Eles Revolucionaram O Esporte: Os 45 Melhores Treinadores De Futebol De Todos Os Tempos

By Hugo S

O futebol é capaz de unir pessoas por todo o planeta, e não é por acaso que é chamado de “esporte rei”. Numa competição como a Copa do Mundo, cada seleção mostra a sua união e representa orgulhosamente o seu país. Esta competição é frequentemente vista como uma oportunidade de mostrar ao mundo valores como o espírito esportivo e camaradagem.

Apesar da popularidade mundial deste esporte, nem todos os adeptos fazem ideia do que acontece nos bastidores. É comum confundir os papéis de diretor esprotivo e treinador principal, por exemplo. Juntamente com o presidente e outros responsáveis pelo departamento de futebol, o diretor esportivo tem o poder de definir o quadro de jogadores e os membros da equipe técnica.

Em outras palavras, ele é o responsável pela administração e contratações da equipe. Ele assina os contratos com os jogadores e tem a capacidade de vender e contratar outros atletas, mas também de decidir quem é o treinador da equipa.

No fundo, o diretor esportivo é um dos principais responsáveis pelo sucesso do clube, pois é ele quem molda a equipe técnica e os jogadores que competem dentro de campo.

Mas foquemos-mos nos treinadores. O seu papel é potenciar o melhor desempenho possível dos jogadores dentro de campo, e ajudá-los no seu desenvolvimento esportivo. São eles quem dirige a equipe, os treinos, o esquema tático e a estratégia dentro de campo.

Como em qualquer outra profissão, há treinadores que se destacam pelo seu incrível talento e capacidade de liderar um grupo. Outros destacam-se pelos conhecimentos a nível técnico-tático.

A lista que verão abaixo inclui aqueles que consideramos ser os treinadores mais importantes da história do futebol, e que foram imprescindíveis nas conquistas das suas equipes!

45. Sir Alf Ramsey (“O General”) – Inglaterra

Durante anos, Alf Ramsey liderou a equipe nacional inglesa como jogador, mas foi como treinador da sua seleção que ele ficou mais conhecido. Ramsey esteve nos comandos da equipa de Inglaterra entre 1963 a 1974. Mas o ponto mais alto foi em 1966, quando conduziu a equipe até à vitória na Copa do Mundo.

Bert Verhoeff / Anefo – Nationaal Archief Fotocollectie Anefo (cortado) /wiki commons / CCBY-SA 3.0 nl

Devido aos seus apurados conhecimentos futebolísticos e métodos modernos, Ramsey ganhou o apelido de “o General”. Por ser um rigoroso adepto da disciplina, considerava-se que Ramsey estava muito à frente da sua geração. No entanto, era sem dúvida mais conhecido pela sua capacidade de motivar os seus pupilos.

44. Antonio Conte – Itália

Antonio Conte é um ex-jogador e atual treinador de futebol italiano. Na sua carreira como treinador, teve passagens pelo Siena, Chelsea, Juventus, e a seleção nacional de futebol italiana. Conte começou a sua carreira de treinador no Bari, tendo conseguido conquistar a Série B italiana em 2006.

Clément Bucco-Lechat – Trabalho próprio / wiki commons / CC BY-SA 3.0

Dois anos mais tarde, sob a sua direção, o time foi promovido à primeira divisão da liga italiana. Conte acabou por assumir o cargo de treinador da Juventus em 2011, e, sob o seu comando, o clube conquistou três campeonatos consecutivos na Série A.

43. Kenny Dalglish (“Rei Kenny”) – Inglaterra

Considerado pelos seus colegas e pelos adeptos como um dos jogadores mais notáveis na história do Liverpool, Kenny Dalglish é extremamente respeitado no clube da cidade dos Beatles. Ainda hoje Dalglish continua a ser apelidado de “Rei Kenny”, ele que continuou o seu percurso no clube de Anfield como treinador.

Serra de Singapura – Kenny Dalglish Uploaded by Kafuffle/wiki commons / CC BY-SA 2.0

Dalglish levou o Liverpool à glória quando ajudou o clube a ganhar a FA Cup, antes da conquista do campeonato inglês em 1986. Com um crescente papel como treinador, o “Rei Kenny“ permaneceu no clube até 1991, quando se demitiu inesperadamente.

