde então.

Da Noruega à Suécia

Mantendo as coisas escandinavas, o que está a ver é uma linha divisória extremamente longa entre a Noruega e a Suécia. Esta é apenas uma parte da fronteira, pois essa é uma zona que atravessa uma região densamente arborizada e gelada.

Imagem cedida por: Imgur /hdalgrav

A fronteira entre a Noruega e a Suécia estende-se ao longo de 1630 km, que podem ser localizados até 1814, na sequência do Tratado de Kiel. Os cruzamentos e a entrada em ambos os lados sempre estiveram relativamente desobstruídos até que a pandemia de Covid levou a restrições fronteiriças mais rigorosas.

A praia entre a Polónia e a Alemanha

No Mar Báltico, poderá encontrar a ilha arenosa de Usedom, com 66 km de comprimento e 23 km de largura. Uma ilha que está dividida entre os países da Alemanha e da Polónia, com uma população mista de 76000 pessoas no total.

Imagem cedida por: Monika Pucko /photographer

O lado Alemão é conhecido pela sua arquitetura peculiar, os seus resorts, e as três cidades da praia. O lado sul da Polónia é o lar de um farol com dois séculos de existência e possui o seu próprio Museu da Pesca Marítima. A ilha como um todo é conhecida pelos seus parques naturais.

Muralha de Hadrian

Esta próxima fronteira que pode ver na fotografia, já não é uma fronteira em uso atualmente. No entanto, era demasiado interessante, para não mencionar. A Muralha de Hadrian era uma defesa fortificada que o Imperador Romano Hadrian construiu na horizontal ao longo da ilha britânica.

Imagem cedida por: Ian bedlam /fotógrafo

A muralha foi construída em 122 d.C. e serviu de defesa contra as tribos rebeldes da Caledónia no norte. Caso não saiba, Caledónia é o nome latino para Escócia. Anos de decomposição natural e pilhagem diminuíram progressivamente o tamanho da muralha.

Itália e Eslovénia

Ao longo da fronteira Itália-Eslovénia, pode encontrar a estação ferroviária eslovena de Nova Gorica. Uma estação que faz parte da cidade municipal de Nova Gorica e que faz fronteira com a cidade italiana de Gorizia. Gorizia é conhecida como a antiga Gorica pelos eslovenos.

Imagem cedida por: Wikimedia Commons – Ajznponar /CC BY-SA 3.0

A Praça Transalpina da estação está dividida entre a Itália e a Eslovénia e mudou de nome e nacionalidade inúmeras vezes. Isto deve-se a várias guerras, anexações, e tratados de 1906, quando foi terminada pela primeira vez pelo Império Austríaco.

Desfiladeiro Col Agnel Itália e França

A passagem menos conhecida da montanha Col Agnel está localizada ao longo dos 515 km de extensão da fronteira francesa e italiana. O desfiladeiro é o terceiro desfiladeiro pavimentado mais alto da Europa, com uma elevação de 2744 m. O Col Agnel está unido aos Alpes Cottianos.

Imagem cedida por: Marina Mihaylova – fotógrafa

Os académicos acreditam que o desfiladeiro foi uma das rotas que Aníbal de Cartago utilizou durante a Segunda Guerra Púnica. Uma teoria que ainda é incerta. Dito isto, o desfiladeiro ainda é muito popular entre os entusiastas do ciclismo, que posam no marcador de pedra para tirar uma fotografia.

Polónia e República Checa

Esta fotografia aérea seguinte foi tirada sobre o rio Olza, que se alimenta do rio Oder. A Olza também separa a região polaca de Cieszyn Silesia e os distritos checos de Karviná e Frýdek-Místek. Isto faz com que o rio Olza faça parte da fronteira.

Imagem cedida por: Rostislav Kaplan /fotógrafo

O rio serviu também como fonte de inspiração para muitos artistas, poetas, ensaístas e criativos fantasiosos de ambos os países. Como fronteira natural, o rio Olza percorre cerca de 100 km, enquanto toda a fronteira checo-polaca percorre aroximadamente 796 km.

O peixe da Polónia e da Ucrânia

A fronteira entre a Polónia e a Ucrânia separa os dois países europeus e abrange uma extensão de 535 km. A fronteira tem sofrido várias mudanças e ajustamentos devido à história turbulenta da região. A barreira atual segue-se uma versão estabelecida em 1920.

