45 Formas Geniais De Poupar Energia E Economizar Dinheiro

By Hugo S

Para quem vive em cidades mais frias, o inverno é aquela época do ano em que fazemos absolutamente tudo para estarmos quentes e confortáveis em casa, o que inclui forçosamente ligar todo o tipo de aquecedores.

Embora esta solução seja talvez a mais prática, infelizmente deixa uma pegada não só ecológica mas também na nossa carteira, o que não vem nada a calhar tendo em conta o atual momento que vivemos.

Seja qual for o motivo para quererem reduzir o consumo de energia, saibam que estão no bom caminho. De seguida iremos mostrar-vos 45 dicas e truques úteis para poupar energia em vossa casa.

Dessa forma, conseguirão economizar dinheiro mas também ajudar o meio ambiente e o planeta terra. Um autêntico dois em um! Vamos a isso?

Filtro reutilizável

Não limpar nem substituir os filtros do forno (ou de outros aparelhos) pode levar à obstrução do fluxo de ar e a possíveis incêndios. Por isso, a manutenção regular é essencial. No entanto, sabemos que a substituição dos filtros pode ser bastante cara.

Imagem cortesia do healthyhomefilterco.wordpress.com

Para contornar estes custos, é preferível optar por um filtro reutilizável, que poderá ser usado vezes sem conta. Basta lavá-lo e colocá-lo de novo no lugar. É um bom substituto para filtros de forno normais, uma vez que pode ser utilizado durante muito mais tempo e em completa segurança.

Fornalhas

As fornalhas são um dos sistemas de aquecimento mais tradicionais, e ainda é comum encontrá-aos nas casas mais antigas. Trata-se essencialmente de uma estrutura fechada na qual o calor é produzido. Infelizmente, a limpeza e substituição dos filtros das fornalhas é frequentemente negligenciada, podendo tornar perigosa a sua utilização.

Imagem cortesia de George Erbert / ourcommunitynow.com

O pó, sujeita, pólen, cabelos e outros detritos que acabam por ficar presos no filtro impedem que a fornalha funcione corretamente. E mais grave do que a perda de eficácia é o risco de sobreaquecimento, o que pode potencialmente causar fogo.

Inspeção rigorosa

Caso o fluxo de ar não tenha melhorado após a limpeza ou substituição dos filtros do vosso aparelho, o problema pode estar num possível defeito em outra parte do sistema. Para descobrir qual é o problema, será necessária uma inspeção rigorosa.

Imagem cortesia de norcanheatingandair.com

As inspeções e manutenções asseguram que o forno ou aquecedor está limpo e devidamente ajustado para funcionar da forma mais eficiente possível, além de prolongar a sua vida útil. Caso a avaliação demonstre que há problemas graves, o melhor é mesmo substituí-lo completamente.

Termostato programável

Embora os termostatos sejam um autêntico salva-vidas durante o inverno, podem ser um dos aparelhos que mais energia desperdiça em vossa casa. Isto deve-se principalmente ao facto de nos esquecermos frequentemente de desligar o termostato ou baixar a temperatura quando ninguém está em casa.

Imagem cortesia de onshoregas_ / Instagram

E é aqui que entram os termóstatos programáveis, a melhor solução para este problema. Eles desligam automaticamente o aquecimento durante a noite ou quando ninguém está em casa. Sigam este conselho e verão o resultado na vossa conta de eletricidade no final do mês!

Lareiras

Para além dos fornos, as lareiras são um dos sistemas de aquecimento mais tradicionais. Quando há uma lareira acesa em casa, o ambiente torna-se imediatamente mais relaxante e acolhedor. Contudo, quando não está a acesa, a lareira pode trazer ar frio do exterior para a nossa sala de estar.

Imagem cortesia de blog.cheapism.com

Por isso, uma maneira fácil de expulsar o ar frio é fechar a chaminé da vossa lareira, e se tiver uma porta de vidro, convém não esquecer de a fechar também. Pode parecer um conselho simples, mas ajuda (e de que maneira) a manter a temperatura da vossa casa.