42. Massimiliano Allegri – Itália

Tal como os exemplos anteriores, Massimiliano Allegri é um ex-jogador que mais tarde se tornou treinador, com bastante sucesso na mudança de profissão. Allegri liderou a Juventus durante cinco temporadas, e é difícil ignorar as suas conquistas, principalmente a nível interno.

Sbonsi / Shutterstock

Antes do sucesso na equipe de Turim, Allegri esteve quatro temporadas aos comandos do AC Milan, guiando a equipe até à conquista da Série A e da Supertaça Italiana. Ao todo, Allegri ganhou quatro campeonatos consecutivos na Série A, um feito notável.

41. Bobby Robson – Inglaterra

O Sir Robert William “Bobby” Robson era um conhecido e estimado jogador e treinador inglês. Robson participou em 20 jogos com a sua seleção nacional ao longo da sua brilhante carreira profissional, nas Copas do Mundo de 1958 e 1962.

Rob Croes / Anefo / wiki commons / CC0

Durante o período de 1982 a 1990, Robson foi o treinador da seleção inglesa, tendo como pontos altos as presenças nas quartas-de-final nas edições de 1986 e 1990 da Copa do Mundo. Bobby Robson foi nomeado “Knight Bachelor” (cavaleiro) em 2002.

40. Luís Aragonés – Espanha

Luís Aragonés construiu a maior parte da sua carreira enquanto treinador no Atlético Madrid. Mas antes de chegar lá, Aragonés destacou-se como jogador, no final dos anos 60 e início dos anos 70, também no famoso clube futebolista de Madrid.

David Yerga / wiki commons / CC BY-SA 2.0

A sua equipe venceu quatro campeonatos nacionais e avançou para a final da Taça da Europa de 1974. Além do Atlético, Aragonés foi também treinador principal da seleção espanhola, que conquistou a sua segunda vitória no Campeonato da Europa em 2008.

39. Herbert Chapman – Inglaterra

Herbert Chapman ganhou títulos com o Huddersfield e Arsenal, e é frequentemente citado como o maior pensador tático do século XX. Chapman transformou a forma como as suas equipes jogavam, adotando um tipo de jogo mais orientado para o ataque em detrimento de um estilo de futebol tipicamente mais físico.

Herbert Chapman 1 / wiki commons

Chapman foi pioneiro na abordagem centrada no passe e jogo de equipe. O treinador inglês focou-se na consistência a meio-campo, numa altura em que o esquema de 2-3-5 era a norma. A estratégia de ter um centro avançado profundo para fazer a ligação entre as ações defensivas e atacantes foi criação sua.

38. Carlos Alberto Parreira – Brasil

Poucas pessoas no mundo do futebol tiveram o sucesso a nível global como o técnico Carlos Alberto Parreira. Aos comandos de seis equipes diferentes, Parreira detém o recorde de maior número de participações em Copas do Mundo desde 1982. Mas há mais.

Marcello Casal Jr/ABr – ABr / wiki commons / CC BY 3.0 br

Parreira levou o Brasil às vitórias no Copa do Mundo de 1994, Copa América de 2004, e Taça das Confederações em 2005. Foi também o único treinador de futebol capaz de levar mais do que uma equipe à vitória na Taça Asiática de Futebol.

37. Franz Beckenbauer (“der Kaiser”) – Alemanha

O antigo jogador de futebol alemão Franz Beckenbauer foi o responsável por levar a sua seleção às vitórias no Campeonato do Mundo em 1974 e 1990. Beckenbauer é também conhecido como “der Kaiser”, e é considerado como o melhor jogador de futebol alemão nas décadas de 1960 e 1970.

360b / Shutterstock

Enquanto treinador, Beckenbauer criou o papel moderno do pivô ofensivo, um jogador inteligente e capaz de iniciar o ataque a partir da defesa com passes certeiros. Diz-se também que Beckenbauer foi o responsável pela criação da posição do líbero moderno.

36. Victor Maslov – Rússia

Victor Maslov é um dos treinadores de futebol mais criativos e impactantes da história, mas ao mesmo tempo um dos menos conhecidos pelo grande público. Foi ele que criou o esquema 4-4-2 e a estratégia da alta pressão sobre a bola, além de ter sido o primeiro a debruçar-se sobre a nutrição adequada dos jogadores.

omairraslam / Twitter

Este foi um avanço bastante significativo, uma vez que, antes de Maslov, era comum deixar a equipe contrária ter mais posse de bola. A estratégia de alta pressão de Maslov revolucionou o jogo, levando a que a velocidade e a capacidade física se tornassem um pilar fundamental do futebol.

