Festa Estranha, Gente Esquisita: Momentos De Vergonha Alheia Nos Festivais De Música Ao Redor Do Mundo

By Hugo S

Experimentem falar de um determinado festival de música ou de um de concerto memorável a alguém e verão os seus olhos brilhar. Os espaços abertos e apelativos, o ambiente frenético e a sensação de liberdade parecem ser os ingredientes perfeitos para atrair, especialmente, os mais jovens, e proporcionar os habituais excessos inerentes a estas festas.

A única coisa mais impressionante que a obsessão das gerações mais novas com festivais como o Coachella ou o Tomorrowland são só mesmo os momentos imperdíveis e completamente loucos que acontecem nestes eventos. E, olha, esses momentos não são poucos!

Nesse artigo, reunimos alguns dos episódios mais estranhos, embaraçosos e divertidos que conseguimos encontrar, em festivais e eventos por esse mundo fora. Estão prontos para esta viagem sem igual?

Todos os lugares são confortáveis

Neste festival, o TomorrowWorld, algumas pessoas não tiveram outra solução senão ficarem a dormir no chão ou em cima de carros, no frio e sob à luz das estrelas. Tudo isto foi resultado do súbito cancelamento do evento devido ao mau tempo.

Imagem cortesia da EDMpocahontas / Twitter

Os participantes do festival ficaram sem assistência na volta para casa e os mais afetados foram aqueles que nem sequer tiveram alojamento. O pior é que só as pessoas que não tinham reservado uma estadia no local é que não tiveram direito de entrada.

Então, o que acontece exatamente nestes festivais?

Pessoas alcoolizadas fazendo coisas ridículas na frente dos outros. Um clássico em festivais. Nestes eventos também é possível vermos pessoas vestidas de forma bem exuberante; umas que precisam de atenção e outras que são naturalmente extravagantes. Desde roupas de bananas a chapéus inspirados em casa de cachorro – o céu é o limite da imaginação.

Imagem cortesia do Coachella / Instagram

Outra das cenas mais comuns em festas e concertos ao ar livre são as chuvas inesperadas que levam a inundações. Em teoria é um autêntico balde de água fria, mas na prática isto raramente impede a diversão, muito pelo contrário. Desde a natação a banhos de espuma, você vai ver de tudo!

Coitado do ambiente

Os festivais não são amigos do meio ambiente. Além da poluição sonora, os locais de quase todos os festivais são deixados cheios de lixo. É em parte um problema da organização, porque não há latas de lixo em quantidade suficiente, mas é culpa também do público, que tendem a jogar o lixo no chão.

Imagem cortesia de Ariungoo Batzorig / Unsplash

Um desses momentos vergonhosos de um festival é mostrado na fotografia acima. No final da festa, é a natureza que paga o preço. Quem sabe se esta imagem fosse mostrada a cada participante no início do festival talvez o problema seria resolvido.

Uma grande mentira

Há uns anos, o festival Fyre acabou por enganar os participantes de uma forma inacreditável. Aquele que era para ser o evento mais esperado do ano, tornou-se rapidamente uma piada a nível global. Todo o evento foi um fracasso, incluindo a comida servida pela organização.

Imagem cortesia de gen_vanvee / Twitter

Imaginem pagar um absurdo de dinheiro e ser servido esse sanduíche de aspecto murcho. Sem contar que os participantes receberam esse lanche depois de sobreviverem a um dia inteiro de desilusão no festival! Pode parecer algo insignificante, mas por vezes o mais importante está nos detalhes.

Homenagem ou apropriação?

Quando alguém de uma cultura dominante tenta copiar ou vestir-se como uma pessoa de uma minoria étnica, chamamos isso de apropriação cultural. A maioria dos festivais em todo o mundo é culpada de permitir (e até mesmo incentivar) que os participantes o façam.

Imagem cortesia da sua EDM

Há quem diga que estas práticas são inofensivas e que as pessoas que se vestem assim têm as melhores das intenções. Mas pensamos que talvez os trajes culturais não devessem ser usados como acessórios de festa. Os trajes são um símbolo de tradição, portanto, precisam ser tratados com respeito.