Vedação das condutas

Ocasionalmente, pode acontecer que os aquecedores da vossa casa estão a funcionar no máximo, mas a temperatura mantém-se a mesma. Isto pode ser o resultado de um termóstato com defeito ou do ar aquecido estar a escapar através das condutas. 

Imagem cortesia do farrellinsulation.com

Uma solução simples é selar todas as condutas da vossa casa. Para isso, terão provavelmente de contratar um profissional para não arriscar e piorar ainda mais a situação. Uma vez feito, isto evitará com que o ar aquecido escape pelas condutas.

Ar condicionado

Para além das condutas de ar, os aparelhos de ar condicionado perto das janelas são outro local por onde o ar frio pode entrar nas nossas casas, e onde o ar aquecido do interior pode escapar. Mas há um jeito de resolver esses problemas.

Imagem gentilmente cedida por Barbara Sauder / Shutterstock

É muito importante isolar também os aparelhos de ar condicionado. Em alternativa, poderão retirá-los durante o inverno, o que pode não ser tão prático. Afinal de contas, são eles que nos impedem de derreter nos meses mais quentes de verão…

Atenção ao isolamento

Convém não esquecer que o ar quente pode também escapar através de locais como frestas das janelas, frestas das portas, e aberturas de ventilação. Estas áreas frequentemente “problemáticas” permitem que o ar quente passe através delas, e essa pode ser a razão pela qual a vossa casa continua fria durante o inverno.

Imagem cortesia do indoorwindows.com

A cobertura destes pontos de saída e entrada de ar é a melhor forma de ajudar a isolar a vossa casa durante todo o ano. Como resultado, verão que será possível inclusive baixar a temperatura do termóstato sem abdicar do calor e do conforto.

Não esquecer o sótão

Outra forma engenhosa que o ar quente tem para conseguir escapar de vossa casa é através do sótão. Este é uma zona normalmente mais fria e onde é mais provável haver pequenos espaços por onde o ar quente possa sair.

Imagem cortesia do atticconstruction.com

Para evitar que o ar quente escape pelo sótão, podem optar por forrá-lo com material isolante. É uma tarefa árdua, mas verão que no final irá compensar. Isto irá assegurar a retenção de calor mesmo nas áreas não habitadas de vossa casa.

Isolamento com materiais de alta densidade

Por falar em isolar a vossa casa, uma boa opção poderá ser o isolamento com materiais de alta densidade para obter melhores resultados. Isto significa usar um material com mais fibras por metro quadrado. Por exemplo, as placas rígidas são melhores para paredes exteriores ou tetos.

Imagem cortesia de equip-bid.com

Os materiais de isolamento mais comuns são a fibra de vidro, celulose ou a espuma. São caros, mas se pensarmos a longo prazo, no final de contas trata-se de um bom investimento. Como já referimos anteriormente, um bom isolamento vai ajudar-vos a manter a casa quente no inverno sem que a conta da eletricidade dispare!

Isolar as tubagens

Não somos só nós que “congelamos” quando faz muito frio. Os próprios tubos da casa também congelam, tornando-se mais frágeis, o que pode fazer com que se quebrem mais facilmente. E quando isto acontece, as reparações tendem a ser dispendiosas.

Imagem cortesia de lowes.com

Por isso, é melhor prevenir do que remediar. Os materiais isolantes atuam como um casaco para as tubagens e mantêm-nas protegidas durante o inverno. Desta forma, não temos que nos preocupar com possíveis congelamentos dos tubos que podem arruinar a nossa canalização.

Limpeza das condutas de ar

Pensem na última vez que limparam as vossas condutas de ar… Provavelmente já nem se lembram. Mais uma vez importa dizer que quando o fluxo de ar é pouco eficiente isso tende a perturbar a qualidade do ar e temperatura da casa.

Imagem cortesia do garrysheatingservices.com

A quantidade de pó nas condutas de ar dificulta a passagem do ar aquecido. Sabemos que é uma daquelas tarefas aborrecidas, mas diríamos que convém limpar bem as condutas pelo menos uma vez ao ano. Verão que o trabalho será recompensado!

