O que fazer (ou não) para estar sempre bem na fotografia!

By Hugo S

Foi há quase dois séculos que foram tiradas as primeiras fotografias. Hoje, o ato de tirar uma fotografia é mais comum do que nunca, muito devido à tecnologia avançada que temos ao nosso dispor, no nosso bolso. Embora seja extremamente fácil tirar fotografias – quer seja para exibir o vestido novo ou para guardarmos os nosso momentos especiais – nem sempre conseguimos o resultado que tínhamos em mente. É preciso prestar atenção à iluminação, ao enquadramento, à pose, à roupa, e a muitas outras coisas. Felizmente, alguns peritos em fotografia oferecem-nos ajuda em plataformas como o Instagram, e uma delas é Bonnie Rodríguez Krzywicki. As dicas que vão ver a seguir vão fazer as vossas fotografias parecerem profissionais. Não têm que agradecer!

Elegância com o seu “mais que tudo”

Vão de férias com o vosso companheiro ou companheira? Estão à procura de ideias para fotografias de casal que pareçam minimamente decentes? Eis uma ótima dica: em vez de tirarem a foto habitual onde estão lado a lado, podem em vez disso tentar esta pose.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Sentem-se no banco mais próximo, peçam ao vosso namorado ou namorada que fique ao vosso lado, e digam-lhe para olhar noutra direção. Depois disso, só têm de fazer uma cara séria – ao que parece isso faz-nos mais “chiques”.

Costas direitas, sempre!

Estão a planear usar as peças de roupa novas que compraram na semana passada, e querem mostrá-las nas redes sociais? Um conselho importante: por mais bonita que seja a roupa, se parecerem uma pessoa desajeitada, isso vai arruinar a fotografia.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Tirar fotografias enquanto se está sentado é uma tarefa mais complicada do que parece à primeira vista. Se se desleixarem, não ficarão bem na fotografia. Por isso, endireitem as costas e juntem os joelhos enquanto dobram ligeiramente a perna mais próxima da máquina fotográfica. E nunca olhem diretamente para a câmara – essa é a chave para o sucesso!

Roupa casual que funciona para vocês

Como é obvio, nenhum de nós usa roupa sofisticada a toda a hora. No caso de quererem sair para uma corrida ou para ir ao ginásio, há uma forma de conseguir um simples look atlético. Ora vejam só.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Se quiserem fazer com que o jogging pareça (ainda mais) cool, procurem a ponte mais próxima e encostem-se a um corrimão. Encostem-se ao corrimão e olhem para longe da máquina fotográfica. Este truque vai fazer inveja aos vossos amigos.

De lado é a solução

Muitas pessoas podem não gostar do seu perfil (lateral), mas a verdade é que, se conseguirem tirar uma boa fotografia dessa forma, as probabilidades são de ficar realmente espantosa. Nada se compara a uma pose como esta – não é de admirar que os fotógrafos estejam constantemente a tirar fotografias de perfil dos seus modelos.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Se acabou de arranjar o cabelo, não se limite a tirar uma fotografia de si próprio a olhar diretamente para a câmara. Vire-se de lado, olhe para o horizonte, apoie um braço na barriga enquanto traz a outra mão para o lado do seu rosto. Parece difícil, mas o resultado compensa!

A iluminação é a chave

A nossa pose determina frequentemente o resultado final de uma fotografia, mas a iluminação tem também um papel primordial. Não podem esperar conseguir uma boa imagem num local com pouca iluminação. Felizmente, esse problema pode ser facilmente corrigido com aplicações de edição de fotografia.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Quando quiserem tirar uma fotografia no exterior, certifiquem-se que ajustam as definições na aplicação da câmara fotográfica ou do telefone. Outra dica para fazer este tipo de imagens parecerem decentes é tirar sempre a fotografia quando estiver a caminhar para a frente – isso faz com que as suas pernas pareçam mais bonitas!