35. Rafael “Rafa” Benitez – Espanha

O espanhol Benitez levou o Liverpool à final da Liga dos Campeões em 2007. Antes, com o Valência, já tinha ganho dois campeonatos espanhóis, a Taça UEFA, e a Taça FA como treinador. Com o Liverpool, além da Liga dos Campeões, venceu a Super Taça da Europa, bem como a Taça FA.

Estádio de Doha Plus Qatar – Flickr: Rafael Benítez / wiki commons / CC BY 2.0

Benitez é conhecido por usar uma configuração 4-2-3-1, nos tempos em que treinava o Valência e Liverpool. No futebol inglês, Benítez era também conhecido por ser um treinador difícil de agradar. Os seus notáveis confrontos com o capitão Steven Gerrard foram bem relatados pelos tabloides britânicos.

34. Zinedine Zidane (“Zizou”) – França

Nos seus tempos como jogador, Zidane foi um médio ofensivo de excelência, que agora exerce atividade como treinador. Durante alguns anos, Zidane liderou a equipa espanhola do Real Madrid, ele que é reconhecido como um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos.

Walterlan Papetti – Trabalho próprio/wiki commons / CC BY-SA 4.0

“Zizou”, como era apelidado, era admirado pela sua clarividência, habilidades técnicas e capacidade de passe. Como jogador, ganhou numerosas distinções durante a sua longa carreira, tais como a Bola de Ouro de 1998 e os títulos de Jogador do Ano da FIFA em 1998, 2000, e 2003.

33. Luiz Felipe Scolari (“Felipão”) – Brasil

Scolari é um treinador de futebol brasileiro e campeão da Copa Mundial de Futebol da FIFA. É atualmente o treinador do Club Atlético Paranaense, mas na sua carreira teve passagens mais mediáticas, como, por exemplo, o cargo de treinador da seleção nacional portuguesa de futebol.

Danilo Borges / wiki commons / CC BY 3.0

Antes disso, Luiz Felipe Scolari levou o Brasil à vitória na Copa do Mundo de 2002, que foi a principal conquista da sua carreira. O seu impressionante currículo inclui, até o presente momento, mais de 20 equipes, entre as quais está o Chelsea.

32. Josef “Jupp” Heynckes (“Osram”) – Alemanha

Jupp Heynckes é um ex-jogador e treinador de futebol profissional nascido na Alemanha. Heynckes participou no Campeonato da Europa de 1972 e na Copa do Mundo de 1974, como jogador da seleção da Alemanha. Já depois disso, esteve ao serviço do Real Madrid enquanto treinador, tendo vencido a Supertaça Espanhola.

Wiki commons / CC BY-SA 3.0

Durante a sua carreira, o treinador alemão passou também pelo FC Schalke 04 (obteve duas vitórias na Taça Intertoto da UEFA) e pelo Bayern de Munique (onde obteve quatro títulos da Bundesliga, além de vitórias na DFB-Pokal e Supertaça DFL).

31. Vicente del Bosque – Espanha

Vicente del Bosque tem um currículo invejável, que inclui (entre outros) vários campeonatos espanhóis e Ligas dos Campeões, ao serviço do Real Madrid. Apenas as icônicas equipes do Real Madrid dos anos 50 e 60 se conseguem equiparar a este domínio.

Steindy (talk) 08:45, 5 de Junho de 2010 (UTC) – Trabajo propio / wiki commons / CC BY-SA 3.0

Vicente del Bosque é o único treinador de futebol até à data a ter ganho a Liga dos Campeões, a Copa do Mundo, o Campeonato Europeu e a Taça Intercontinental. Por tudo isto, del Bosque é reconhecido como um dos melhores treinadores de todos os tempos.

30. Arsène Wenger – França

Arsène Wenger começou a sua carreira como treinador de futebol na equipe francesa do AS Monaco. Em meados dos anos 90, Wenger mudou-se para o Arsenal, tendo permanecido no clube inglês durante mais de duas décadas, mais do que qualquer outro treinador.

ymphotos / Shutterstock

Durante a sua passagem pelo Arsenal, Wenger levou o clube à conquista de múltiplas competições. Mais o seu maior feito foi provavelmente o fato de o Arsenal ter ficaco invicto durante a temporada de 2004 da Premier League inglesa, algo que nunca antes tinha acontecido.