Caldeiras

Sabiam que as caldeiras ou aquecedores de água são normalmente responsáveis por um quarto da conta da eletricidade? Basta pensar no quanto conseguiriam poupar se simplesmente pudessem baixar um pouco a temperatura de vez em quando. Mas, na verdade, nem é tão difícil assim.

Imagem cortesia do gordonac.com

Sejamos sinceros: quem realmente precisa de tomar banho com água tão quente que é capaz de queimar a pele? Manter uma temperatura mais aceitável durante o banho ou duche é o necessário para sentirem a diferença no final do mês.

Ventilação obstruída

Os ventiladores são os “transportes” de ar quente na nossa casa; à semelhança das condutas, se estiverem obstruídos, o ar tem dificuldade em circular corretamente. Como tal, devemos sempre assegurar que as condutas de ventilação estejam expostas e desobstruídas, longe de móveis ou outros objetos.

Imagem cortesia do inchcalculator.com

Aproveitem esta dica para reorganizar os móveis de vossa casa, de modo a assegurar espaço em frente e por cima das saídas de ventilação. Depois disto, irão provavelmente notar melhorias na circulação de ar e temperatura da vossa casa, além da redução da conta de eletricidade.

Tempo no chuveiro

Por falar em poupar no banho, quem nunca ficou horas e horas debaixo do chuveiro, principalmente num dia de inverno? Por muito confortáveis e relaxantes que sejam, há um preço bem caro a pagar por estes duches que são demasiado longos.

Imagem cortesia de medicalnewstoday.com

Sabemos que é tentador, mas evitem ficar demasiado tempo no chuveiro e optem por duches mais rápidos e econômicos. E assim que acabarem de banhar, podem vestir imediatamente o pijama para evitar que o corpo perca o calor tão rapidamente.

Desligar a água enquanto se faz a barba

Há quem prefira fazer a barba enquanto está no duche, outros no lavatório. Independentemente das preferências de cada pessoa, a verdade é que muita gente deixa a água a correr enquanto faz a barba, o que quanto a nós é um desperdício enorme.

Imagem cortesia de lespromenadesducuivre / Instagram

Todo mundo está cansado de ouvir que deve economizar água. Portanto, certifiquem-se que desligam a água enquanto nestes momentos e verão como vão conseguir poupar. O melhor de tudo é que é sem se preocupar em deixar a barba crescer!

Lavar o cabelo dia sim, dia não

Uma das principais razões pelas quais ficamos mais tempo no duche é provavelmente o facto de passarmos tanto tempo a lavar o cabelo. Este é especialmente o caso de quem tem o cabelo comprido. Mas quem disse que você precisa lavar o cabelo a cada vez que tomar um duche?

Imagem cortesia do carolinacountry.com

Temos a certeza que o vosso cabeleireiro concordará com esta solução: optar por lavar o cabelo de dois em dois dias, em vez de o lavar diariamente. Além disso, no dia em que não lavam o cabelo podem à mesma usar shampoo seco.

Deixar a ventoinha funcionar ao contrário

Morar em regiões frias significa preocupar-se em descobrir métodos para nos manter quentinhos. Eis um truque fácil para aquecer a vossa casa durante o inverno: deixar rodar as ventoinhas ao contrário. “Como assim, ligar as ventoinhas durante o inverno?”, estarão vocês a questionar-se…

Imagem cortesia de 360fans_au / Instagram

Mas sim, é verdade. Uma ventoinha ligada e a girar na direção oposta à normal pode realmente ajudar no aquecimento do espaço. Não acreditam no que estamos a dizer? Pois bastar fazer um teste em vossas casas vocês mesmos! Verão do que estamos a falar.

Lâmpadas mais eficientes

A iluminação não tem grande influência na temperatura das nossas casas – isto é um fato. Mas todos sabemos o quanto a iluminação reflete-se (e bem) na conta de eletricidade. A boa notícia é que existem várias formas de diminuir a conta.

