Insólito, sinistro e assustador. A Mãe Natureza precisa de férias…

By Hugo S

Basta olhar para a quantidade de animais carinhosos, afáveis e amorosos (até nos faltam adjetivos…) que existem por esse mundo fora para nos apercebermos de quão magnificas são algumas das criações da nossa Mãe Natureza. A internet está cheia de bons exemplos, e não falamos apenas de gatinhos fofinhos que provavelmente dominam o vosso feed de Instagram. Elefantes bebés, pinguins meigos e alpacas bastante divertidas são alguns dos animais mais ternos que podemos encontrar. Contudo, existe sempre o reverso da medalha: a Mãe Natureza tem também um lado negro, mais perverso, que faz com que venham ao mundo criaturas bizarras e inexplicáveis. Por mais que as personagens de ficção possam ser extravagantes e assustadoras, dificilmente ultrapassam algumas criaturas que existem na vida real. Estamos a falar de plantas estranhas que devoram animais, peixes com rostos bizarros ou fungos capazes de nos dar um arrepio na espinha. Não acreditam? Vejam com os vossos próprios olhos.

Baleias que dormem na vertical

Quem nunca adormeceu em pé, que atire a primeira pedra! Esperemos que não, pois em alguns isso até pode ser perigoso, mas não para estes grandes mamíferos marinhos. As baleias são dos maiores mamíferos que conhecemos, mas alguma vez se perguntaram como dormem estes animais?

Imagem cortesia de Franco Banfi/Instagram

Na verdade, as baleias têm duas formas de dormir: na horizontal, como a maior parte dos humanos, ou então nesta estranha posição vertical. Não nos importaríamos de ser um dos biólogos marinhos que as segue de perto; só é preciso ter atenção para não as acordar (ou enfurecer).

Uma surpresa no telhado

Para quem vive num apartamento na cidade, a maior parte dos insetos com que interage limita-se a pequenos insetos ou animais rastejantes. O caso muda de figura para quem vive numa quinta ou vivenda, por exemplo, na Austrália, local conhecido pela sua variedade de bichos horripilantes.

Imagens cortesia de Candycane7/Reddit

Este felizardo decidiu investigar o que tinha causado um estranho barulho no seu telhado logo pela manhã. Quando lá chegou, quase teve um ataque cardíaco ao ver esta grande cobra enrolada à volta de um pássaro. Diríamos que neste caso é melhor chamar os bombeiros, polícia… tudo!

Um campo de repolho bem particular…

Se acham que já viram isto antes, talvez num filme de terror ou ficção científica, provavelmente não se terão enganado…. É como se esta imagem nos mostrasse filas intermináveis bebés extraterrestres prestes a saíssem dos ovos, a qualquer altura. E, quem sabe, com a sua grande mãe extraterrestre à espreita, algures, pronta para atacar qualquer intruso.

Imagem cortesia de euein/Reddit

Pois bem, isto não é um cenário de um filme de terror, mas sim um campo de couves no Japão. Perguntamo-nos onde está a Sigourney Weaver com o seu lança-chamas quando precisamos dele… É preciso alguém que nos proteja de todas as espécies raras que possam sair das couves a qualquer momento.

Serão brócolos, musgo ou sapos?

O que não falta no nosso planeta são espécies estranhas que não parecem animais, mas sim outra coisa qualquer. Eis um belo exemplo. Estes sapos chamam-se mossy vietnamitas, normalmente encontrados no Vietname (como é que adivinharam?), mas também na China e em Laos.

Imagem gentilmente cedida por A Tree Frog Collective/Facebook

Mais do que a sua aparência particular, o sapo mossy gaba-se de uma característica que outros sapos não têm. Pode projetar a sua voz e fazê-la soar como se estivéssemos a ouvi-lo a dezenas de metros de distância. Este é um truque útil quando se trata de espantar predadores, ou simples humanos curiosos.

