Da Planta Para O Prato: Como Alguns Dos Nossos Alimentos Favoritos Parecem Antes De Serem Colhidos

By Barbara L

Se alguém lhe perguntasse de onde vem a sua comida, a maior parte de nós presumiria saber o local exato. Por exemplo, a maioria dos vegetais vem do solo, e toda a carne vem de animais. Simples, certo? Errado! O percurso da sua comida é muito mais longo do que se imagina, e pode ficar surpreendido com a sua origem.

Isto deve-se principalmente ao estilo de vida que hoje em dia o consumidor tem. Hoje podemos obter quase todo o tipo de fruta que pretendemos e em qualquer altura do ano. Sabemos, claro, quando algo está “na sua estação”, mas não saímos para colher os nossos próprios frutos.

Portanto, é lógico que a fonte de alguma comida é bastante curiosa. Por exemplo, os ananases não crescem nas árvores – eles vêm de arbustos! Continue a ler para mais alguns factos curiosos como este. Temos a certeza de que vai ficar surpreendido! Pronto? Vamos a isto…

Pimenta preta

A pimenta preta também tem os seus segredos. Sabia que este produto não é uma especiaria, mas pertence sim à família das frutas? Isto porque a pimenta preta inicia a sua vida como uvas muito pequenas. Mais tarde, os agricultores secam-nas para as transformarem na pimenta preta que conhecemos e adoramos.

Imagem: aslnnyhhm_adhnaisy/Instagram

Tal como as uvas, os grãos de pimenta preta podem ter uma variedade de cores à medida que crescem. Se colher as verdes, elas tornam-se pimenta preta, enquanto as verdes mais escuras tornam-se a pimenta branca. Sim – ambos os grãos de pimenta provêm da mesma planta!

Cravo-da-índia

Seria muito fácil confundir os cravos como um ramo de galhos normais. Na realidade, o aspeto deles é assim mesmo, isto é, antes de os agricultores os transformarem no tempero saboroso que tão bem conhecemos. Os cravo-da-índia são originários de uma árvore.

Imagem: Denis Moskvinov/Shutterstock

Mas o que é utilizado para temperar não tem origem onde pensa! Elas fazem parte dos botões, não das flores. No entanto, é possível utilizar as flores como parte de uma receita. Contudo, é preciso esperar que estejam vermelhas antes de as colher.

Açafrão

O açafrão hoje em dia é uma especiaria extremamente valiosa, o que é compreensível porque tem inúmeros benefícios para a saúde. Estes incluem aliviar os sintomas de depressão e elevar o estado de espírito. Alguns cientistas também acreditam que tem características anticancerígenas, o que o torna uma especiaria perfeita.

Imagem: Xtendo/flickr

Açafrão não é algo que provavelmente verá crescer nas proximidades – um quilo desta especiaria pode custar €1000! O custo reflete-se no tempo de trabalho e na raridade da especiaria. Esses três galhos vermelhos (estigma) são as únicas partes utilizadas para a especiaria.

Wasabi

O wasabi é outra especiaria que se tornou um sucesso em todo o mundo, embora a maioria das pessoas ainda não tenha experimentado a verdadeira. O wasabi real é muito difícil de cultivar, por isso a maioria dos restaurantes e mercearias utilizam um aroma artificial que tem um sabor semelhante.

Imagem: thegourmetgardener_22/Instagram

Como seria de esperar, o wasabi é muito bom para si e eliminará instantaneamente qualquer sintoma de frio. Uma das razões pelas quais é tão difícil encontrar um wasabi verdadeiro é porque a planta é difícil de manter. A luz direta do sol matará as folhas.

Amendoins

Haverá alguma noz que seja realmente uma noz?! Os amendoins não são certamente um deles, embora o seu nome soe como deveriam ser. Os amendoins são leguminosas, o que faz deles um vegetal. Também crescem de uma forma semelhante às batatas.

Imagem: happy_green_terracegarden/Instagram

Os amendoins demoram aproximadamente 120 dias até estarem prontos para serem colhidos. Saberão quando estiverem prontos porque verão as lindas flores amarelas a saírem do solo. Como muitas plantas desta lista, elas precisam de um clima tropical para crescerem ao máximo.

Quinoa

O Quinoa tornou-se recentemente popular como uma versão mais saudável do arroz. No entanto, nunca atingirá os máximos do grão. Quando cresce, parece semelhante a uma flor longa, o que é uma das razões pelas quais os agricultores a abanam.