29. Udo Lattek – Alemanha

Lattek é conhecido pelas suas duas passagens pelo Bayern Munique, tendo conduzido a equipe à sua primeira vitória na Taça da Europa em 1974. Além disso, foi membro da equipe técnica que conduziu a Alemanha à final da Copa de 1966. Embora a Alemanha tenha perdido, acabou por ser um excelente desempenho na competição.

Beckenbauer, Müller, Lattek.jpg: NL-HaNA, ANEFO / wiki commons / CC0

Além disso, Lattek ganhou a Winners’ Cup com o Barcelona em 1982 e a Taça UEFA com Monchengladbach em 1979. Esto feito fez dele um dos poucos treinadores capazes de liderar clubes diferentes até à conquista dos três principais títulos europeus.

28. John “Jock” Stein – Escócia

John Stein, jogador e treinador de futebol de ascendência escocesa, tornou-se o primeiro treinador de uma equipe britânica a conquistar a Taça Europeia. Ao longo dos treze anos em que treinou o Celtic de Glasgow, foi tornando-se numa autêntica lenda viva.

Anefo / wiki commons / CCO

Stein conduziu a equipa a uma vitória na Taça Europeia e a nove títulos consecutivos da Liga Escocesa. Depois, passou por outros clubes, onde não foi tão bem-sucedido, antes de voltar ao Celtic. John Stein teve também a oportunidade de treinar a seleção nacional escocesa.

27. Vittorio Pozzo (“Il Vecchio Maestro”) – Itália

Sendo um dos primeiros estrategistas e mestres da tática na história do futebol, Vittorio Pozzo conduziu a seleção nacional italiana a duas vitórias na Copa do Mundo, em 1934 e 1938. Pozzo tornou-se no primeiro (e até agora no único) treinador a conseguir esta proeza.

Copyright CIO/Musee Olympique / wiki commons / domínio público

Pozzo destacou-se ao criar de uma das primeiras grandes equipes de futebol, que se destacou na primeira metade do século XX. O treinador italiano foi um dos principais responsáveis pela reputação da seleção italiana como uma equipe sólida e fundada na tática e disciplina defensiva.

26. Juergen Klopp – Alemanha

Depois de igualar o recorde de cinco títulos de Ottmar Hitzfeld, Klopp despediu-se do Borussia Dortmund como o treinador mais celebrado da história do clube. No Dortmund, Klopp venceu duas Bundesligas, uma Taça da Alemanha, e duas Super Taças. Em 2011 e 2012 foi considerado como o melhor treinador de futebol na Alemanha.

Tim.Reckmann – Trabalho próprio / wiki commons / CC BY-SA 3.0

Desde que este prêmio começou a ser atribuído, em 2002, Juergen Klopp é o único a recebê-lo em anos consecutivos. Além de ser considerado atualmente como um dos melhores treinadores do mundo, Klopp é conhecido pelas suas efusivas celebrações em campo!

25. Mário Zagallo – Brasil

Mário Zagallo é um treinador de futebol brasileiro e ex-jogador profissional. Com quatro vitórias em Copas do Mundo, Zagallo detém o recorde total de títulos na competição. Ele foi o primeiro a ter vencido a Copa do Mundo quer como treinador quer como jogador, e o único a fazê-lo por duas vezes.

Valter Campanato/ABr – Agência Brasil / wiki commons / CC BY 3.0 br

Zagallo levou para casa o troféu em 1970 como treinador principal, e em 1994 como assistente. Ganhou também o Mundial em 1958 e 1962, ainda como jogador. Poucos treinadores entraram para a história com tanto prestígio quanto o ex-treinador brasileiro.

24. Bela Guttman – Hungria

Bela Guttman foi um jogador e treinador húngaro. Foi meio-ofensivo em diversos clubes nos EUA e Europa, mas jogou também na América do Sul. Porém, o jogador europeu acabaria por se tornar mais conhecido não pelos seus talentos em campo, mas pelo sua habilidades nos bastidores.