Protegido?

Até agora, só temos visto momentos menos agradáveis para o público dos grandes festivais de música, mas os artistas também sofrem nesses eventos. Difícil de acreditar, né? A imagem abaixo, do famoso cantor Akon, vai provar o que estamos dizendo.

Imagem cortesia de A Fonte

Na edição de 2014 do festival Peace One Day, no Congo, Akon cantou dentro de uma bolha de plástico para evitar a Ébola. No final, Akon não conseguiu equilibrar-se no meio do público e acabou bolando na plateia. Os fãs se divertiram demais. Já o Akon, difícil dizer…

Alerta de intruso

Numa edição do Coachella, um homem foi capturado pela segurança ao tentar correr em direção ao palco. Tendo em conta que muitas pessoas vão ao Coachella simplesmente para testemunhar momentos para lá de peculiares, achamos que tiveram exatamente o que queriam.

Imagem cortesia de ema_sasic / Twitter

Mas se vocês forem como nós, alguém que gosta realmente de apreciar a música e os artistas, esses momentos não seriam relevantes para vocês. Para não mencionar que aqueles que quebram o protocolo de segurança por vezes são um perigo sério para todos os participantes.

Triste final de festival

O Coachella, um dos festivais de música e arte mais populares do mundo, é visitado todos os anos por milhares de jovens e adultos que apenas procuram divertir-se. Mas esta edição do festival não acabou muito bem para esta jovem norte-americana.

Imagem cortesia de StrungoutScott / Reddit

Não gostaríamos de estar na posição desta jovem. Não só pegou um trânsito enorme à saída do festival, como acabou pagando um mico ao vomitar pela janela do carro. Pelo menos o festival em si parece ter ido bem, a julgar pela mensagem vidro traseiro…

Quando a polícia faz parte da festa

Festivais de música trazem à tona os traços de personalidade mais descontraídos e proporcionam momentos que de outra forma não ocorreriam na vida diária. Por exemplo, você pode ver um policial sendo levantado por uma mulher… Afinal de contas, se todos acabam influenciados pela atmosfera dos festivais, porque é que os polícias deveriam sentir-se diferentes?

Imagem cortesia da MittensRmoney / Reddit

Esta mulher, claramente perita em yoga (e em fortalecimento muscular), conseguiu levantar o policial sem qualquer dificuldade. Não somos especialistas em Direito, mas esperamos que nenhum dos dois esteja violando alguma lei que possa prejudicá-los depois de terem postado essa foto na internet.

Mais um fracasso no Fyre

Nunca devemos julgar um livro pela capa e nunca devemos julgar um festival pela sua campanha de marketing, por melhor que seja. Várias celebridades promoveram o festival Fyre em todos as redes sociais como uma festa ao ar livre de grande escala a não perder. Mas infelizmente acabou por ser um fracasso.

Imagem cortesia da Netflix

Longe do prometido “festival luxuoso”, esse desastre acolheu os participantes em tendas bastante frágeis e ofereceu sanduíches murchos. Há quem diga que foi um dos maiores golpes na indústria do entretenimento, e prova disso é o fato do idealizador do evento estar atualmente cumprindo pena na cadeia.

Festival de cheias

Situado na cidade de Glastonbury, em Inglaterra, o festival de mesmo nome é uma celebração da música, dança, comédia, e outras formas de arte. Mas a edição de 2005 não ficou em boa memória, e tudo culpa dos inesperados e incontroláveis aguaceiros que brindaram este evento.

Imagem cortesia de The_Mighty_Mojo / Twitter

Antes que alguém pudesse vir ao auxílio dos festivaleiros, a água tomou rapidamente as tendas no espaço de acampamento, que ficaram imersas. Todas as pessoas tiveram de correr para as áreas mais elevadas deste espaço. Felizmente não houve feridos, mas depois disto a diversão ficou mesmo terminada.