Espelhos que trabalham para nós

As selfies no espelho são icónicas, e a maioria de nós já tirou pelo menos uma (mas provavelmente muitas mais). O problema é que as selfies, quando são mal tiradas, nem sempre fazem com que fiquemos bem na fotografia.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Quando se tira uma fotografia como esta, um braço está obviamente a segurar a câmara, e muitas pessoas não sabem o que fazer com o outro. Segundo Bonnie, em vez de deixar o braço pendurado numa posição estranha, podem colocar a mão na cintura e virar ligeiramente o seu corpo para o lado.

Usar janelas a nosso favor

Estão hospedados num bonito quarto de hotel e querem tirar boas fotografias? No caso de haver uma janela (muito provável) ou até um painel de vidro (ainda melhor!), podem usá-los como suporte para as vossas fotos glamorosas. Querem saber como? É bastante simples.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Bonnie nos diz que em vez de tirar fotografias normais no quarto, podemos-mos colocar atrás do vidro, enquanto o fotógrafo fica no outro lado. Desta forma, o reflexo vai fazê-lo parecer mais sofisticado e dar à sua fotografia um estilo profissional.

Os ângulos são importantes!

Quando tirarem fotografias, têm de ter em mente alguns aspetos essenciais, se quiserem que elas fiquem como se estivessem numa sessão fotográfica profissional. Um destes aspetos é o ângulo da máquina fotográfica.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Evitem a todo o custo os ângulos superiores. Se a câmara vos estiver a captar de cima para baixo, parecerão muito mais baixos. Pelo contrário, se a câmara estiver a fotografar-vos de baixo para cima, vão parecer mais altos. Simples, não é?

Agachamentos podem ser uma opção

Se quiserem fazer com que a vossa página do Instagram faça inveja a todos os vossos amigos, têm não só de tentar manter a mesma estética em todas as fotografias, mas convém também tentar tirar fotografias que se distingam de tudo o resto.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

A primeira coisa que têm de fazer é evitar sorrir para a câmara. Sabemos que isto pode parecer contraintuitivo, mas os sorrisos normalmente não nos fazem mais poderosos, mas sim mais “fofinhos”. Em vez disso, agachem-se (sempre com as costas direitas) como Bonnie o faz, et voilà!

Pés em linha recta, nunca mais

Um dos maiores erros que as pessoas cometem quando tiram fotografias é ficarem de pé com as mãos desconfortavelmente colocadas em frente ao corpo. É a maneira mais rápida de desperdiçar qualquer hipótese de mostrar as vossas curvas.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Na primeira fotografia, podem ver do que estamos a falar. Felizmente, Bonnie tem a solução perfeita para este problema. Basta pôr uma mão na parede e a outra no bolso da frente. Depois, uma perna à frente da outra. Desta forma, parecerão definitivamente mais elegantes!

Posar na praia não tem que ser difícil

Quando vão de férias balneares, é normal que queiram partilhar os melhores momentos junto ao mar com os seus amigos e conhecidos. Caso queiram fazer com que as vossas fotografias de férias na praia fiquem incríveis, aqui vai outra dica.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Em vez de se sentarem simplesmente na areia, podem ficar de joelhos e apoiar os braços na parte lateral do fato de banho. Quando se faz uma pose como a da fotografia à esquerda, dá a impressão de termos um par de quilos a mais. Já a segunda pose é inspirada nas modelos de revista.

Cruzar as pernas é essencial, mesmo em pé!

Muitas mães aconselham constantemente as suas filhas a cruzarem as pernas, mas porquê? Mesmo em pleno século XXI, as mulheres são constantemente incentivadas a cruzar as pernas sempre que se sentam, mas sabemos que na verdade não é realmente necessário seguir esse conselho.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

No entanto, quando se trata de tirar fotografias, este gesto é sempre bastante elegante, mesmo quando não se está sentado. Quando cruzamos as pernas perante a câmara elas tendem a parecer mais longas, o que também ajuda a roupa a sobressair.