Um fungo que nos dá um arrepio na espinha

Para as pessoas que sofrem de aracnofobia, imaginar uma tarântula é o suficiente para lhes causar um pico de ansiedade instantâneo. Se pensam que uma simples tarântula é assustadora, o que dizer desta tarântula infetada com “cordycipitaceae”. O próprio nome é tao bizarro quanto o aspeto desta criatura.

Imagem cortesia de mennoconno23/Reddit

Cordycipitaceae é uma família de fungos parasitas que podem infetar alguns insetos e que lhes dá este aspeto de zombies. Um fungo mortal pode mesmo extinguir uma espécie inteira. Os esporos desenvolvem-se no animal e criam raízes nos seus músculos, e é aí que o fungo começa a reproduzir-se. Sabemos o que estão a pensar, mas não. Ao que parece, este fungo não infeta seres humanos (felizmente).

Uma centopeia nas calças

Acordar tarde de manhã porque o despertador não tocou, vestir qualquer coisa rapidamente, tomar o pequeno-almoço à pressa e conduzir até ao escritório. Parece o início de dia de milhões de pessoas, mas não o deste jovem azarado. Algures neste processo ele descobriu que tinha uma centopeia na braguilha das calças.

Imagem cortesia dos dados2342/Reddit

Imaginem a sensação de encontrar um animal com este a passear nas vossas nas próprias calças! Provavelmente prefeririam ir nus para o trabalho, do que continuar a usar as calças. Seria melhor atirá-las para a rua, regá-las com gasolina e pô-las a arder. Nunca mais as iriamos usar.

Uma rã em esteroides

Tal como outros animais, as rãs têm um papel importante no ecossistema. Elas são uma espécie importante porque medem a saúde do ambiente. Têm pele e poros sensíveis, o que as torna bastante permeáveis tanto à saúde da terra como à da água.

Imagem gentilmente cedida por Bernardo Segura/Flickr

A rã de enormes proporções que vêm na fotografia é muito provavelmente aquilo que chamamos de rã-touro, e algumas podem pesar até 3 quilos e crescer até 10 polegadas de comprimento. No entanto, esta espécie está diminuir em número, à medida que muitos destes animais são capturados para consumo humano (sim, é verdade…), mas também devido a um fungo mortal especifico que afeta esta espécie.

Uma surpresa nas paredes de casa

Spheksophobia. Não reconhecem a palavra? É uma das muitas fobias que existem, e define-se como o medo das vespas. As pessoas que sofrem desta fobia tendem a entrar em pânico ao avistar um destes pequenos animais. Esta fotografia pode induzir a fobia de vespas, mesmo que pareça que não vemos nenhuma na imagem.

Imagem cortesia de mchammer685/Reddit

O proprietário da casa em questão começou por ouvir ruídos atrás da parede, e acabou por encontrar esta bela surpresa: um enorme ninho de vespas. Diríamos que está na hora de deixar a casa, o mais rapidamente possível. Quem quereria viver numa casa com intrusos que se escondem nas paredes?

Mestre do Kung-fu

O louva-a-deus devora moscas, grilos, gafanhotos, e outros insetos para se alimentar. Contudo, e tal como a maior parte dos animais, não é apenas um predador: é também presa de insetos e animais de maior porte, tais como cobras e aranhas. O seu dia é passado ao redor de plantas à procura de outros insetos que se possam juntar ao menu.

Imagem cortesia de Taylord2112/Reddit

Imaginamos que o louva-a-deus desta fotografia estava a tentar afastar os predadores, e não a caçar. Basta olhar para a sua postura destemida e os braços algo ameaçadores, preparados para o ataque! Ok, talvez tenhamos visto demasiados filmes de ação.

“Estou a ver-te”

Da próxima vez que sentirem que algo ou alguém vos estiver a observar, olhem à vossa volta porque pode ser verdade. Por exemplo, pode haver um grupo de sapos mesmo atrás de vocês, a conspirar para vos atacar, ou no mínimo, vos pregar um valente susto.

Imagem cortesia da ops_castlebravo/Reddit

Esta fotografia pode não parecer assim tão ameaçadora, mas sem dúvida que nos provoca alguma ansiedade. É como se os sapos estivessem a observar cada movimento nosso e a preparar um plano para nos atacar a qualquer momento. Já vimos isto nos filmes!