Autor desconhecido – Spiegel Online, Berenberg Verlag / wiki commons / Domínio Público

Em passagens no AC Milan, São Paulo FC, FC Porto, Benfica, e C.A. Pearol se consagrou. Com o Benfica, alcançou o seu maior triunfo, conduzindo a equipe a duas vitórias consecutivas na Taça da Europa em 1961 e 1962. Guttmann fez parte de um trio de treinadores húngaros que popularizaram o esquema tático de 4-2-4.

23. Valeriy Lobanovskyi – Ucrânia

Apesar de ter ganho mais de vinte troféus durante o seu tempo como treinador, Valeriy Lobanovskyi não é muito conhecido fora da Ucrânia, sua terra natal, ou a Rússia, país onde treinou durante a maior parte da sua carreira profissional.

wikicommons / CC0

Lobanovskyi treinou três jogadores que eventualmente viriam a ganhar a Bola de Ouro, além de ter conduzido a URSS à final do Campeonato da Europa de 1988. A forma como Valeriy organizava as suas equipas no plano defensivo colocava-o à frente dos seus colegas, entre eles os holandeses Johan Cruyff e Rinus Michels.

22. Louis Van Gaal – Holanda

Louis Van Gaal levou o Bayern de Munique até à final da UEFA Champions League, que acabou por perder para o Inter de Milão; nesse mesmo ano, conquistou também o título alemão. Van Gaal introduziu uma nova abordagem ao esporte na Alemanha.

ING Nederland – Flickr: ING Ballenjongens en -meiden Selectiedag met Bondscoach Louisvan Gaal / wiki commons / CC BY-SA 2.0

Esta abordagem permitiu ao Bayern estabelecer um reinado no futebol alemão durante quase uma década. Depois da saída de Van Gaal, Jupp Heynckes e Pep Guardiola deram continuidade ao futebol frenético, com ênfase na superioridade tática que Van Gaal tinha construído no clube alemão.

21. Otto Rehhagel (“Rei Otto”) – Alemanha

Rehhagel é um dos dois homens na história que participaram em mais de mil jogos na Bundesliga, como jogador e como treinador (sendo o outro Jupp Heynckes). É também responsável pelo maior número de vitórias (387), empates (205), e derrotas (228) na Bundesliga.

Abenteurer Morane – Trabalho próprio / wiki commons / CC BY 3.0

As suas equipes foram as que marcaram mais (1.473), mas também as que sofreram mais gols (1.142), em comparação com a outras equipes. Otto treinou também a seleção nacional grega durante a sua fase mais próspera, entre 2001 a 2010. A Grécia venceu o Campeonato Europeu de 2004 e qualificou-se para o Copa de 2010.

20. Telê Santana – Brasil

Telê Santana era conhecido pela sua estratégia extremamente ofensiva, enquanto que a maioria dos treinadores do seu tempo dava prioridade a uma defesa sólida e uma marcação apertada. As equipes do Brasil entre 1982 e 1986 foram constituídas por Telê Santana.

Masahide Tomikoshi / TOMIKOSHI PHOTOGRAPHY

A equipe de 1982 foi a melhor neste período, mas acabou por não conseguir vencer a Copa. Além do seu percurso na seleção do Brasil, Telê Santana foi um treinador bem-sucedido em vários clubes, como o São Paulo, onde esteve entre 1992 e 1993. Teve também um impacto significativo no Atlético Mineiro e no Fluminense.

19. Bill Shankly – Inglaterra

Bill Shankly não foi apenas mais um treinador de classe mundial: ele é considerado uma verdadeira lenda. Entre o momento em que foi contratado como treinador do Liverpool, em Dezembro de 1959, até à data que se aposentou, 15 anos mais tarde, Shankly levou a equipe inglesa a novos patamares de excelência.

wiki commons / fair use

Nesse período, o Liverpool tornou-se numa das melhores equipes da liga, vencendo três campeonatos, duas Taças FA, um campeonato da Segunda Divisão, bem como uma Taça UEFA. Bill Shankly tinha uma personalidade dinâmica, e as suas declarações calorosas ficarão certamente na memória dos fãs.

18. Ottmar Hitzfeld (“die General”) – Alemanha

Ottmar Hitzfeld nasceu em Lörrach, Alemanha, mas cresceu e jogou futebol na Suíça. No total, Ottmar ganhou 18 campeonatos, a maioria deles em clubes como o Grasshopper Club Zürich, Borussia Dortmund, e Bayern Munich. Por isso, se tornou um dos treinadores alemãos mais bem-sucedidos.