Lembrem-se do pé!

Ao tirar fotografias, cada pose irá determinar a nossa aparência e mesmo a personalidade que mostramos ter. Para fotografias mais descontraídas, este truque funciona às mil maravilhas.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Sabemos que o protocolo dizia para não sorrir para a câmara, mas podem ignorar esta regra e sorrir se se sentirem mais à vontade. Nem toda a gente gosta de parecer séria nas suas fotografias, por isso podem sorrir, abrir os braços, e pé no ar!

Fotografias amorosas

Quando querem tirar uma fotografia com o vosso parceiro ou parceira, existem muitas opções. Podem parecer divertidos, bonitos, sexy, ou simplesmente apaixonados um pelo outro. A única coisa que precisam de saber é como posar para que as vossas fotografias decasal fiquem espantosas.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Em vez de adotar uma pose básica do género “um ao lado do outro e sorrir para a câmara”, podem sempre tentar a estratégia dos níveis. Os níveis são bastante simples: um de vocês tem de se sentar, e o outro permanecerá de pé. É uma boa forma de tornar a imagem mais bonita e dinâmica.

Diversão na neve

Tirar fotografias durante o verão é tarefa fácil, pelo menos quando comparado com a temporada de inverno. Desde logo porque as várias camadas de roupa podem ser traiçoeiras, e porque temos de agir como se as temperaturas brutalmente frias não nos incomodassem de todo.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Em vez de se embrulharem na roupa de Inverno que vos faz parecer um boneco de neve, podem tornar as vossas fotografias mais divertidas. Basta ficar um pouco mais de lado (em vez de ficar de frente para a câmara) e pedir ao fotógrafo para tirar a fotografia assim que abanarem o cachecol. A segunda fotografia tem muito melhor aspeto do que a primeira, não concordam?

Combinem a roupa com os arredores

Não há dúvida de que a roupa tem um papel primordial nas nossas fotografias. De que serve fazer a nossa melhor pose se o que temos vestido não combinar de todo com o resto da paisagem?

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Na foto acima, Bonnie dá-nos duas dicas essenciais. Uma é que nunca se deve deixar os braços desamparados ao lado do corpo. Em vez disso podemos pôr as mãos na cintura ou nos bolsos das calças ou do casaco. A segunda dica é combinar a roupa com o espaço circundante – vai ficar ainda melhor!

A fotografia de praia perfeita

Para aqueles de nós que não vivem perto do mar, não é todos os dias que podemos visitar uma praia solarenga e agradável. Por isso, é normal querer aproveitar o momento ao máximo, e captá-lo com uma máquina fotográfica.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Em vez de cruzar as pernas ao estilo indiano e olhar para a câmara, olhem para o horizonte, endireitem as costas, e cruzem as pernas pelos joelhos, como na fotografia. Desta forma irão parecer superdescontraídos.

Iluminação à nossa frente

Numa das fotografias anteriores, mencionámos a importância da iluminação. Quando não é possível obter iluminação natural, pode-se sempre utilizar um anel de luz ou outros adereços para iluminar o espaço.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Informação importante: nunca virar as costas à luz. Caso caiam nesta armadilha, as vossas fotografias ficarão escuras e até difíceis de editar. Além disso, não se esqueçam de manter o queixo bem erguido, principalmente se se tratar de uma selfie!

Confortável no seu ambiente

Não há nada pior do que não se sentir confortável própria pele. Por vezes, simplesmente não nos conseguimos divertir por alguma razão, e este sentimento desconfortável torna-se aparente, mesmo através da lente de uma máquina fotográfica.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Em vez de tirar fotografias à pressa, esperem até estarem familiarizados com o ambiente circundante, até se sentirem confortáveis. Só então deverão tirar fotografias que vos façam justiça – e não tenham medo de aproveitar ao máximo os adereços à vossa volta, como sofás, mesas ou bancos.