Era uma vez um sapato

Quando se está num festival, não tem lugar para sentar. Uns bons sapatos, duradouros e confortáveis, podem ser os nossos melhores amigos nesta situação. Imaginem que os seus pés perfuravam a sola dos sapatos. Foi exatamente isto que aconteceu a este festivaleiro.

Imagem cortesia do relógio urbano / Reddit

A julgar pelo curativo no joelho direito, talvez esta pessoa tenha estado envolvida em algo mais do que um simples concerto de música, o que pode ajudar a explicar como é que o sapato terminou desse jeito. De qualquer forma, ele não parece assim tão incomodado com a situação.

Uma banana feliz

Temos visto cenas embaraçosas e desastradas, mas na verdade esta não é a pior delas. Este festivaleiro simplesmente foi visto usando a roupa mais amarela do mundo. Ele se vestiu de banana por cima de uns calções florescentes. Até nos faz mal aos olhos!

Imagem cortesia de The Chive

Sejamos honestos: o boné amarelo e os ténis apenas ajudam a completar este conjunto. A sua auto-confiança é a única coisa boa que podemos tirar daqui. Se bem que é difícil dizer se ele parece tão confiante porque é de sua natureza ou porque a bebida o está deixando assim!

Irreverência personificada

Já alguma vez se perguntaram como seria se um frasco de ketchup magicamente fosse transformado numa pessoa? Pois bem, já pode parar de imaginar, basta olhar a imagem abaixo e você poderá ver, em primeira mão, a versão humana de uma garrafa de ketchup.

Imagem cortesia de KENZO / Twitter

A cantora e compositora americana Tierra Whack chamou as atenções numa edição do Coachella, mas não devido ao seu show. Como sabemos, por vezes, as pessoas copiam indiscriminadamente as celebridades, por isso talvez possamos ver no futuro pessoas assim vestidas na rua.

O caminho é para a frente

Uma lição para a vida: aconteça o que acontecer, o show deve sempre continuar. Portanto, mesmo que as nossas tendas e pertences acabem submersos ou que a água da chuva nos chegue até aos joelhos, porque é que a festa teria de parar? Ninguém é mais otimista do que alguns festivaleiros em situações desafiadoras.

Imagem cortesia do bigissue.com

Estes rapazes que vemos na imagem aproveitaram uma situação desagradável para se divertirem num passeio de barco. Com as bebidas no ar, eles parecem também orgulhosos de si próprios. Quanto a nós, não os podemos julgar. Pelo menos eles estavam sorrindo em meio à destruição.

Mini acampamento

Para alguns, os festivais de música são o lugar ideal para levar o seu corpo ao limite. Há quem durma no carro, no chão, ou até há quem não durma de jeito nenhum. Essa pessoa escolheu uma forma alternativa de colocar o sono em dia, optando por dormir numa tenda extra-pequena.

Imagem gentilmente cedida por imgur / Pinterest

Bem, em sua defesa, pelo menos desta forma consegue proteger-se da luminosidade e ruído matinal. Afinal de contas, era esse o propósito, não é? Mas a questão que importa é a seguinte: onde é que ele encontrou uma tenda tão minúscula?

Quando tudo acaba na escuridão

Quando falamos de grandes fracassos em festivais, é quase impossível não mencionar (repetidamente) o festival Fyre. Este foi mais um momento bizarro deste evento prometedor, mas que esteve longe de cumprir com as expectativas do público que pagou para participar de um evento exclusivo e único.

Imagem cortesia do WNFIV / Twitter

Se acham que ter de recolher as suas bagagens no aeroporto é uma tarefa aborrecida, então esta situação iria ter deixado vocês com muita raiva. Imagine que a sua bagagem teria ficado perdida num container escuro e sujo, onde também estariam os pertences de centenas de outras pessoas. Nada agradável…

Festivaleiro canino

As vestimentas originais são sempre uma grande ideia para os festivais de verão, mas esta é uma das mais atrevidas. Vestido como um dálmata, este excêntrico festivaleiro teve muito êxito em capturar a nossa atenção e, ao ver essa foto, é fácil de perceber porquê.