Imagem cedida por: polinst.kiev.ua

Existem vários marcos fronteiriços interessantes ao longo dos 535 km de extensão, mas nenhum é tão interessante como este. Estes geoglifos de peixes gigantes foram criados pelo artista polaco Jaroslaw Koziara, com a obra a servir como símbolo de união.

Conservação da Natureza do Brasil vs. Bolívia

Nem todos os países têm o mesmo sentimento em relação aos esforços de conservação do meio ambiente. Um excelente exemplo disso é esta imagem de satélite tirada da fronteira fluvial entre o Brasil e a Bolívia na América do Sul.

Imagem cedida por: jpl.nasa.gov

Esta imagem, tirada pela primeira vez em 2008, mostra a diferença entre o Departamento de Pando da Bolívia e o estado do Acre no que diz respeito ao uso da terra. O Brasil tem uma abordagem muito mais agressiva às práticas florestais e de transformação das terras do que a Bolívia.

Suíça e Liechtenstein

Será que alguém conhece o pequeno microestado do Liechtenstein? Este pequeno Principado do Liechtenstein está situado nas profundezas dos Alpes, rodeado pela Suíça e pela Áustria e possui uma área de mais ou menos 160 kilómetros quadrados, que não é muita coisa.

Imagem cedida por: Matus Morong – fotógrafo

Como monarquia constitucional, o Estado é representado pelo Príncipe Hans-Adam II do Liechtenstein. O rio Reno serve de fronteira entre a Suíça e o Liechtenstein, fornecendo ao mesmo tempo uma fonte de água vital. O Listenstaine é mundialmente reconhecido pela sua beleza natural.

Fronteira de Paz do Brasil e Uruguai

Entre a fronteira Brasil-Uruguai encontram-se as duas cidades de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai). As duas cidades são consideradas como uma cidade internacional devido à sua estreita proximidade (apenas uma rua à parte). Um facto que é simbolizado por este monumento.

Imagem cedida por: Jose Luis Farias /fotógrafo

A fronteira entre os dois é chamada de Fronteira de Paz, assinalada por um grande obelisco colocado dentro da Praça Internacional. Um nome que reflete a ligação entre as cidades e a sua vontade de se misturarem e socializarem uma com a outra.

O Conto de Duas Nações, Bélgica e Países Baixos

Situada entre os países da Holanda e da Bélgica, encontra-se uma das fronteiras de cidades mais confusas e alguma vez imaginadas, como se pode ver nestas fotos. Estamos a falar do município flamengo de Baarle-Hertog, um território da Bélgica que está rodeado por zonas dos Países Baixos.

Imagem cedida por: Insureandgo

Ao olhar para as imagens acima, podemos ver que a fronteira atravessa e divide partes do município. Fronteiras que partilha com o município vizinho holandês de Baarle-Nassau. Esta confusão de relações deve-se a tratados medievais centenários que até hoje não foram resolvidos.

Biblioteca Haskell, Canadá e EUA

Esta é a Haskell Free Library e Opera House, um edifício de estilo vitoriano situado entre a fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos da América. O edifício foi propositadamente construído entre as províncias de Quebec e Vermont e as suas respectivas cidades de Stanstead e Derby Line.

Imagem cedida por: Jean-Marc Laurin /fotógrafo

O edifício Haskell abriu pela primeira vez em 1904 e foi considerado como património de ambas as nações nos anos 80. Devido à sua partilha por dois países, a biblioteca Haskell tem duas moradas diferentes. A biblioteca tem uma colecção de 20000 livros.

México vs EUA no Voleibol

As notícias americanas nem sempre pintam um quadro feliz entre o México e os EUA, mas existe. Esta é Naco, Arizona, uma pequena cidade localizada no condado de Cochise, nos EUA. Ao seu lado fica Naco, Sonora, a sua irmã no México.

Imagem cedida por: Reuters – Jeff Topping

Ambas as cidades estão situadas mesmo na fronteira entre os Estados Unidos e o México, uma colocação que parece ter promovido uma relação especial entre as duas. Como se vê neste quadro, os residentes de ambos os lados reúnem-se frequentemente para jogar voleibol.

Estátua Sagrada entre a Argentina e o Chile

Construída no alto da Cordilheira Principal (da Cordilheira dos Andes) ergue-se uma estátua de mais de 13 metros de altura na fronteira Argentina-Chile. A estátua sagrada em questão chama-se Cristo Redentor dos Andes e foi inaugurada no ano de 1904.