Biso – Trabalho próprio/wiki commons / CC BY 3.0

Hitzfeld é considerado um dos treinadores mais bem-sucedidos no futebol alemão, mas também a nível internacional. Foi eleito o melhor treinador do mundo em mais do que uma ocasião, e faz parte de um grupo exclusivo de treinadores que levou duas equipes à vitória na Liga dos Campeões.

17. Miguel Muñoz – Espanha

Antes da chegada de Zidane e companhia ao Real Madrid, Miguel Muñoz foi um dos responsáveis pelo sucesso do clube espanhol, levando-o a um dos melhores períodos na sua história. Sem a sua assistência, o time jamais teria chegado onde chegou.

Wiki commons / CC BY-SA 3.0 nl

Sob a orientação de Miguel Muñoz, o Real Madrid ganhou duas Taças da Europa e nove campeonatos espanhóis. Ainda como jogador, Muñoz já tinha ganho sete grandes campeonatos. Durante sua carreira, provou que era tão talentoso quanto treinador como jogador. Um autêntico herói de Madrid!

16. Fabio Capello – Itália

Fabio obteve grandes resultados como jogador durante a sua carreira profissional, após passagens por vários clubes da Serie A italiana, incluindo o A.C. Milan, Juventus, Roma, e SPAL. A transição para uma carreira enquanto treinador foi natural, tendo passado por grandes clubes como o A.C. Milan, Real Madrid, Roma, e Juventus.

Steindy (talk) 13:42, 18 de Novembro de 2014 (UTC) – wiki commons / CC BY-SA 3.0

Na sua carreira, o treinador italiano teve também experiência guiando algumas seleções nacionais, nomeadamente a Rússia e Inglaterra. No total, em 16 temporadas a trabalhar como treinador principal no continente europeu, ganhou um campeonato nacional em metade dessas temporadas. Impressionante!

15. Brian Clough – Inglaterra

Brian Clough foi um jogador e treinador de futebol inglês. Jogou como atacante pelas equipes do Middlesbrough e Sunderland. Mais tarde, teve uma longa e produtiva colaboração com o técnico Peter Taylor. Mas a sua carreira profissional não parou por aí.

Hans van Dijk para Anefo / wiki commons / CC0

Os dois amigos elevaram o Derby County a novos patamares, bem como Nottingham Forest. Juntamente com Taylor, Brian Clough conseguiu vencer o Campeonato da Segunda Divisão inglesa, o Campeonato da Primeira Divisão, a Taça da Liga (por duas vezes) e a Taça da Europa (também por duas vezes).

14. Nereo Rocco – Itália

Nereo Rocco é reconhecido como um dos melhores treinadores não apenas da nação italiana, mas também da história. Nereo levou o A.C. Milan a diversos títulos nacionais e internacionais. Sendo nativo de Trieste, ele empregava o famoso esquema conhecido por “catenaccio”.

Guerinsportivo.it. / wiki commons / domínio público

Rocco utilizou inicialmente esta tática em Pádua, ao levar uma humilde equipe até ao terceiro lugar na Série A. Foi no seguimento deste resultado que Rocco teve a oportunidade de treinar AC Milan, em 1961, após os sucessos com o Triestina, Treviso, e Pádua.

13. Carlo Ancelotti – Itália

Ancelotti teve um papel significativo no Campeonato da Europa de 1988, que viu a “squadra azzurra” chegar até às semi-finais. Ancelotti fez também parte da equipe técnica que liderou a seleção italiana nas duas Copas que se seguiram, tendo como ponto alto a vitória sobre a Inglaterra na disputa do terceiro lugar, em 1990.

Estádio de Doha Plus Qatar: Mohan – Flickr:Carlo Ancelotti / wiki commons / CC BY 2.0

Carlo Ancelotti é um dos três treinadores que conseguiu vencer a Liga dos Campeões por três vezes – duas com o A.C. Milan e uma com o Real Madrid. Ao todo, Ancelotti já ganhou 20 troféus na sua carreira, entre os quais três campeonatos da Série A.

12. Sir Matthew Busby – Inglaterra

Sir Matthew Busby era um conhecido jogador de futebol britânico, que mais tarde se destacou como treinador do Manchester United (1945-1971), diretor esportivo (1971-1982), e também como presidente (1980). Busby levou a equipe inglesa a níveis de sucesso sem precedentes, principalmente enquanto treinador principal do clube.