Imagem cortesia de signifiy.com

Substituir as lâmpadas de halogéneo tradicionais por lâmpadas mais eficientes em termos energéticos, como por exemplo os LED, é sempre uma excelente opção. Estas lâmpadas utilizam apenas cerca de um quarto da energia consumida pelas lâmpadas incandescentes de halogéneo, e duram 25 vezes mais.

Abrir bem os estores e cortinados

Não há dúvidas de que a luz solar é um elemento essencial para a nossa saúde e bem-estar. Ajuda-nos a gerar vitamina D, a melhorar a saúde óssea, promover a boa saúde mental, baixar a pressão arterial e, não menos importante, a manter-nos quentes. Portanto, aproveitem cada minuto de sol, principalmente durante o inverno.

Imagem cortesia de fazerishouseourhome_ / Instagram

Uma vez que há tantos benefícios na luz solar, é imperativo manter os estores e cortinados bem abertos, mesmo nos dias chuvosos ou nublados, que são mais frequentes no inverno. Mesmo se você não gosta muito da luz natural, ela é necessária para o seu organismo.

Gestão da máquina de roupa

Há quem pense que pôr pequenas quantidades de roupa na máquina de lavar ajuda a poupar energia, quando na realidade não é bem assim. As máquinas de lavar roupa utilizam sempre a mesma quantidade de eletricidade, independentemente da quantidade de roupa que lá está dentro.

Imagem cortesia de heathre23 / Instagram

Como tal, uma forma de poupar energia a longo prazo é utilizar a máquina de lavar apenas quando têm uma quantidade suficiente de roupa, em vez de lavar pilhas de roupa mais pequenas. Escusado será dizer que não é preciso sobrecarregar a máquina!

Detergente

Por falar em máquinas de lavar, um erro comum é usar grandes quantidades de detergente. Um bom detergente para a roupa não é barato, e se usarem grandes quantidades a cada lavagem verão que ele acaba num piscar de olhos.

Imagem cortesia da Modnhousemum / Instagram

Para ajudar a remover as nódoas mais difíceis, experimentem passá-las por água antes de porem a peça de roupa na máquina. Isto ajuda a “enfraquecer” a nódoa e a sujidade, tornando-as mais fáceis de limpar. Assim, você vai economizar tempo, energia e dinheiro.

Modo de lavagem

Para quem vive sozinho, poderá ser difícil lavar grandes quantidades de roupa, visto que pode levar algum tempo até amontoarem a quantidade de roupa suficiente para encher a máquina. No final, o conselho anterior acaba por não ser muito prático nestas situações.

Imagem cortesia de LG USA Home Appliances and Electronics / YouTube

Se este é o vosso caso, a solução mais simples é optar pelo modo de lavagem mais economizador. Em grande parte das máquinas este modo é a “lavagem rápida”, mas depende sempre da marca e modelo. Se você der uma lida no manual, poderá, inclusive criar sua própria programação econômica.

Não sobrecarregar o secador da roupa

Ao contrário das máquinas de lavar, não convém encher a máquina de secar com grandes pilhas de roupa. Embora estes aparelhos sejam eficientes, funcionam de maneira um pouco diferente: quanto mais roupa tiverem ao mesmo tempo mais eletricidade é consumem.

Imagem cortesia de The 5 Best / YouTube

Por isso, tentem secar pequenas quantidade de roupa de cada vez, dando espaço a cada peça para “respirar”. Como é óbvio, isto irá levar mais tempo, mas prometemos que o esforço valerá a pena. Principalmente porque suas roupas realmente irão secar dessa forma.

Mais dicas de secagem

Existem várias estratégias de secagem de roupa! Uma delas passa por secar primeiro os tecidos leves, antes de passar para roupas mais pesadas. Desta forma, a vossa máquina de secar será capaz de acumular o calor necessário antes de passar para as roupas mais pesadas. Ganham tempo e poupam energia. O que poderiam pedir mais?