Imagem cedida por: Flickr – asl asl (Andy Stuardo L)

A estátua gigante foi construída como um gesto celebrativo e simbólico de amizade, na sequência de um tratado de paz sobre disputas fronteiriças. É uma atração turística popular e pode ser vista na velha estrada que atravessa o desfiladeiro de La Cumbre.

Sobre os Alpes da Áustria e Eslovénia

Este é o Karavanke ou Karawanken, uma cordilheira que corre entre os rios Sava e Drava da Europa Central. A série de montanhas faz parte dos Alpes Calcários do Sul, que funcionam como uma fronteira natural entre a Áustria e a Eslovénia.

Imagem cedida por: Simon Istenic /photographer

Existem duas formas principais de atravessar a cordilheira, sendo a mais antiga o Wurzenpass. O Wurzenpass sai da Caríntia, na Áustria, e Podkoren, na Eslovénia. A segunda alternativa é o túnel transnacional da auto-estrada de Karawanks que foi inaugurado em 1991.

O aeroporto da Ucrânia perto da Eslováquia

Em Zakarpattia (uma província ocidental da Ucrânia) situa-se a histórica cidade de Uzhhorod, que faz fronteira com a Eslováquia. Uzhhorod é também o lar do Aeroporto Internacional de Uzhhorod, que fica apenas a 90 metros da fronteira ucraniano-eslovaca. Um detalhe que levou a um acordo bastante bizarro.

Imagem cedida por: Photos.wikimapia.org – Jan Skripal

Devido à curta distância do aeroporto até à fronteira, todos os aviões que descolam ou aterram de ou para Uzhhorod têm de utilizar o espaço aéreo eslovaco. Esta é uma ocorrência invulgar que é possível devido a tratados especiais entre os dois países.

Fronteira entre Gibraltar, Reino Unido e Espanha

Está, sem dúvida, um pouco confuso com o título sobre como pode o Reino Unido ter uma fronteira com Espanha? Bem, o Reino Unido, ou melhor, as Ilhas Britânicas, não partilham uma fronteira com o Reino de Espanha, mas Gibraltar sim.

Imagem cedida por: Unsplash – Petr Slová?ek

Gibraltar é um território ultramarino localizado no rochedo de Gibraltar, no fundo da Península Ibérica. A área pertenceu a Espanha até ser conquistada em 1704 durante a Guerra da Sucessão Espanhola. Gibraltar foi formalmente cedida ao Reino Unido em 1713.

Canadá e os EUA

Esta próxima fronteira é bastante semelhante à fronteira entre a Noruega e a Suécia, como poderá ver. Diz-se que a fronteira entre os EUA e o Canadá percorre 8890 km por terra e água. Tornando-a a fronteira mais longa do mundo.

Imagem cedida por: Anchorage Daily News – Ruedi Homberger

A fronteira foi iniciada mais ou menos em 1783, após o fim da Guerra da Independência e do Tratado de Paris. A forma atual só surgiu durante 1908 e na sequência do Tratado de 1908 entre os EUA e o Reino Unido.

Diferenças de Conservação, Haiti e República Dominicana

No Mar das Caraíbas, a sul do Oceano Atlântico, encontra-se a ilha dividida da Hispaniola. Parte das ilhas das Grandes Antilhas, a Hispaniola, está dividida entre o Haiti e a República Dominicana (que detém a parte mais significativa). E este é o resultado.

O primeiro detalhe que mais provavelmente chamou a sua atenção foi a diferença de verdura. Este é, infelizmente, um exemplo da abordagem de cada país em relação às políticas de proteção ambiental, algo sobre o qual o Haiti é menos rigoroso. Esperamos que isto seja algo que irá mudar no futuro.

Outra visão da Noruega para a Suécia

Tal como foi referido, a fronteira entre as duas nações não atravessa apenas as áreas florestais. Esta ponte e o rio por baixo dela servem de prova, com a fronteira a cruzar literalmente através da ponte. dela. A ponte faz parte da estrada de Svinesund.

Imagem cedida por: Flickr de Roda Larga

Mencionámos que a fronteira foi estabelecida em 1814, período durante o qual os dois países fizeram parte de uma união conjunta. Os Reinos Unidos da Suécia e da Noruega estenderam-se de 1814 a 1905 até à Noruega declarar independência e coroar Haakon VII como rei.