Sir Matt Busby (telegraph.co.uk)

Matthew Busby conduziu o time do Manchester United a cinco títulos da Liga Inglesa de Futebol (1952, 1956, 1957, 1965, e 1967), duas vitórias na FA Challenge Cup (1948 e 1963), e à primeira vitória de um clube inglês da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1968. Um currículo invejável!

11. Marcello Lippi – Itália

Em 2004, Marcello Lippi assumiu o cargo de treinador nacional italiano, após a eliminação da Itália no Campeonato da Europa nesse mesmo ano. Logo na sua primeira grande competição ao comando da seleção italiana, Lippi conduziu a equipe à espetacular vitória na Copa do Mundo 2006.

Festival Internacional de Jornalismo/wiki commons / CC BY-SA 2.0

Muitos fãs do esporte consideram Lippi como um dos maiores treinadores de futebol de sempre. Ele ganhou três campeonatos da Super Liga Chinesa, três campeonatos na Série A, uma Taça da Itália, uma Taça FA Chinesa, e uma Supertaça da UEFA.

10. Robert “Bob” Paisley – Inglaterra

Ao longo de 50 anos de carreira, Bob Paisley foi jogador de futebol, treinador e dirigente no Liverpool. Na história do futebol, Paisley foi talvez o treinador de futebol que melhor exemplificou a capacidade de liderança, sem deixar que o seu ego tomasse as rédeas.

https://www.imdb.com/name/nm1563725/

Bob Paisley conquistou 14 campeonatos pelo Liverpool, entre 1974 a 1983. Além disso, foi o primeiro (e até hoje o único) treinador britânico com três vitórias na Taça da Europa. Atualmente, Paisley é reconhecido como um dos maiores treinadores na história da modalidade.

09. José Mourinho (“The Special One”) – Portugal

José Mourinho é o atual treinador do Roma, clube italiano da Série A. Mourinho é considerado como um dos melhores treinadores a gerir uma equipe e está entre os treinadores mais premiados da história. Só na Itália, venceu dois campeonatos da Série A, durante a sua passagem pelo Inter de Milão.

CC BY-SA 3.0

Em 2010, o Inter de Milão tornou-se na primeira equipe italiana a ganhar uma tripla europeia: Série A, Taça de Itália e a Liga dos Campeões da UEFA. Mourinho é um dos cinco treinadores a conseguir uma dupla vitória na Liga dos Campeões.

08. Helenio Herrera (“Il Mago”) – Argentina

Durante as décadas de 1950 e 1960, o treinador argentino Helenio Herrera tornou-se num ícone do futebol, e não somente no seu páis natal. Helenio ganhou quatro campeonatos espanhóis, dois títulos da Copa do Rei, três campeonatos italianos, e duas Taças Europeias.

Teleambiente.it. / wiki commons / domínio público

As estratégias de treino distintas e os métodos inovadores, principalmente no que toca à psicologia do esporte, fizeram de Helenio Herrera um dos treinadores mais respeitados de sempre. Basta falar o seu nome na Itália ou Argentina e verá o quanto ainda é lembrado.

07. Ernst Happel – Áustria

Na Holanda, Bélgica, Alemanha e Áustria, Ernst Happel conseguiu vencer tanto os campeonato locais como as taças nacionais. O treinador austríaco ganhou duas vezes a Taça da Europa, com o Feijenoord, em 1970, e com o Hamburgo SV, em 1983. Conseguiu também levar o Club Brugge à final da Taça da Europa em 1978.

Priwo – fotografia tirada por de:Benutzer: Priwo / wiki commons / domínio público

Ao nível de seleções, Happel conduziu a Holanda à final da Copa do Mundo de 1978. Foi o primeiro a ter ganho a Taça Europeia com dois clubes diferentes, o que o coloca na lista exclusiva dos melhores treinadores de todos os tempos.

06. Johan Cruyff – Países Baixos

Johan Cruyff é um dos melhores jogadores e treinadores de futebol da história do futebol. Ao longo da sua ilustre carreira profissional, ele teve um impacto significativo no futebol contemporâneo. Como treinador, Cruyff esteve nos comandos do Ajax e do Barcelona.