Imagem cortesia de Matt Valentine / Shutterstock

Outra dica no que toca à máquina de secar é limpar o filtro onde se acumula o cotão, pó e sujidade. Como sabem, um filtro obstruído influencia a eficiência e o funcionamento de qualquer máquina. Uma simples limpeza no filtro e você verá uma enorme diferença quase de imediato.

Várias formas de secagem

Por falar em secar a roupa, e como dissemos acima, esta é uma tarefa que pode demorar algum tempo. E como nem toda a gente tem o dinheiro (ou o espaço) para ter uma segunda máquina de secar, convém pensar em soluções alternativas.

Imagem gentilmente cedida por Evgeny Atamanenko / Shutterstock

Caso o tempo permita, podem secar a roupa num estendal ao ar livre, ou então até mesmo dentro de casa, num estendal de secagem colocado perto das janelas. Caso isto não seja possível, podem também executar um ciclo de centrifugação na vossa máquina de lavar, o que vai ajudar a reduzir o tempo de secagem.

Limpar bem as panelas 

Se sentem que têm de esperar muito tempo para que a vossa panela ao lume aqueça, o motivo pode estar na sujidade na própria panela, frigideira ou seja qual for o utensílio. Por vezes, forma-se uma camada de material escurecido na superfície destes utensílios que pode dificultar a chegada do calor do fogão.

Imagem cortesia de harvestmoonchalet / Instagram

Quando falamos de eficiência (energética), todos os pormenores contam. Por isso, é importante limpar bem as panelas, frigideiras, bules, etc, para se verem livres de qualquer tipo de sujidade. Mas, claro, você deve manter-se sempre alerta para não desperdiçar água enquanto limpa as panelas.

O Tetris da máquina de lavar louça

Tal como acontece com as máquinas de lavar roupa, as máquinas de lavar louça tendem a gastar a mesma energia por ciclo de lavagem, independentemente da quantidade de louça que colocarmos. Então você já sabe o que tem que fazer, né?

Imagem gentilmente cedida pela média / Instagram

Podem ir preparem-se para um desafio de Tetris cada vez que carregarem a máquina de lavar louça. Quantos mais pratos, melhor! Caso vivam sozinhos, esta poderá ser uma tarefa difícil, por não terem pratos suficientes. E que tal lavá-los à mão?

Pré-lavar os pratos? Não, obrigado

Em muitos casos, as máquinas de lavar louça facilitam realmente a vida, mas a queixa mais comum que ouvimos é de que ocasionalmente estes aparelhos acabam por não lavar bem a louça. Por isso, há quem passe a louça por água antes de a colocar na máquina.

Imagem cortesia da grandappliance / Instagram

Embora possa parecer útil, na verdade esta prática é um desperdício de água. Pode parecer contraproducente, mas se ainda houver louça suja no final do circuito de lavagem, mais vale lavá-la novamente do que fazer o processo de pré-lavagem em cada louça da casa.

Secar os pratos

Agora que os vossos pratos estão limpos, é a hora de os secar antes de os guardar no armário. Algumas máquinas de lavar louça têm um modo de secagem, que utiliza uma boa quantidade de energia. Se estão preocupados com o ambiente, é melhor pensar em alternativas.

Imagem cortesia da nkukulife / Instagram

Uma boa opção é deixar a louça secar ao ar livre, ou simplesmente abrir a porta da máquina de lavar louça assim que a lavagem tiver terminado. Isto pode demorar mais tempo, mas é claramente mais económico e amigo do ambiente do que deixar a máquina de lavar fazer o mesmo trabalho.

Encher o lavatório

Como mencionámos anteriormente, alguma da sujidade pode ser difícil de limpar, até mesmo quando se usa um bom sabonete. Este é provavelmente um dos maiores problemas que encontramos ao lavar pratos da forma tradicional. Mas, felizmente, existem formas de contornar essa situação.

Imagem cortesia da treemeetsapple / Instagram

Normalmente, as pessoas deixam a torneira aberta enquanto lavam os pratos, mas existe uma alternativa mais simples: encher o lavatório com água e adicionar algumas gotas de sabonete. Esta estratégia vai facilitar a vossa tarefa de tal forma que você será sempre grato pela dica!