Imagem cortesia de The Chive

Embora esta pessoa mereça elogios pelo esforço que colocou nesta fantasia, seria difícil de aceitar esta roupa como “normal” para o dia-a-dia. Esperamos que este rapaz não tenha tido a terrível ideia de aproveitar este “look” para o trabalho no dia seguinte.

Um belo mergulho

Se ficaram impressionados com as inundações de Glastonbury, saibam que esse é um problema comum nos festivais ao ar livre; aparentemente, as organizações não costumam estar preparadas para lidar com as fortes chuvas. Um exemplo disso mesmo é a imagem abaixo.

Imagem cortesia da Nutologia

Todo este lixo espalhado na água quase que nos embrulha o estômago… O que mais nos surpreende é a paixão com que os festivaleiros nadam neste tipo de condições. Este rapaz não aceitou a derrota, e resolveu divertir-se mesmo numa situação destas.

Um cavalo, dois cavalos

Já aqui vimos policiais e seguranças se divertindo com festivaleiros, mas esta imagem ultrapassa claramente os limites do que é compreensível. Um policial montando um cavalo como um cavaleiro de armadura pesada e brilhante seria mais aceitável do que isto…

Imagem cortesia de Uber Humour

Não temos a certeza se se trata de alguém disfarçado de polícia ou de um verdadeiro agente da autoridade. Caso se trate da segunda hipótese, quem é que estará realmente a efetuar o trabalho de patrulha e segurança no festival, enquanto o policial se diverte com o público?

Viciado no jogo

A maioria dos jovens daria qualquer coisa para ir ao show do seu artista favorito. Mas nem todos encaram os concertos da mesma maneira, e há quem aproveite para colocar o jogo em dia. Acreditamos que este rapaz poderá ter um problema: um vício extremo no jogo Clash of Clans!

Imagem cortesia de José Aviles(el Senor Deloscielos) / Pinterest

Contudo, temos de lhe dar crédito pela sua dedicação, porque está realmente a fazer um esforço para jogar no telefone em meio a multidão barulhenta, agindo como se estivesse a filmar o artista. Mas foi pego em flagrante atacando a vila alheia!

Surpresa!

Os festivais de verão são propícios a momentos inesperados. Há quem use roupas camufladas e se vista como soldados. Outros gostam de brincar na lama ou de se divertir em poças. Mas há também os que combinam ambos, cumprindo a quota máxima de esquisitice!

Imagem cortesia de Motika

Foi exatamente isso que um homem tentou fazer, num festival onde (mais uma vez) tinha chovido. Quando as pessoas passavam por ele, ele tentava assustá-los e pegá-los de surpresa. A julgar pela fotografia, achamos que a missão do monstro da lama foi cumprida.

Eram brancos… mas já não são

A ideia de usar uns tênis brancos novinhos em folha para um evento ao ar livre (ainda para mais um festival de música) é surrealista. Estes sapatos elevam o visual para um outro nível, é verdade. Mas talvez não fosse a ocasião certa para os estrear…

Imagem cortesia de Joel Goodman / Manchester Evening News

Esta escolha desastrada acabou por arruinar a experiência de festival para esta pessoa. Certamente nunca mais esquecerá o dia em que os seus tênis brancos impecáveis acabaram por sofrer uma transformação inesperada. Fora o dinheiro que gastou para comprar esses sapatos caríssimos que agora estarão arruinados!

Estará desmaiado ou a dormir?

Quando se está tão tocado pela excitação e entusiasmo, mas sobretudo pelo álcool, é natural que o nosso corpo implore para descansar um pouco. Foi o que aconteceu a este festivaleiro e, ao julgar pela tranquilidade, a nós parece-nos bastante confortável.

Imagem gentilmente cedida por Revoluzzer / Reddit

Mas quando se está ao ar livre, de dia, com o sol radiante a bater-nos na cara, o sono torna-se normalmente mais difícil. Pois bem, nem sempre. Por vezes, nem os raios de sol mais intensos são capazes de combater o cansaço provocado por todas as substâncias e emoções de um festival de música.