Entre o Quénia e a Tanzânia

O Maasai Mara é uma enorme reserva nacional no território de Narok, no Quénia. O parque recebeu o seu nome pelo povo Maasai que viajou para a zona há séculos atrás. O Mara tem uma fronteira com o Parque Nacional do Serengeti, na Tanzânia.

Imagem cedida por: Kate Fitzgerald/ fotógrafo

Estas duas reservas/parques nacionais são, na sua essência, as fronteiras dos respectivos países. Aqui podemos ver um senhor que se encontra sobre um marcador de pedra que identifica a linha da fronteira. Em apenas dois passos é possível visitar dois países!

Árvores na Alemanha e na República Tcheca

Esta fotografia foi tirada ao longo de um dos lados da fronteira entre a Alemanha e a República Tcheca. Esta área fica perto do Parque Nacional da República Tcheca, também chamado Parque Nacional da Floresta Boémia. A fotografia destaca também a atitude de cada país em relação à conservação florestal.

Imagem cedida por: Imgur

O lado tcheco (à direita) mostra as consequências do que acontece quando as infestações por escaravelhos não são geridas. O escaravelho é considerado uma praga (especialmente pelo sector da madeira) devido aos danos que infligem às árvores e esse é dano que podem causar!

A ponte entre a Hungria e a Eslováquia

Esta imagem que pode ver é a Ponte Mária Valéria que se une às cidades da Europa Central de Esztergom e do Sertúrovo. Esztergom é uma cidade rural na Hungria e Särtúrovo é uma pequena cidade na Eslováquia, à direita de Esztergom.

Imagem cedida por: Daniel Portik/ fotógrafo

A ponte tem o nome da Arquiduquesa Marie Valerie, filha do Imperador austríaco-húngaro Franz Josef e da Duquesa Elisabeth da Baviera. A ponte mede 500 metros de comprimento e estende-se através do rio Danúbio, o segundo rio mais extenso da Europa.

Uma ponte entre a Dinamarca e a Suécia

Primeiro: esta imagem é definitivamente incrivelmente bonita, mas as bandeiras foram colocadas nos lados errados e deveriam ter sido invertidas. Esta é a ponte de Øresund, uma ponte não fronteiriça de 8 km que liga os domínios da Dinamarca e da Suécia.

Imagem cedida por: Imgur

A ponte Øresund começa em Malmö, na Suécia, onde se estende por 8 km antes de se ligar à ilha artificial de Peberholm. Peberholm liga-se então à minúscula ilha de Amager, na Dinamarca, através do túnel de Drogden subaquático de 4 km.

A Ponte do Brasil e do Paraguai

Entre as nações do Brasil e do Paraguai encontra-se a Ponte da Amizade. Esta ponte, construída em 1965, mede 290 metros e atravessa as margens do rio Paraná. A ponte liga a cidade paraguaia de Ciudad del Este e a cidade brasileira de Foz do Iguaçu.

Imagem cedida por: Pinterest by Zenoura

A ponte é considerada extremamente importante do ponto de vista económico, permitindo que as cidades de qualquer uma das nações possam comercializar sem entraves. O rio Paraná é o segundo rio mais longo da América do Sul, apenas ultrapassado pelo grande rio Amazonas. O rio percorre mais de 4880 km.

Ponte do Luxemburgo e Alemanha

O que podemos ver agora é o rio Sûre (Sauer Fluss em alemão) que faz parte da fronteira entre o Luxemburgo e a Alemanha. Curiosamente, o rio corre através da província belga de Luxemburgo, o que não deve ser confundido com o Luxemburgo, o país. Parece confuso não parece?

Imagem cedida por: Pavin Limanont /fotógrafo

Grande parte do resto da fronteira entre o Luxemburgo e a Alemanha é formada por três rios, sendo um deles o Sûre. Os outros dois rios são o Moselle e Our rivers, dois rios que também correm dentro das fronteiras da Bélgica.

Austrália

Ok, tudo bem, isto parece mais uma piada do que qualquer outra coisa, mas temos a certeza de provocar alguma reação! A Austrália não partilha nenhuma fronteira terrestre com nenhum outro país. Isto deve-se ao facto de ser um país e um continente num só.

Imagem cedida por: Flickr – Gillian Eeverett

Dito isto, o país partilha muitas fronteiras marítimas com a Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Nova Caledónia, Indonésia, e as Ilhas Salomão. Isso são muitos lugares com a palavra “novos” neles, não acha? Parece que a Austrália é o eremita do mundo fronteiriço.