Passagem por água

Caso não tenham máquina de lavar louça, a lavagem dos pratos faz-se à antiga: com esponja e detergente. Normalmente, isto é feito com água quente, porque pode ajudar a “derreter” a sujidade nos pratos e torna-os mais fáceis de lavar.

Imagem cortesia de i.have.washed.my.dishes / Instagram

No entanto, na maioria das vezes é mais vantajoso investir num detergente de melhor qualidade e experimentar usar água fria. Irão certamente poupar energia e, dependendo dos níveis de sujidade, verão que demorará sensivelmente o mesmo tempo. Só não vale deixar a torneira aberta enquanto passa detergente na louça!

É hora de lavar

Sabiam que também existem horas de pico para lavar os pratos? Normalmente, a maioria de nós lava a louça depois do almoço ou jantar. Naturalmente, as horas de pico concentram-se neste período, pois são nessas horas que há um acúmulo muito grande de louça.

Imagem cortesia de bradfordexchange / Instagram

Se conseguirem esperar por momentos mais calmos durante o dia, como, por exemplo, a meio da manhã ou da tarde, será possível poupar alguns euros no final do mês. Assim, você lavará toda a louça com calma e precisão. Basta ser uma pessoa organizada!

Dicas úteis

Se já tentaram as dicas anteriores e as vossas panelas e frigideiras continuam a não aquecer suficientemente, pode tentar uma outra solução. Experimentem cozinhar em lume forte no início, e depois baixar a chama ou a potência para completar o resto do cozinhado.

Imagem cortesia de livecomposed / Instagram

Como alternativa, podem cobrir a panela ou frigideira durante o cozinhado, para não deixar escapar o calor gerado. Essa dica pode até parecer óbvia, mas você iria se surpreender se soubesse o tanto de gente que, no calor do momento, se esquece disso!

Torneiras com fugas

Parece óbvio, mas vamos dizê-lo de qualquer forma: caso tenham em casa torneiras com fugas, convém não ignorar e repará-las o mais rapidamente possível. Isto pode parecer um problema menor, mas na realidade as fugas representam um autêntico desperdício de água.

Imagem gentilmente cedida por Jarva Jar / Shutterstock

Por isso, o ideal é mesmo verificar regularmente se há fugas em casa e corrigi-las o mais rapidamente possível. Se, por acaso, a água correr ininterruptamente e não for possível controlar a fuga rapidamente, então o melhor é desligar a fonte de água, até à chegada de um profissional.

Dicas ainda mais úteis

Além das dicas anteriores, o tipo de fogão ou placa elétrica (ou de indução) também tem um impacto na eficiência e rapidez dos vossos cozinhados. Dito isto, é de grande importância utilizar utensílios apropriados ao tamanho da boca do fogão.

Imagem cortesia de VH-studio / Shutterstock

Além disso, no que toca aos fornos, devem evitar abrir frequentemente as portas, o que é um erro comum. Cada vez que o fazemos, a temperatura do forno baixa significativamente, razão pela qual os vossos pratos podem não estar a ser cozinhados tão rapidamente como gostariam. 

Micro-ondas e Torradeiras

Se estiverem simplesmente a aquecer as sobras do almoço, por exemplo, em vez de as pôr novamente no fogão ou forno, devem fazer uso dos vossos micro-ondas ou torradeiras. Além de conseguir poupar energia, você verá que é muito mais rápido!

Imagem cortesia de welcometojojos / Instagram

Se não tiverem um micro-ondas em casa, o que seria algo bem raro, diríamos que é um grande investimento comprar um. É um aparelho versátil, com diversas funcionalidades e que vos mais tornar mais eficientes na cozinha! Imagina não precisar cozinhar do zero!

Demasiada água

É bastante comum enchermos as nossas panelas com água para cozinhar legumes ou outros alimentos. Infelizmente, a quantidade de água que colocamos é normalmente bem superior à necessária. Afinal, quem precisa encher a panela até a tampa só para cozinhar umas batatas?