Estátuas de lama

Os festivaleiros são das pessoas mais otimistas que podem existir. Não acreditam? Seja qual for a situação, eles encontram sempre uma forma de se divertirem, por mais “suja” que seja. Quando estes dois rapazes encontraram uma poça de lama no meio do terreno do festival, nem sequer pensaram duas vezes.

Imagem cortesia de Scoopy / Glastonbury Festivals

Além de eles próprios se estarem a divertir de forma intensa, aparentemente conseguiram atrair bastante público para esta sua performance, que parece estar igualmente entretido com o que estão vendo. Afinal de contas, um festival não é feito apenas dos concertos!

Emergência jurássica

Os dinossauros acabaram extintos porque os seus corpos simplesmente já não conseguiam sobreviver no planeta Terra. Este festivaleiro vestido de T-Rex teve de lidar com problemas de sobrevivência semelhantes, pois não cabia no banheiro, e recorreu a uma grande lata vermelha no meio da multidão.

Imagem cortesia do izismile

Enquanto a sua vestimenta à prova de água o protegia do tempo húmido e de todos os outros elementos externos, mal ele sabia que o seu estômago iria causar-lhe estragos piores. Moral da história: vistam-se de acordo com a vossa época!

Preso a uma árvore

Abraçar as árvores (figurativamente) e conectar-se com a natureza será sempre uma boa ideia. E não há nada melhor do que poder ir a um festival de música no meio da natureza. Contudo, este evento ficou muito extremo, pelo menos para este rapaz, que acabou descalço e colado com fita adesiva a uma árvore.

Imagem cortesia de ImgurthatPic / Reddit

O rapaz em questão foi provavelmente a este festival com expectativas tão elevadas de diversão e liberdade, mas em vez disso teve esta bela surpresa. A questão que se impõe: como é que ele acabou por ficar assim preso a uma árvore? Uma pegadinha de um amigo, certamente…

Um disparo certeiro

Quando se está no meio de uma multidão, ficar encharcado com suor (nosso e de outras pessoas) é algo de que já estamos à espera. Ser repentinamente atacado por um jato de tinta é que não esperamos… Os nossos parabéns ao fotógrafo, que conseguiu capturar esta imagem no momento perfeito.

Imagem cortesia de samuraivillain / Reddit

Na verdade, este “ataque” não foi assim tão repentino, até porque não se tratava de um simples concerto, mas também de uma batalha de paintball extremo. Contudo, achamos que ninguém gostaria de levar um jato com tanta tinta na cara.

Terminou antes de começar

A tendência das chuvas inesperadas e de outros elementos naturais que arruínam os festivais continua. Este festival americano, chamado TomorrowWorld, acabou também por ser anulado devido às condições meteorológicas precárias dos dias anteriores, que transformaram tudo em lama. Que pena!

Imagem cortesia do Festicket

Organizado no estado da Geórgia, este festival tinha no cartaz conceituados artistas da música eletrônica, como Martin Garrix. Ao todo, estavam previstos mais de 190 mil participantes. Imaginem a cara daqueles que tiveram de voltar para casa depois de lerem sinais como este na imagem…

O projeto Hudson

Em 2014, um festival chamado “Hudson Project” foi cancelado no último dia devido à chuva, deixando os participantes furiosos pelo fato do evento não ter decorrido como esperado. Tal como em outros festivais afetados pela chuva, as inundações e a lama tornaram a realização do festival impossível.

Imagem cortesia de The Travel

No final, algumas pessoas tiveram de rebocar os seus carros, que ficaram presos na lama. Alguns festivaleiros ficaram mesmo presos no recinto durante dias, à espera de que chegasse a assistência para seus veículos. Imagina a raiva desse povo que pagou para estar ali!

Máscara de fumo

Em qualquer evento ao ar livre, a questão dos banheiros é sempre sensível. Quando existem banheiros químicos, eles são normalmente pequenos, sujos e muito fedidos. São tão fedidos que nem mesmo o melhor aromatizador do mundo conseguiria abafar o cheiro.