Fascinantes teias de aranha

Se pensarmos bem, as teias de aranha fortes, intrincadas, construídas rapidamente, podem ser fascinantes. As aranhas têm um sentido de organização, método e até design de fazer inveja até a muitos humanos. O tamanho das suas teias é também cuidadosamente definido à partida. Não podemos dizer a mesma coisa sobre outros animais ou insetos.

Imagem cortesia de chasing_tranquility/Reddit

Muitas aranhas substituem diariamente as suas teias. Quanto mais horas as aranhas passarem a tecer, maiores são as teias, sendo recompensadas com maiores capturas. A aranha em questão parece ter tido um trabalho enorme, a julgar pela fotografia. Perguntamo-nos quanto demorou esta obra de arte…

Para onde fugiram os camarões?

Alguma vez foram à cozinha pensando que tinha restos de comida à vossa espera? Como por exemplo, um pouco de camarão? Há quem possa culpar os colegas de casa ou os animais de estimação, mas e se viverem sozinhos? Para onde fugiu a comida?!

Imagem cortesia de VeryFastWithACucumberNiceAndSlowWithAZucchini/Imgur

Provavelmente estariam longe de culpar as formigas por este crime. Na verdade, no que toca ao roubo de comida, as formigas estão numa liga à parte, basta ver esta fotografia tirada em flagrante delito. Estas formigas estavam demasiado ocupadas a transportar o camarão roubado para repararem na câmara. É preciso admirar o excelente trabalho de equipa!

Uma árvore nada amigável

Quem não gostava de subir às árvores quando era mais novo? Era uma atividade perfeita para explorar a nossa curiosidade, promover o raciocínio logico, desenvolver o nosso corpo e por vezes testar a capacidade de cicatrização das feridas do corpo.

Imagem cortesia de Hiptoro

No entanto, mesmo que não houvesse mais árvores no mundo a não ser esta na fotografia, não tentaríamos subir. Esta é a árvore da caixa de areia, uma das plantas mais perigosas do mundo, e é fácil perceber porquê. Esta árvore intrigante tem sementes explosivas que se parecem com pequenas abóboras. É de evitar!

Uma carraça desagradável

Uma das responsabilidades mais importantes do dono de um cão é assegurar-se que o seu canino não sofra de carraças. As carraças são verdadeiramente um pesadelo, pois transmitem bactérias e micróbios quando mordem, já para não falar que sugam o sangue dos cães.

Imagem cortesia de Nassii/Reddit

Como é que podemos saber se o cão tem carraças? Basta passar as mãos sobre o pelo do cão e ver se existe quaisquer solavanco e caroço. As carraças têm tendência para se prenderem ao pescoço, pés, orelha e à cabeça do cão. Mas o melhor é verificar também a boca do seu cachorro, para garantir que não lhe escapa nada.

A Mãe aranha e os seus bebés

O vosso bicho favorito, a aranha, a fazer uma nova aparição! É verdade que este animal deixa qualquer um de cabelos em pé. Estima-se que cerca de 6% da população mundial tenha aracnofobia. O medo das aranhas é muitas vezes o resultado de um trauma ou de uma experiência negativa.

Imagem cortesia de Trex2727/Reddit

As aranhas são frequentemente incluídas em filmes de terror porque assustam as pessoas. Pode-se pensar que esta foto foi tirada de um filme de terror, mas não é. Isto é o que uma pessoa viu em sua casa. Vamos ser honestos, se viram isto dentro da nossa casa, estamos a chamar controlo de pragas, e nunca mais vamos voltar lá dentro até que se tenha ido embora.

Os troncos têm ouvidos

Esta fotografia é apenas perturbadora a vários níveis; nem sabemos por onde começar. E se andássemos na floresta a falar mal de alguém e este ouvido estivesse nas redondezas? O que é que ele pensaria de nós? Este cogumelo é chamado cogumelo de orelha de madeira.