Imagem: threefarmersquinoa/Instagram

Isto faz com que as sementes caiam do caule, e os agricultores enxaguam-nas para se livrarem do seu sabor naturalmente amargo. Ao contrário do arroz, porém, a quinoa contém muita fibra, proteínas e minerais, pelo que os benefícios resultam. Também é relativamente barato de comprar.

Sementes de sésamo

Quando crescem naturalmente, as sementes de sésamo parecem-se com algo vindo de outro planeta. Não pense que as consegue observar por perto, pois elas estão escondidas dentro de vagens. Poderá até confundi-las com feijão verde, uma vez que são parecidas.

Imagem: The Spruce

As sementes de sésamo podem ser um excelente aditivo para quem pretende uma alimentação saudável. Sabia que as pessoas já as comem há mais de 3000 anos? Crescem particularmente bem em partes de África, por serem muito resistentes ao tempo seco.

Alcaparras

As alcaparras são populares em bastantes pratos mediterrânicos e fazem uma deliciosa adição a qualquer prato. Mas parecem completamente diferentes quando crescem – numa videira com um ramo de flores. Antes de poderem ser usadas, precisam de ser colhidas em pickles.

Imagem: valcaracciolo/Instagram

Sem o vinagre ou o sal, as alcaparras teriam um sabor muito diferente! Se decidir cultivá-las você mesmo, deve optar pelos botões de flores que são um pouco maiores. Isto resultará num sabor muito mais forte, o que os torna uma ótima adição a algum queijo mais cremoso.

Noz-moscada

A noz-moscada é uma especiaria que todos os fãs da Starbucks ou amantes do café conhecem, pois sabe tão bem polvilhada em cima. Mas como é que é antes de ser moído? Bem, parece que a noz-moscada se assemelha a um cérebro humano!

Imagem: anilkumart/Shutterstock

Os produtores têm que ser rápidos no envio das suas encomendas de noz-moscada moída porque esta pode perder o seu sabor muito rapidamente. É melhor armazenar a noz-moscada inteira, porque esta pode durar muito tempo. Mas não se deixe entusiasmar, se ingerir demasiado, pode fazer com que tenha alucinações!

Papoila

Quase todos se lembram da cena de “O Feiticeiro de Oz” no campo da papoila. Parece tão mágica, mas está muito longe da verdade. Antes de as sementes de papoila florescerem, parecem muito mais sinistras do que os filmes fariam pensar.

Imagem: linka_szminka/Instagram

Quando têm este aspeto, as papoilas são comestíveis e vão dar-lhe um sabor idêntico ao das nozes. Os cientistas extraem produtos químicos da flor de papoila para criar analgésicos poderosos, como a morfina. E, claro, todos nós conhecemos as sementes de papoila em pãezinhos. Claramente, é uma flor muito útil de várias maneiras.

Baunilha

Pode-se pensar que o grão de baunilha cresce de uma forma semelhante à canela, uma vez que ambos são especiarias, mas na realidade é muito diferente. Estas vagens floridas produzem pétalas brancas deslumbrantes, que são eventualmente secas e tratadas pelos agricultores para se tornarem baunilha.

Imagem: Kletr/Shutterstock

Estes são outros alimentos que só se encontram em países muito quentes, tais como o México, Taiti e Madagáscar. A baunilha não é útil apenas para cozinhar, pode também usá-la para perfumar a sua casa, digamos com um cheiro muito mais agradável. Quem não adora o cheiro de uma vela de baunilha?!

Canela

A canela é um ingrediente comum na cozinha, especialmente para sobremesas, e por vezes até é necessário usar alguma casca de árvore. Mas sabia que vem de uma árvore? Pode parecer estranho, mas é com o interior da árvore que gostamos de temperar a nossa comida.

Imagem: Ciprian23/Shutterstock

Os antigos egípcios gostavam tanto de canela que valia mais do que ouro! Mas não é apenas útil para cozinhar – a canela também tem benefícios medicinais. Até se pode usar o óleo para anestesiar! Há muitas vantagens na utilização da canela.

Camélia ou Japoneira

Todos sabem que o chá provém de folhas e que o chá verde tem inúmeros benefícios para a saúde. Um sabor popular do chá é a camélia, que provém das flores da árvore. Parece semelhante ao hibisco, mas o sabor é mais forte.