Se tiverem de se agachar, façam-no com estilo

Há diferentes maneiras de posar para a fotografia – por esta altura, já sabem isso melhor que ninguém. Por vezes, uma determinada pose pode não servir, mas há sempre outras opções.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Por exemplo, se quiserem tirar uma fotografia enquanto estão de cócoras, não vão querer certamente parecer desengonçados, o que é bastante comum nas fotografias deste género. Tudo o que é preciso é uma cara séria e uma pose relaxada e sem esforço (aparente).

Um passo em frente…um passo atrás

Todos já ouvimos aquela expressão popular que diz: “um passo atrás, dois passos à frente”. Não só já ouvimos como alguns de nós já experienciou uma situação destas.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Mas passemos ao que interessa: em vez de ficarem de pé perante a lente da câmara, podem facilmente fazer com que as vossas fotografias pareçam mais vivas e dinâmicas. Basicamente, o que se tem de fazer é dar um passo em frente e outro atrás. Bastante simples, não é?

Tirar o máximo partido da roupa

Desengane-se quem pensa que é preciso comprar imensas peças de roupa e acessórios exuberantes para encontrar o outfiit perfeito. Só têm de saber como tirar o máximo partido daquilo que já têm em casa.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Por exemplo, o vestido que Bonnie está a usar pode parecer apenas um simples vestido, na primeira fotografia. Mas quando ela “abre” o vestido e deixa a fenda tomar conta do espetáculo, parece que está pronta para ir a uma festa!

Mostre as suas curvas

Nem todos se sentem confortáveis em mostrar as suas curvas, e não há nada de mal com isso. A dica número um para tirar as fotografias perfeitas é não fazer nada que vos deixe desconfortáveis, até porque isso irá transparecer através das fotografias.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

A boa notícia é que existem formas subtis de mostrar as vossas curvas, e de se sentirem confortáveis a esse respeito. Vistam um bom blazer, ponham a mão na cintura (dentro do blazer) e levantem o queixo. Perfeito!

Casacos apertados = aspeto elegante

Por vezes, quando se tiram fotografias com casacos, elas não saem como esperado. Alguns casacos simplesmente não fazem justiça ao nosso corpo e escondem todas as nossas curvas. Mas tudo muda de figura se comprarmos um casaco bem ajustado.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Uma comparação rápida entre as duas imagens mostra-nos que, na primeira, o casaco aberto não faz sobressair o corpo de Bonnie. Na segunda imagem, com o casaco bem junto ao corpo, podem ver como Bonnie parece ainda mais elegante.

Expandir o corpo é boa ideia

Mesmo que as fotografias não se movam, podemos acrescentar-lhes dinamismo com apenas alguns truques. Por esta altura, já devem saber que deixar os braços pendurados ao lado do corpo não é a melhor opção.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Em vez de deixarem os braços por conta própria, ponham as mãos na cintura. Desta forma, poderão mostrar as curvas femininas da vossa cintura. Podem ainda levantar o queixo e até uma sobrancelha.

Ângulo certo, precisa-se

Esta não é a primeira vez que falamos de ângulos. O enquadramento da câmara quando se tira a fotografia é a chave para uma boa foto, mas a posição do corpo também. Podem até usar a roupa perfeita, mas nada disso importa se não posarem no ângulo correto!

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Em vez de ficarem de pé em frente da câmara, podem virar o vosso corpo para o lado e colocar uma mão na cintura. Se posarem como Bonnie o faz na foto à esquerda, o vosso corpo não irá sobressair tanto. Mas se em vez disso imitarem a segunda pose, parecerão mais confiantes!

A confiança é tudo

Por falar em confiança, existem simples truques que nos deixam mais confortáveis perante a máquina fotografia, algo que é extremamente importante.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Esqueçam as poses elegantes, a maquilhagem, ou até a roupa. Desde que tenham confiança, 50% do trabalho está feito. Veem a diferença entre as fotografias acima? Na primeira podemos ver que Bonnie parece hesitante. Há uma mudança drástica na segunda fotografia, e é tudo graças à sua confiança!