Imagem cortesia do professor400/Reddit

O nome até pode não ser de todo surpreendente, mas o facto de este o cogumelo ser comestível certamente o é. Ele tem uma textura crocante e gelatinosa e está frequentemente incluído em muitas receitas chinesas, tais como sopa quente e azeda e Suan La Tang.

Isto é uma aranha, um sapo, ou os dois?

Os sapos adultos são conhecidos por capturarem as suas presas com a sua língua longa e pegajosa. Alguns dos seus alimentos preferidos são vermes, lesmas, caracóis, e por vezes aranhas. Já os girinos jovens gostam de se alimentar de algas, antes de crescerem e de se tornarem carnívoros.

Imagem cortesia do Natureismetal/Instagram

O que nos parece é que este sapo tem uma aranha na boca, mas achamos que a pergunta que devemos colocar é o que é que aconteceu ao sapo? Parece que morreu e foi mumificado. Será que se engasgou com a aranha? Não sabemos o que aconteceu aqui.

Licença para entrar

É disto que são feitos os pesadelos não acham? O que fariam se vos dissessem que esta seria a porta do vosso quarto para esta noite de verão? Aceitariam de bom grado? E qual a probabilidade de estas criaturas entrarem na habitação ao abrir a porta? Pensamos que a probabilidade é demasiado alta para arriscar. Por esta altura nós já estaríamos à procura do hotel mais próximo.

Imagem cortesia da Natureismetal/Reddit

Diríamos que muito pouca gente aceitaria esta proposta e ficaria numa habitação assim. Dizer que há um pequeno problema com insetos seria um eufemismo, até porque isso já nos parece uma infestação.

Uma criatura estranha

Se são fãs do escritor H.P. Lovecraft, já devem ter ouvido falar de uma das suas criações mais emblemáticas, o Cthulhu. Esta entidade cósmica, mítica e extremamente poderosa encontra-se algures no Oceano Pacífico, na cidade de R’lyeh.

Imagem cortesia de SPL000Th/Reddit

Não concordam que isto se parece bastante com um pequeno Cthulhu? Será que se vai erguer do oceano e tomar conta do mundo? Esperamos bem que não. Felizmente, trata-se apenas de um polvo que sofreu uma mutação rara que fez com que os seus tentáculos se ramificassem. Que arrepios…

Lulas que têm… dentes?

Houve certamente um erro no código… A maioria de nós cresceu a acreditar que as lulas não tinham dentes, e certamente que muitos adultos pensarão o mesmo. Detestamos desapontar-vos, mas estão errados. Os tentáculos das lulas têm centenas de ventosas, e cada ventosa tem um anel de dentes afiados.

Imagem gentilmente cedida por Nemesis9007/Reddit

Basta olharem para a fotografia se não acreditam em nós. É curioso, no entanto, que algumas ventosas não tenham dentes, enquanto que outras têm autênticas lâminas de barbear proeminentes. Parece um bocado bizarro, na nossa opinião.

A vespa esfomeada

Sejamos sinceros: as vespas têm uma má reputação. São temidas e incompreendidas porque, embora possam ser agressivas, desempenham um papel importante no ecossistema. As vespas são ótimas no controlo de pragas, e ajudam a manter o equilíbrio no meio ambiente.

Imagem cortesia do espaço_monster/Reddit

Sem a presença das vespas, o mundo seria facilmente invadido por numerosos insetos e aranhas. Só no Reino Unido, as vespas capturam cerca de 14 milhões de quilos de presas, tais como as moscas verdes, lagartas, e outros insetos. Basta olhar para esta foto de uma vespa em ação, fazendo o que ela faz de melhor.

Um caracol extremamente assustador!

Se nunca viram caracóis durante o Inverno, é porque provavelmente porque estariam apenas a hibernar e a poupar a sua energia para poderem emergir na Primavera. A maioria dos caracóis atinge apenas cerca alguns centímetros de comprimento, e raramente se vêem caracóis de grandes dimensões.