Xavier Rondón Medina – Flickr: Catalunya Vs Nigeria / wiki commons / CC BY-SA 2.0

Mas foi com o Barcelona onde alcançou maior prestígio, ao ajudar os catalães a construir um time de classe mundial e a vencer inúmeros títulos nacionais e internacionais. As equipas treinadas por Cruyff foram uma das grandes forças do futebol contemporâneo.

05. Giovanni Trapattoni – Itália

Trapattoni faz parte de um grupo de elite de cinco treinadores que venceram campeonatos europeus em quatro países diferentes. Com a Juventus, AC Milan e Inter, venceu 10 campeonatos na Itália. No estrangeiro, conseguiu vencer a liga alemã (com o Bayern de Munique), portuguesa (com o Benfica) e austríaca (com o Red Bull Salzburg). Incrível!

Michael Kranewitter – Obra própria / wiki commons / CC BY-SA 3.0 em

Mas o seu currículo não acaba aqui. Trapattoni é o único outro treinador, além de Udo Lattek, que venceu a Liga dos Campeões, Taça UEFA e a Taça dos Clubes Campeões Europeus, que são os três títulos europeus de clubes mais importantes.

04. Josep “Pep” Guardiola – Espanha

Em junho de 2007, Guardiola teve a sua primeira experiência como treinador na equipe B do Barcelona. No verão seguinte, foi rapidamente promovido a treinador da equipe principal, e enquanto lá esteve conseguiu deixar um legado em Camp Nou como muito poucos treinadores o tinham feito.

Niklas B. – FC Bayern Training / wiki commons / CC BY 2.0

Logo na sua primeira época, venceu a Liga Espanhola, a Taça do Rei e a Liga dos Campeões. Naquela época, o treinador tinha apenas 37 anos, tornando-se no mais jovem treinador a ganhar uma Liga dos Campeões. Até hoje ele é amado pelos espanhois.

03. Rinus Michels (“o General”) – Países Baixos

O feroz estilo de jogo ofensivo é atribuído ao futebolista e treinador holandês Rinus Michels, que promovia uma estratégia em que os jogadores trocavam de posições e se adaptavam em campo conforme necessário. O “General”, como era conhecido, treinou o Ajax de 1965 a 1971, tendo ganho três Taças Holandesas (1967, 1970, e 1971).

Rob Bogaerts / Anefo -http://proxy.handle.net/10648/ad6b495e-d0b4-102d-bcf8-003048976d84 / wiki commons / CC0

Rinus Michels ganhou também quatro campeonatos (1966, 1967, 1968, e 1970) e a Liga dos Campeões, em 1971. Ele levou a equipe da Holanda à vitória no Campeonato Europeu em 1988 e à final da Copa do Mundo em 1974, perdendo apenas para a forte seleção da Alemanha.

02. Arrigo Sacchi – Itália

Arrigo teve duas passagens bem-sucedidas pelo A.C. Milan, entre 1987 e 1991 e 1996 e 1997. Na sua primeira temporada, conseguiu conquistar a Série A. Mais tarde, viria a eternizar o seu nome no clube italiano ao conquistar duas Ligas dos Campeões consecutivas.

Gennaro Di Rosa / Shutterstock

Arrigo Sacchi foi o treinador da seleção nacional italiana de 1991 a 1996, conseguindo chegar à final da Copa de 1994, perdendo apenas para o Brasil nos penâltis. As suas equipes do A.C. Milan de 1987 a 1991 são amplamente reconhecidas como uma das melhores equipes de clubes da história do esporte.

01. Sir Alex Ferguson – Escócia

O futebolista e treinador escocês Alex Ferguson é universalmente reconhecido por ter liderado o Manchester United durante mais de duas décadas, entre 1986 e 2013. Ferguson foi o treinador mais antigo do “Man United”, e ajudou a equipe a vencer mais de 30 troféus nacionais e internacionais, nomeadamente duas vitórias na aclamada Liga dos Campeões.

Alex_Ferguson.jpg: foto com trabalho derivado do zoom: Alex_Ferguson_02.jpg -Alex_Ferguson.jpg / wiki commons / CC BY 2.0

No seu currículo, Alex Ferguson tem também cinco FA Cups e 13 Premier Leagues. Sobretudo nos anos 90, o treinador escocês ajudou a fazer do Manchester United um dos clubes mais ricos e bem-sucedidos, ao mesmo tempo que favorecia o desenvolvimento de jovens jogadores.