Imagem: Tharnapoom Voranavin/Shutterstock

Ao contrário das flores de hibiscos, normalmente verá camélia a crescer no Japão. O chá de camélia é bastante doce, com algumas notas florais. É semelhante à hortelã, e pode adicionar um pouco de mel para um extra de açúcar. Beba para ajudar a aliviar-lhe o stress.

Rúcula

A rúcula é um produto básico da maioria das saladas, mas pode não reconhecer esta planta se passar por ela. A rúcula parece-se exatamente com a maioria das plantas verdes, e pode até confundi-la com uma erva daninha a amontoar-se no seu jardim.

Imagem: The Magical Lab/Shutterstock

Se tiver a sorte de cultivar alguma rúcula, talvez queira mantê-la. Alguns restaurantes vão cobrar uma parte significativa a mais caso o cliente pretenda colocar rúcula em seu prato! Definitivamente não vale a pena, especialmente dado o seu aspeto natural.

Kiwi

Os kiwis são uma fruta disfarçada de outra coisa. Começam a sua vida como flores e mais tarde transformam-se no fruto doce que conhecemos e adoramos. Além disso, devido à forma como crescem, não são considerados fruta, mas sim bagas!

Imagem: Buecherwurm_65/Pixabay

É por isso que são adjetivados por muitos como “Groselhas da China”. Esta deliciosa fruta chegou ao Ocidente na 2ª Guerra Mundial. Os americanos gostavam tanto de kiwis que estes se tornaram uma exportação regular para a Califórnia após o fim da guerra.

Bananas

Esta vai definitivamente surpreendê-lo! Sabia que as bananas não são uma fruta? Elas crescem “para baixo” de enormes arbustos, que podem ter mais de 9 metros de altura. Estas plantas deliciosas são ervas da mesma família do gengibre. Os seus caules estão sempre virados para baixo.

Imagem: nottuss/Instagram

O tipo amarelo com que estás mais familiarizado não é o único tipo de bananas que há! De facto, existem mais de 1000 tipos em quase todas as tonalidades do arco-íris! Há até um tipo de banana azul, que sabe a gelado de baunilha. Alguma vez imaginaria isso?!

Carambola

A carambola é um petisco popular devido ao seu sabor suculento e doce. É possível detectar estes frutos de aspecto bizarro nas árvores. Parecem-se apenas com flores, mas certamente sabem muito melhor do que elas! Pode não ser tão comum onde vive, pois tem origem no sudeste asiático, mas vale a pena experimentar.

Imagem: 147829250@N02/flickr

São surpreendentemente fáceis de cultivar, e muitas pessoas gostam de fazer isto nos seus próprios estaleiros na Ásia. No entanto, quantidades excessivas de carambola podem ser venenosas para aqueles com problemas renais. Verifique sempre com um médico antes de comer comidas novas e exóticas.

Cajus

Qualquer fã de Alice no País das Maravilhas poderia reconhecer estas plantas como os cogumelos dançantes. Até a tonalidade do vermelho parece quase exata! Na realidade, estes são cajus, que fazem parte do cajueiro. As “nozes” vêm do interior das maçãs.

Imagem: lindakosten_lynnsbakery/Instagram

As maçãs são descartadas, e utilizamos apenas as nozes, colhidas do fundo da fruta. Na realidade, é possível utilizar a maçã de caju para muitos fins diferentes. Durante a escassez na Segunda Guerra Mundial, elas tornaram-se parte da produção de armas, bizarramente!

Tâmaras

Todos sabemos que os coqueiros crescem nas palmeiras, mas pode surpreender-se ao saber que as tâmaras também crescem! Estes frutos saborosos são uma ótima forma de obter algum açúcar natural, e pode encontrá-los em locais naturalmente quentes. Ou seja, não é difícil de encontrá-los.

Imagem: d5nesh/Instagram

No entanto, como deve imaginar, não é definitivamente fácil fazer descer estes frutos, há muita escalada envolvida! Por vezes, os frutos podem crescer mais de 21 metros, o que se torna uma dor de cabeça durante aqueles meses ensolarados de Verão.

Arandos

Estas bagas são semelhantes ao arroz porque precisam de permanecer em água antes de crescerem. A diferença entre os dois é que o seu habitat é um dos lugares mais invulgares desta lista, pois falamos de pântanos aquáticos. Também demoram muito tempo a amadurecer.