Imagem cortesia de mossydeerbones/Reddit

No entanto, os caracóis terrestres gigantes africanos são uma espécie diferente: eles atingem frequentemente um tamanho médio de 8 polegadas de comprimento. São muitas vezes mantidos como animais de estimação exóticos, mas são também considerados uma das pragas mais invasivas do mundo. Há quem pense também que estes caracóis são portadores de um parasita que causa a meningite. Por isso, pense duas vezes antes de se aproximar de um.

Hora de comprar uma nova casa

Uma das coisas que adoramos nas abelhas é a capacidade que têm de nos fornecer o mel, mas muitas vezes temos curiosidade em saber onde constroem as suas colmeias. As abelhas selvagens fazem muitas vezes colmeias em fendas de rochas e árvores ocas. Mas como é que elas fazem as colmeias exatamente? Mastigando cera e ligando-a depois às células do favo de mel.

Imagem cortesia de screwywabbit/Reddit

Contudo, há raras ocasiões em que as abelhas constroem colmeias em locais bastante particulares, como por exemplo nas paredes da uma casa. Esperamos que o proprietário desta casa não tenha matado estas abelhas, pois a verdade é que o seu número está a diminuir rapidamente. Em casos como este, o melhor é chamar um apicultor; normalmente eles estão mais do que dispostos a adotar novas abelhas.

A árvore do esparguete

Os incêndios florestais assolam todos os anos várias áreas em todo o mundo, tais como a Califórnia, Austrália e a Amazónia. Os incêndios não só matam árvores e plantas como também prejudicam os animais que vivem na floresta. E neste capítulo, as plantas estão em desvantagem em relação aos animais porque (obviamente) não se podem mover nem escapar ao fogo.

Imagem cortesia de ButterCat/Reddit

A imagem mostra-nos uma árvore queimada depois de um incêncio, que despertou o interesse de muitas pessoas. Reparem no interior da árvore, que mais parece esparguete queimado. É realmente curioso…

Um peixe alienígena

Olhando para o seu aspeto completamente bizarro, diríamos que este peixe poderia vir do espaço, mas não. Vem das profundezas do oceano, e chama-se enguia lobo. Encontrado no Pacífico Norte, compete frequentemente com o polvo pelo seu território. Ao contrário do que o nome indica, não se trata de uma enguia, mas sim de um peixe longo e magro.

Imagem cortesia de uwPhoto/Imgur

A enguia lobo tem 200 vértebras espinhais e pode crescer até mais de dois metros de comprimento! A enguia fêmea pode pôr até 10 000 ovos numa toca, que leva cerca de 16 semanas a amadurecer. Esta espécie é por vezes tratada como animal de estimação e pode viver até 20 anos num ambiente de aquário.

A serpente ciclista

Já ouvimos falar muitas vezes de pessoas que são mordidas por cobras, seja nas suas casas ou em plena natureza. As cobras-reais são uma das espécies de cobras mais venenosas do planeta. Quando ameaçadas, elas podem levantar até um terço do seu corpo do chão, e rapidamente preparar um ataque.

Imagem cortesia de AbhinavGudavalli/Reddit

Não temos a certeza se a cobra na foto é uma cobra-rei, mas parece realmente ser uma. Mas perguntamo-nos como foi lá parar… Seria um animal de estimação, e o seu dono achou boa ideia levá-la com ele para uma volta na motorizada? E será que tocou umas notas de flauta para a fazer sair do buraco? Tantas perguntas e nenhuma resposta…

Cuidado com o rabiosque

Já se foram os dias em que nos podíamos simplesmente sentar em qualquer lugar, e nada de mal nos acontecia. Sejamos sinceros: quão horrorizados ficariam se fossem à casa de banho de manhã cedo e tivessem esta surpresa à vossa espera?

Imagem cortesia de whatisuniqueusername/Reddit

Conseguem imaginar ser mordidos por uma cobra nas partes… baixas? O vosso rabiosque ficaria inchado e quase paralisado, já para não falar das dores. Como muitos outros exemplos nesta lista, isto deverá ter acontecido muito provavelmente na Austrália.