Imagem cortesia de 1Funny

Dito isto, a decisão deste festivaleiro em usar uma máscara para entrar no banheiro parece-nos bastante inteligente. Mas se é preciso assim tanta proteção apenas para fazer as necessidades básicas, talvez a organização da maior parte dos festivais devesse apostar mais nas condições de higiene…

A paciência é uma virtude

Por vezes, o tempo de espera para entrar no local de um festival de verão pode alcançar largas horas. A maioria dos eventos está lotada, e além das tradicionais medidas de segurança, é necessário verificar os bilhetes de várias dezenas de milhares de pessoas.

Imagem cortesia de Tom Eggebrecht

Na imagem acima vemos algumas pessoas à espera de entrar para um concerto dos U2, completamente lotado. Houve quem tivesse montado um acampamento como se fosse a sua segunda casa. Tendo em conta estes tempos de espera, será que os festivais valem mesmo a pena?

Dizer “não” ao desperdício

Reutilizar é um belo hábito que devemos cultivar. Mas o que não sabíamos é que seria possível reutilizar pedaços de lixo desta forma, usando-os como cobertores durante a noite ao relento. Temos pena deste festivaleiro, que até aos dias de hoje muito provavelmente não saberá como acabou nesta situação.

Imagem cortesia do Festival Sherpa

O nosso palpite é de que talvez ele se tenha coberto de lixo propositadamente para se manter quente. Isso ou talvez tivesse desmaiado devido ao álcool, e os seus amigos (não menos alcoolizados) resolveram pregar-lhe uma peça. Nunca saberemos a verdade…

Um final trágico

Num dos momentos mais dramáticos da história dos festivais de verão, a apresentação ao vivo de Travis Scott no festival Astroworld, nos EUA, levou à morte de oito jovens. Sem espaço suficiente para os festivaleiros, o recinto, completamente lotado, acabou por ser um desastre e levar a um final trágico.

Imagem cortesia de Chuttersnap / Unsplash

Além da morte destes jovens, segundo consta, a falta de condições levou alguns participantes a entrar em conflito entre si. Muitas pessoas perderam também os seus aparelhos de telefone. No final, além de trágico, o Astroworld levou a vários casos em tribunal.

Trocadilhos baratos

Se há algo que nos faz rir é um trocadilho inteligente. A organização deste festival bem tentou adornar o seu espaço de forma bem-humorada mas, não sendo o pior trocadilho que já vimos, foi sem dúvida um fracasso. Dar de caras com uma árvore no chão, logo na entrada e sem motivo aparente, não ajuda.

Imagem cortesia de 8 faixas

Qual a necessidade de recorrer a uma árvore apenas para fazer um trocadilho barato? Além disso, os festivais de música estão sempre cheios de pessoas alcoolizadas, e digamos que um tronco de árvore no meio do recinto não é a melhor ideia…

Concerto privado

A maior parte dos concertos em festivais ocorre com uma multidão em êxtase. Pois bem, para incrementar esta lista, trazemos um exemplo extremo de um concerto a que podemos apelidar de privado. Há apenas uma pessoa na plateia! Já pensou?

Imagem cortesia de shudashot / Reddit

Bem, sabemos que no início de carreira é normal uma banda atuar para um número reduzido de pessoas, mas nunca tínhamos visto uma situação assim. Na verdade, isto não nos parece um festival de música, mas sim uma atuação de domingo à tarde do quintal de alguém…

Desastre logístico

A maioria das pessoas conhece pelo menos uma pessoa que adora fazer artesanato mas por alguma razão os seus projetos quase nunca são bem sucedidos. O festivaleiro responsável por montar a tenda mais próxima da imagem é provavelmente esse tipo de pessoa.

Imagem cortesia do Rotary Club de Bradford Bronte

Talvez a tenda não tenha vindo com um guia prático, mas qualquer pessoa poderia ver que o resultado final não é satisfatório. Uma tenda já não é o lugar mais confortável para dormir, e quando o trabalho de montagem é desta qualidade, ainda mais desconfortável fica.