Imagem: Natalia Korshunova/Shutterstock

Isso pode demorar quase um ano e meio! Além disso, nem todos os arandos podem ser comidos, uma vez que 95% deles são demasiado amargos para serem comidos crus. Em vez disso, são transformados para fazer guloseimas deliciosas como molho de amora.

Romãs

Olhando para estas romãzeiras, poderá ver algumas semelhanças com o festival do “Ano Novo Lunar” que acontece na China. Os frutos parecem as lanternas vermelhas, mas têm um sabor muito melhor! Estas árvores são muito particulares em relação à quantidade de água que recebem.

Imagem: CherryTattka/Shutterstock

As romãs são também chamadas de “super frutas” porque têm inúmeros benefícios para a saúde, podem tratar muitas doenças. E consegue encontrar todos estes nutrientes em todas as partes da planta, desde as raízes até às folhas. São muito saborosas!

Mangas

As mangas são provavelmente das frutas mais perfeitas para os dias quentes de Verão, porque são muito refrescantes. A maioria de nós reconhece a cor laranja distinta desta fruta, mas eles não iniciam assim. À medida que crescem, têm uma cor mais arroxeada.

Imagem: Pavel Prodan/Shutterstock

Saberá quando é altura de escolher, porque eles ficam pendurados, prontos a cair no chão. Este é outro fruto com uma longa história, que remonta a mais de 5000 anos na Índia. Também fazem parte da família da noz-moscada, pistácios e cajus.

Dióspiro

Pode parecer um conjunto de pequenas abóboras, mas podemos assegurar-lhe que não é uma decoração de Halloween! Estes pequenos frutos são na realidade dióspiros, que crescem em árvores em muitas partes da Ásia. Como há tantos frutos, os ramos têm de ser grossos para os suportar.

Imagem: mondmatrose/Instagram

A melhor parte do dióspiro é o seu sabor doce, mas também tem numerosos aspetos positivos para a saúde. Podem ajudar os seus olhos e ao mesmo tempo ajudam a baixar o seu colesterol. Se isso não bastasse, estes frutos também estão cheios de antioxidantes.

Amêndoas

As amêndoas são outra planta que tem vindo a enganar! Fazem parte da família dos frutos “drupas” devido à forma como crescem e estão intimamente relacionadas com as rosas. Saberão quando estiverem prontas para colher porque as flores desabrocham numa linda tonalidade de branco.

Imagem: Franck Boston/Shutterstock

No entanto, não são as melhores para o ambiente porque necessitam de condições meteorológicas bastante específicas. Podem ser moídos para fazer leite à base de plantas, mas também necessitam de muita água. Pode não valer a pena o impacto ambiental para os cultivar.

Mirtilos

Aqui está outra planta que muda completamente de cor à medida que cresce. Podemos até chamá-las de bagas brancas enquanto florescem. Os seus arbustos podem atingir mais de 12 pés de altura, e o fruto parece muito diferente do que se vê na loja.

Imagem: gapey/Instagram

Estas bagas deliciosas só adquirem a sua cor clássica mais tarde durante o processo de colheita. Os mirtilos podem estragar-se muito rapidamente, por isso certifique-se que os apanha o mais rápido possível. Caso contrário, conserve-os ou faça compotas e geleias.

Pistácios

Tecnicamente, os pistácios não são sequer uma noz – são um tipo de fruta. Retiramos a fruta da árvore e comemos a semente escondida no seu interior. Este tipo de fruta é chamado “drupa”, e vem da mesma família que as cerejas e os pêssegos.

Imagem: manitas_aegina/Instagram

Não planeie cultivá-los em breve. Pode levar quase uma década a cultivar uma boa quantidade de pistácios. Algumas árvores atingem o seu auge aos 20 anos! É espantoso ver que as pessoas esperam tanto tempo por uma dentada destas coisas. Acreditamos que o sabor tão característico e delicioso deriva de todo o seu percurso.

Grãos de Café

Como são chamados “grãos de café”, pode-se pensar que estes frutos crescem em algum tipo de vagens. Na realidade, parecem-se muito com cerejas, mas não são mesmo! Enquanto crescem, ainda estão cheias de cafeína, embora ainda não recomendaríamos dar uma dentada.

Imagem: cafeiculturadeponta/Instagram

Antes de se tornarem a tão popular bebida matinal de todo o mundo, as pessoas costumavam transformar os grãos de café numa bebida diferente, semelhante ao vinho. Felizmente para os amantes profundos do café, não precisa de se preocupar com overdoses…A menos que beba 30 chávenas num dia.