Uma visão assustadora

Vale a pena ter muito cuidado com o que se põe na boca, porque a última coisa que se quer dentro de si são vermes intestinais. Só de pensar em vermes que se movem dentro de nós, até quase que nos dá vontade de vomitar.

Imagem cortesia de bloglevi/Reddit

Entre os vermes parasitas mais comuns que afetam os seres humanos estão os vermes redondos, os vermes planos e os vermes de cabeça espinhosa. Evitem comer peixe ou carne crua ou mal cozinhada, e desinfetem sempre os vossos utensílios, tábuas e bancadas antes de cozinhar. Se ainda não estiverem convencidos, temos a certeza de que esta imagem servirá como aviso…

Cresceu uma cauda na sua boca?

Os coiotes são muitas vezes confundidos com cães domesticados, mas não é difícil encontrar algumas marcas que os distinguem dos cães: têm orelhas e caudas eretas e pontiagudas que caem ligeiramente quando correm. Além disso, têm caudas longas, que são frequentemente metade do comprimento do seu corpo e têm barrigas e gargantas brancas.

Imagem gentilmente cedida por Jay-smash/Reddit

O coiote na fotografia não tem uma cauda a crescer na boca, caso ainda estivessem na dúvida. É pior que isso: está a mordiscar um esquilo. Os coiotes comem ratos, coelhos, e esquilos, entre outras coisas. Por vezes, passam também pelo lixo humano e comem animais domésticos.

Um peixe com quatro olhos?

Não sabemos bem que tipo de peixe é este, mas parece ser um produto de uma central de resíduos nucleares… Não ficaríamos surpreendidos se este animal de repente começasse a comer seres humanos. Parece um peixe-gato, mas não conseguimos ter a certeza.

Imagem cortesia de chandraholt8888/Imgur

Este peixe foi avistado na Amazónia e parece que prospera na lama, até porque tem a mesma cor. Tem os olhos um pouco mais acima que o habitual, o que é característico do peixe-gato. Embora pareça que tem quatro olhos, ao vermos mais de perto apercebemos-mos que os outros dois não são olhos mas talvez guelras.

O que raio é isto?

Por muito que olhemos para esta fotografia, não conseguimos descodificar o que se passa aqui. Não se trata de um peixe, mas também não é o que muitos de vocês possam estar a pensar (e que não podemos mencionar neste artigo). A pessoa que enviou esta fotografia apanhou esta “coisa” de tons cor-de-laranja numa tranquila manhã de pesca.

Imagem cortesia das folhas de outono1316/Imgur

Há quem diga que se trata de carne de porco do mar, também chamada de “sea squirts”. Este invertebrado comum assemelha-se à gordura de porco, pelo que lhe foi dado esse nome. Alguns curiosos por vezes recolhem-nos e levam-nos para o museu, mas a verdade é que são bastante comuns, especialmente na Florida, nos Estados Unidos.

Perdão… tem algo crescer nas suas pernas

Atualmente as sanguessugas têm uma reputação bastante má, e não é difícil de adivinhar porquê? Mas sabiam que em tempos foram usadas para tratar de tudo, desde o estrangulamento até às dores de cabeça? Encontram-se em todos os continentes, exceto na Antárctida. Contudo, existem inclusive sanguessugas marinhas nas águas da Antárctida.

Imagem cortesia de otomennn/Reddit

Nem todas as sanguessugas se alimentam do sangue, mas as que o fazem são mais valiosas para a medicina. São frequentemente manipuladas pelos cirurgiões para serem usadas como pequenos aspiradores que sugam e limpam o sangue. Contudo, temos a certeza de que a pessoa na fotografia não está a ser operada, mas deve ter passado por algum lago, acabando com várias sanguessugas no tornozelo.

Cuidado com a cauda

Os elefantes são os animais terrestres de maiores dimensões, e as duas espécies diferentes podem ser facilmente distinguidas pelas suas orelhas. Os elefantes africanos têm orelhas grandes, enquanto que os seus primos asiáticos têm orelhas mais pequenas. São criaturas inteligentes, mas infelizmente são frequentemente alvo de caçadores por todo o mundo.