Outra forma de tirar selfies no espelho

Já vos mostrámos como é que se pode tirar a fotografia perfeita em frente ao espelho. No entanto, caso tenham um espelho de grandes dimensões, existe outra forma de tomar o melhor partido de uma fotografia como esta.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Se quiserem tirar uma fotografia um pouco mais artística sentados no sofá ou na cama, não façam a habitual pose “olhar para si próprio a partir do ecrã do seu telefone”. Em vez disso, olhem para o lado, façam uma cara gira, e tirem a fotografia!

Inovar as fotografias românticas

Aqui vai mais uma dica sobre como tirar fotografias com os vossos companheiros. Enquanto a maioria das pessoas tende a contentar-se com as mesmas poses de sempre, vocês podem elevar a fasquia quando se trata de fotografias de casal.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Como sempre, a regra número um é não ficar completamente estático a olhar para a câmara. Por vezes, basta um ligeiro movimento, e conseguirão as fotografias mais adoráveis de sempre. Podem ver a diferença entre as duas fotografias acima e como acrescentar um pouco de movimento à fotografia faz toda a diferença.

Por vezes, o sorriso não é a melhor opção

É verdade que sorrir para a fotografia é uma ótima maneira de mostrar às pessoas que somos alguém simpático. Mas ninguém quer parecer simpático em todas as fotografias, pois não? Parecer um pouco mais sério e sofisticado é a nova tendência, então porque não experimentá-la?

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Não é má ideia mudarem a vossa pose habitual e tentarem algo um pouco mais ousado. Ponham as mãos na cintura (mais uma vez) e evitem olhar para a câmara.

Iluminação e queixo: duas palavras-chave

Existem por aí pessoas que acreditam genuinamente que tirar fotografias de costas para a luz é o ideal. Como mencionámos anteriormente, não é bem assim, antes pelo contrário. Quando se fotografa num local com boa iluminação (junto a uma janela, por exemplo), é importante estar de frente para a luz.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

A diferença entre estas duas imagens é mais do que óbvia. Na primeira, a iluminação é horrível, e não favorece as características físicas de Bonnie. Basta dar uma volta de 180 graus e tudo parece melhor. Até o seu cabelo parece mais bonito!

Fotos na casa de banho até podem ficar bem

Todos nós temos hábitos e ideias peculiares, por isso estamos aqui para julgar ninguém. Algumas pessoas gostam de tirar fotografias ao pé de uma janela ou ao lado de uma bela planta. Outras gostam de tirar fotografias nas suas casas de banho.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Em alguns casos, a casa de banho pode ser um dos espaços mais chiques da casa, por isso não é de admirar que certas pessoas gostem de tirar fotografias nesse espaço. Embora seja um pouco arriscado (para principiantes, sobretudo…), pode fazer com que as suas fotografias de casa de banho pareçam extravagantes. Basta manter as costas direitas e fazer uma cara sedutora.

Fotografias invernais

Quando falamos das tendências do Instagram, então temos que falar de fotografias espontâneas. Já vos falámos deste tipo de fotografias e de como podem funcionar. Aqui está outro exemplo.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Não têm de parecer estranhos neste tipo de fotografias, até porque na verdade elas por vezes não são realmente espontâneas. Não há vergonha nenhuma em posar de uma forma que dê a impressão de que estavam desprevenidos quando a fotografia foi tirada.

Aproveitem a varanda ao máximo!

Se já não viajam há algum tempo e não têm vontade de republicar as fotos antigas daquela aventura na Grécia de há 20 anos atrás, eis uma ideia. Vistam uma roupa de que gostem e aproveitem ao máximo a vossa casa.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Esta dica funciona incrivelmente bem se tiverem a sorte de ter uma bela vista da vossa varanda, ou então se tiverem um quintal espetacular para exibir. Nem sequer têm de usar ou fazer nada de extravagante. Talvez só pôr um chapéu e fazer algumas poses conceptuais (nada de exagerado) para esta sessão fotográfica improvisada, e estão prontos para a ação!