Pitaya

A pitaya é outra fruta que é mais popular na Ásia do que em qualquer outra parte do mundo, particularmente devido ao seu sabor cremoso. O nome original é “Dragon Fruit”, pode parecer estranho, mas também é bastante apropriado, dada a natureza assustadora do aspeto da fruta.

Imagem: kimptran16/Instagram

Consegue ver aqueles maravilhosos frutos rosados pendurados perto do fundo da planta, entre as folhas compridas? São as pitayas! Reza a lenda que estes eram os ovos do dragão. Parecem que podiam fazer parte da serie ” Guerra dos Tronos”.

Akebia Quinata ou Trepadeira-chocolate

Para uma planta cujo outro nome é trepadeira de chocolate, certamente não parece nada deliciosa! No entanto, julgar estes frutos pela sua “cobertura” seria um erro, porque são realmente saborosos. A akebia quinata tem frutos em forma de salsicha que são bastante populares na Ásia, particularmente no Japão.

Imagem: gardenpalms.com

A planta recebe o seu nome inglês pelo cheiro do chocolate doce das suas flores. Além do fruto, a pele exterior é também consumida como um vegetal por algumas comunidades. A planta foi utilizada por curandeiros tradicionais para tratar UTIs e artrite reumatóide. Agora, este é o tipo de versatilidade com que só podemos sonhar!

Ananás

Aqui está um que certamente o impressionará – os ananases não crescem nas árvores. Eles vêm de enormes arbustos no chão! Os arbustos são tão espinhosos como a parte superior do ananas. No entanto, não têm um sabor tão doce.

Imagem: sunshinestateseeds/Instagram

Os ananases precisam de um ambiente quente, como a África Ocidental e a América Latina, para florescerem verdadeiramente. Por mais estranhos que pareçam, plantá-los é ainda mais estranho. Basta plantar a parte de cima de um ananás para iniciar o crescimento de outro. Mas não fique esperançoso, pois estas podem levar anos a dar frutos.

Cacau

Quase toda a gente sabe que o chocolate vem do grão de cacau, e os naturais têm um sabor muito diferente do que se vê no supermercado. Não são nem de perto tão saborosos – parecem-se mais com ovos extraterrestres! É preciso muito trabalho para fazer chocolate.

Imagem: graemedyk/Instagram

Os astecas utilizaram pela primeira vez os grãos de cacau há milhares de anos, e logo se espalharam por todo o mundo. No entanto, por ser tão difícil de criar, o chocolate era um luxo apenas para os ricos. Só recentemente é que era acessível à maioria das pessoas.

Nozes

O ditado que diz que as pessoas têm “muitas camadas como uma cebola” pode precisar de atualização, uma vez que a noz é um alimento que requer toneladas de descasque. A camada que se quebra antes de comer uma noz, é apenas a camada mais pequena que estas nozes têm.

Imagem: Matauw/Shutterstock

Quando crescem na natureza, as nozes têm uma camada extra para as ajudar a proteger dos elementos. Estas nozes são o alimento de árvores mais antigo que a humanidade é conhecida por utilizar, uma vez que datam de 7000 a.C.

Courgettes

Não, isto não são pepinos gigantes. O que vê aqui é uma planta proveniente da família da abóbora. Estes deliciosos vegetais crescem na natureza com flores enormes e amarelas e estão próximos do solo. Na verdade, até se pode comer as flores!

Imagem: hetharenstuintje/Instagram

Nunca experimentámos as flores antes, mas há quem diga que sabe a plantas, apenas um pouco mais doces. Se pretende adicionar estas flores a qualquer uma de suas refeições, porque não experimentá-las fritas? Têm bastante potássio para o manter satisfeito!

Brócolos

Aqui está um ramo de flores que levantaria algumas sobrancelhas num casamento – um ramo de brócolos! A maioria de nós assume que estas plantas verdes crescem no solo ou mesmo a partir de árvores, mas na verdade elas fazem parte de arbustos, e no interior deles crescem os brócolos.

Imagem: Debbie Wolfe/hgtv.com

Portanto, as origens do nome dos brócolos não devem ser uma surpresa. Em Italiano, a palavra “brócolo” traduz-se como “um topo de couve florida”. Caso já tenha cortado um caule de brócolos, não ficará surpreendido em saber que não existe máquinas que colham este legume. Só pode ser colhido à mão!