Imagem cortesia de RemoteBox/Reddit

Toda a gente está familiarizada com os elefantes, mas já alguma vez olharam de perto para a cauda de um destes animais? A cauda de um elefante pode crescer até mais de um metro de comprimento. Nesta caudas crescem também pêlos bastante grossos; a julgar pela sua aparência, parecem quase arame…

O que raio é aquilo na boca deste peixe?

As enguias vivem tanto em água doce como em água salgada, e apesar de se parecerem com as serpentes, não deixam de ser peixes. Gostam de se esconder em cavernas e fendas nas rochas, e têm dentes muito afiados. Esta pessoa encontrou uma enguia perto da praia, numa posição estranha, e não hesitou em tirar uma fotografia.

Imagem cortesia de nachokings/Reddit

Aparentemente, esta enguia engasgou-se com a sua presa, um peixe, acabando na costa do México. Esta é uma lição para todos: não devemos ter mais olhos que barriga. Mas, agora perguntam vocês, se os peixes têm guelras, como podem então morrer engasgados? Bem, essa é uma discussão que teremos que deixar para outra altura…

Uma tartaruga que precisa de manicure

Não, isto não é um parasita que entrou na carapaça da tartaruga, trata-se mesmo das longas e afiadas unhas da uma tartaruga. Depois de ver esta foto, a primeira coisa que nos veio à cabeça foi um salão de estética onde encontraríamos várias tartarugas vaidosas a cuidar das mãos e pés.

Imagem gentilmente cedida por LuciferLOL666/Reddit

Não sabíamos que as unhas das tartarugas precisavam de ser cortadas, até vermos esta fotografia. Mas isto só se aplica às tartarugas mantidas como animais de estimação. E as tartarugas na natureza? Quem corta ou apara as suas unhas? Talvez haja realmente um salão de estética para tartarugas por aí.

Querem um dueto?

Rãs e sapos são parecidos e são muitas vezes confundidos uns com os outros, mas as rãs são maioritariamente aquáticas, enquanto que a maioria dos sapos vive em terra. As rãs têm dentes, os sapos não. As rãs são também mais longas e compridas. Outra característica distintiva é que os sapos têm pele seca e acidentada e as rãs têm a pele mais viscosa e suave.

Imagem gentilmente cedida por Julie-Anne O’Neill/Instagram

Temos 90% de certeza de que a criatura na fotografia acima é um sapo, mas ficámos completamente fascinados pelo facto de o sapo e a pequena cobra na sua boca terem ambos a boca aberta no momento em que esta foto foi tirada. A cobra sabe que está prestes a tornar-se numa vítima, e por isso talvez esteja a tentar lutar pela vida (e não a sorrir para a câmara).

Serão olhos verdadeiros?

Os olhos das cobras não diferem muito dos olhos da maioria dos vertebrados terrestres. No entanto, alguns cientistas pensam que para se adaptarem; as cobras tiveram de reinventar os seus olhos de alguma forma. As serpentes focam os seus olhos movendo as lentes cristalinas para trás e para a frente.

Imagem cortesia de oficialjoeyacnl/Reddit

Ao contrário dos seres humanos, as cobras não têm pálpebras para proteger os seus olhos; em vez disso têm uma escala ocular chamada “spectacle” que se renova sempre que fazem cair as suas escamas. No entanto, não temos a certeza se esta serpente funciona como as outras, até porque tem os dois olhos numa só órbita.

Um assassinato lamacento

Cuidado quando se passeiam na terra ou na lama, ou pode acabar como esta pessoa. Não prestou muita atenção ao caminho, e quando olhou para baixo já era demasiado tarde: encontrou várias aranhas viúvas negras. Felizmente para esta pessoa, todas elas estavam já mortas.

Imagem cortesia de cooterpatooter/Reddit

A viúva negra tem um veneno que é 15 vezes mais potente que o da cascavel. Embora as suas picadas sejam frequentemente fatais para as crianças pequenas, as vítimas adultas normalmente sobrevivem, mas tal não significa que uma picada seja menos dolorosa. Os principais sintomas costumas ser dor muscular, dormência e náusea.