Esqueçam a timidez!

Sentir-se tímido perante a máquina fotográfica é algo absolutamente normal. Ao vermos as fotografias de um “influencer” podemos ficar complexados, ou com uma sensação de que não somos bons o suficiente…

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Embora isto não seja uma dica para uma pose, é um concelho valioso que vos ajudará quando sentirem que não estão com bom aspeto, mas mesmo assim queiram tirar uma fotografia marota. Não se escondam atrás de um casaco de inverno ou de uma caneca – sejam descomplexados e tirem as fotografias mais bonitas que conseguirem!

Uma perna perto da câmara fotográfica

Caso já se tenham esquecido, aqui está um lembrete importante que fará com que todas as vossas fotografias de corpo inteiro tenham um aspeto ainda melhor. Se quiserem mostrar a vossa roupa, certifiquem-se mantêm sempre uma das pernas mais próxima da máquina fotográfica, pois ela irá acrescentar ângulos e profundidade à fotografia.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Quando acrescentamos ângulos à fotografia, ela torna-se ainda mais interessante. Basta uma perna à frente da outra, e isso é o suficiente para exibir mais as curvas. Além disso, reparem como a Bonnie está a levantar ligeiramente o queixo para acrescentar mais poder à sua fotografia.

No chão, sem vergonha

Com que frequência vêm pessoas a posar sentadas no chão? A maioria das “influencers” recusaria sentar-se no chão perante a lente da câmara, mesmo que fosse para tirar uma fotografia para o Instagram.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Não tenham medo de se sentarem no chão (especialmente quando estiverem na vossa própria casa) para tirar fotografias. Cruzem as pernas como Bonnie o faz na segunda fotografia, coloquem a vossa melhor cara de “rapariga poderosa”, e impressionem os vossos seguidores!

Prioridade: fotografias da cintura para cima

Tirar fotografias de corpo inteiro é um dos maiores erros que as pessoas cometem quando tiram fotografias. Embora não haja nada de errado com este tipo de fotografia (isto é, desde que saibam como posar), talvez devessem dar prioridade às fotografias da cintura para cima.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Se não tiverem a certeza do que fazer, peçam ao vosso fotógrafo para tentar fotografar-vos das duas formas – corpo inteiro e da cintura para cima. Depois comparem as fotografias e tirem uma conclusão por vocês mesmos. Mas apostamos que a segunda versão ira parecer melhor!

Cintura livre

Bem sabemos que é difícil para alguns de nós aceitar o nosso corpo tal como ele é. Claro, a sociedade atual está a mudar, e as pessoas estão cada vez mais conscientes e tolerantes, o que é ótimo. Mas, se quiserem parecer ainda mais bonitas nas vossas fotografias, aqui vai uma dica pertinente.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Se estiverem na praia ou num resort, e quiserem tirar uma boa fotografia para o Instagram, lembrem-se de não se descuidarem. Se mantiverem as costas direitas, mais facilmente exibirão as vossas curvas!

Boas fotografias em casa

Não tiramos fotografias apenas quando estamos de férias – dizer isto é quase uma espécie de eufemismo. A verdade é que quando estamos em casa também temos tempo e disposição para tirar fotografias.

Bonnie Rodríguez Krzywicki/Instagram

Quem disse que tirar fotografias em casa não pode ser glamoroso? Se o vosso chuveiro tem uma porta de vidro, podem usá-la para fazer com que as vossas fotografias caseiras pareçam profissionais. Ponham uma maquilhagem discreta, molhem o cabelo, e deixem um pouco de água sobre o vidro. O resultado será semelhante ao que se pode ver na imagem acima.