Grão-de-bico

O grão-de-bico é um vegetal muito versátil, e pode ser utilizado em quase todo o tipo de receitas. Mas antes de os misturar em bom hummus, veja a sua origem. Começam de uma forma semelhante às ervilhas – numa vagem!

Imagem: botanic.batool/Instagram

A sua forma é semelhante à do edamame. De facto, fazem parte da mesma família. No entanto, o edamame é ligeiramente mais saudável que o grão-de-bico porque tem menos hidratos de carbono. Mas não são tão versáteis como o grão de bico, que se pode utilizar em vários pratos.

Feijão Vermelho

Uma vez que os feijões vermelhos são um tipo de feijão, não deve ser surpreendente aprender que crescem em vagens. Estas vagens são bastante semelhantes aos caules de canela que se podem comprar numa mercearia, embora tenham um sabor bastante diferente.

Imagem: wendysgarden.com.au

Este é outro alimento com imensos benefícios para a saúde, tais como a sua capacidade de ajudar na perda de peso e baixar o açúcar no sangue. O feijão vermelho tem o benefício adicional de reduzir o colesterol. Não há nada que estes feijões mágicos não possam fazer!

Espargos

Pode encontrá-los no supermercado em cachos, mas de facto os espargos crescem em caules individuais no solo. Ao contrário de alguns dos outros nesta lista que crescem em arbustos ou árvores, os espargos crescem diretamente do solo, e os agricultores cortam-nos do pedúnculo/caule.

Imagem: birchden_asparagus/Instagram

No entanto, se estás a planear cultivar o teu, podes ter que esperar algum tempo. Os espargos precisam de pelo menos 3 anos antes de estarem completamente maduros, após isso , produzirão uma colheita todos os dias. Pensando nisso, pode valer a pena, pois os espargos são uma excelente forma de obter vitaminas e fibras.

Lentilhas

Quem não gosta de comer carne provavelmente reconhecerá este alimento, uma vez que as lentilhas são uma grande fonte de proteínas. Isto é especialmente importante se estiver a pensar em aumentar o volume para o ginásio. No entanto, poderá ficar surpreendido com o seu aspecto natural.

Imagem: Mathia Coco/Shutterstock

As lentilhas parecem-se mais com a relva do que com as plantas comestíveis. Mas as pessoas têm comido esta deliciosa leguminosa há muitos milhares de anos. Originalmente, as lentilhas vieram da Ásia Central e espalharam-se por todo o mundo. Até os antigos egípcios guardavam algumas delas nos seus túmulos!

Alho-francês

Se leu The Lorax do Dr. Seuss ou assistiu o filme de animação, então estes vegetais podem parecer-lhe familiares. Não são parecidos com as árvores Truffula? Contudo, estas não são obra de ficção, mas sim alhos franceses que crescem no seu habitat natural.

Imagem: gene emrah/Shutterstock

Os alhos-franceses representam uma enorme parte da cultura galesa e eram tradicionalmente utilizados pelos soldados para mostrar a sua lealdade ao seu país. Naturalmente, um distintivo funcionaria muito melhor. O alho-francês tem vários benefícios para a saúde, incluindo antioxidantes, bem como algumas propriedades anticancerígenas.

Alcachofras

Seria fácil confundir as alcachofras naturais com um conjunto vistoso de flores, mas são muito melhores quando cozinhadas. Os humanos tendem a colher os rebentos das flores antes de brotarem. As alcachofras são utilizadas em várias saborosas receitas em todo o mundo.

Imagem: seed_shack/Instagram

É improvável que alguma vez veja outra planta tão vibrante como uma planta de alcachofra. Se estiver a procurar cultivá-las em casa, precisará de muito calor e humidade. Elas crescem melhor perto da região do Equador, em locais como o Mediterrâneo.

Quiabo

Como já deve saber, a maioria dos legumes não cresce no subsolo, e o quiabo não é exceção. Pode comer este delicioso legume num caril ou prová-lo em pickles para um pontapé extra. A coisa mais surpreendente é que o quiabo cresce debaixo de uma flor!

Imagem: yardveggie/Instagram

Além disso, o quiabo vem da mesma família que o algodão e o cacau. Apesar de não tentarmos comer diretamente da planta, quase todas as partes do quiabo são comestíveis, incluindo a flor. Pode pressioná-la para o óleo ou mesmo utilizá-la como substituto do café.