Carregando um grande fardo

É um equívoco comum pensar que as vespas só fazem ninhos no alto das árvores. Também podem fazer as suas casas em caves, sótãos, forros de telhado, caleiras e galpões de jardim. Podem também fazer ninhos nos buracos e fendas de muros.

Imagem gentilmente cedida por dante7894/Reddit

Este caracol teve a infelicidade de ter um ninho de vespas construído em cima da sua concha. É quase como… carregar o mundo sobre as próprias costas. Quão azarado se pode ser? Temos bastante pena deste caracol, e esperamos que a pessoa que tirou a fotografia tenha ao menos removido o ninho.

Que fiquem longe de nós!

Muitas vezes pensamos nas formigas como criaturas inofensivas. Sim, elas podem roubar-nos umas migalhas aqui e ali, mas geralmente não causam estragos. Mas esperem até se depararem com as formigas de floresta. Conhecidas como sendo agressivamente territoriais, elas esguicham um tipo de ácido do seu abdómen com odor a vinagre.

Imagem cortesia de NowScienceNews/Twitter

Este ácido é utilizado para afastar aves e outros predadores, bem como para apanhar as suas presas. Quando a presa é imobilizada, arrastam-na de volta para o seu ninho para serem desmembradas. Bem, quando descrevemos as coisas desta forma, parece que estamos a ouvir ou a ler um documentário sobre um assassino em série.

Um monstro sob o microscópio

Desde que o microscópio eletrónico foi inventado, temos sido capazes de ter perspetivas bem melhores sobre coisas verdadeiramente minúsculas. Hoje em dia, não podemos imaginar o mundo sem ele. Só de pensar nos pequenos detalhes sobre a vida e o universo que teríamos perdido…

Imagem cortesia do tespacepoint/Reddit

Contudo, as coisas são normalmente mais assustadoras ao microscópio. Basta olhar para estes vermes das profundezas do mar. Parece o monstro do filme “Tremors”. Onde estão o Kevin Bacon e Fred Ward? Precisamos deles agora mesmo.

Um gato que vos assustará durante a noite

O gato esfinge é único em comparação com outros felinos devido à (quase) ausência de pêlo. Ao contrário do que se pensa, eles têm uma fina pelagem, que quase se parece com a pele de um pêssego. Esta espécie distingue-se também por não ter pestanas ou bigode.

Imagem cortesia de jazzy.purrs/Instagram

Além destas diferenças óbvias, o maior problema do gato da fotografia não é só a falta de pêlo, mas sim a ausência de olhos. Imaginem como ficariam ao encontrarem este gato durante a noite…

Surpresa ao atestar o depósito

Como já devem ter percebido, as vespas são perigosas porque tendem a ser territoriais, e não hesitarão em usar o seu ferrão para atacar qualquer intruso. Elas costumam atacar em grupo, por isso os ferimentos causados por uma centena de bichos como este podem ser bastante graves.

Imagem cortesia de Market-Maker/Reddit

Imaginem a surpresa desta pessoa quando pediu emprestado o camião do seu vizinho e quis encher o depósito antes de o devolver ao proprietário. Neste caso, não nos atreveríamos a atestar o depósito. Daríamos apenas o dinheiro ao nosso vizinho e deixávamo-lo resolver a questão sozinho.

Mas que raio aconteceu?

Estamos tão confusos como vocês… O que poderia ter causado isto? O que aconteceu ao pobre pássaro que a única coisa que resta dele são as suas garras presas a esta árvore? Será que o pássaro decidiu dar um passeio mas esqueceu-se das suas patas? Quem nunca.

Imagem cortesia de 6ThreeSided9/Reddit

Podemos elaborar diferentes teorias sobre o que poderá ter acontecido a esta pobre ave, mas a mais plausível talvez seja a de que a ave deve ter sido caçada por um predador de grande porte, mas não sabemos exatamente de que espécie. Fica o mistério.