Imagem cortesia de federico_ramello / Instagram

Por isso, quem quer cozinhar de uma forma mais amiga do ambiente deve encher a panela com água suficiente apenas para cobrir os vegetais ou alimentos que vamos cozinhar. E no final, essa mesma água pode ser reutilizadas para regar as nossas plantas, por exemplo.

Definir a temperatura certa

Temos quase a certeza de que todos vocês têm geladeiras em casa, mas será que vocês sabem qual a melhor temperatura para colocar? Definir a temperatura errada na sua geladeira é um dos fatores de desperdício de energia mais comuns.

Imagem cortesia da LG Índia / YouTube

A secção de alimentos frescos da sua geladeira deve ser fixada à volta dos 4º C, enquanto que o congelador deve ser fixado em torno dos 18º C. Com estas temperaturas, a vossa geladeira não estará a desperdiçar energia desnecessariamente e você vai economizar dinheiro.

Geladeira espaçoso

No que toca à eficiência energética da vossa geladeira, esta é talvez a dica mais importante. Devemos evitar sobrecarregar o aparelho eletrodoméstico, deixando sempre espaço livre para que o ar frio possa circular. Assim, você vai conseguir economizar muita energia.

Imagem cortesia do hellonutritarian / Instagram

As geladeiras são muito mais eficientes quando não estão sobrecarregadas. Outra coisa que podemos fazer é evitar colocar sacos plásticos na geladeira. Investir em vasilhas plásticas ou de vidro é uma ótima ideia, assim como fazer limpezas periódicas na geladeira.

Truques no frigorífico

Outra coisa que podemos fazer ao armazenar alimentos na geladeira é cobrir todos os itens corretamente. Isto assegura que a umidade de cada alimento fica selada dentro do próprio recipiente. Caso contrário, a geladeira terá de trabalhar mais, e gastar mais energia.

Imagem cortesia de Happy Organizedhome / Instagram

Além da poupança energética, esta dica vai garantir que nada caia sobre os alimentos armazenados na geladeira. Se você for a uma loja de variedades, facilmente vai encontrar promoções de vasilhas para guardar alimentos. Até mesmo um pote de sorvete vazio serve!

Desligar o quadro de electricidade

O uso desnecessário de energia representa uma boa percentagem da conta da eletricidade que chega na casa ao final do mês. Por isso, durante a noite ou quando não estiverem em casa, é uma boa ideia desligar o quadro de eletricidade, por completo.

Imagem cortesia do eggeegg / Shutterstock

Esta é uma solução simples para controlar o desperdício de energia. Por exemplo, os monitores e computadores portáteis continuam a consumir energia mesmo quando estão em modo de sono, pelo que é sensato desligá-los quando não estão a ser utilizados.

Tiras de alimentação

Temos que ser sinceros: por vezes é difícil lembrarmo-nos de desligar as tomadas que tem em casa, especialmente se estivermos com pressa para pegar o ônibus ou uber. São nesses momentos que as tiras de alimentação podem ser muito úteis.

Imagem cortesia de fargo_interior_tap / Instagram

Estes aparelhos permitem cortar de uma só vez a circulação de energia, identificando os dispositivos que não estão ativos durante um determinado período de tempo. Basta conectar vários aparelhos nas tiras e, ao apertar um botão, todos esses aparelhos serão desligados simultaneamente. Prático, não acham?

Desligar as tomadas

Se a dica anterior for demasiado radical, uma boa alternativa é simplesmente desligar as tomadas onde estão aparelhos desnecessários. E não basta carregar no botão de energia, convém tirar mesmo a extensão da tomada! Isso é bom para caso você queira deixar uma ou outra coisa ligada.

Imagem cortesia de jooha.k / Instagram

Como imaginam, aparelhos que estão frequentemente ligados a uma tomada acabam por consumir energia, mesmo que estejam aparentemente desligados. Esse é o caso do microondas, da televisão, da air fryer – todos os aparelhos que possuem painel iluminado consomem energia quando estão ligados na tomada.

Verificar a conta

Provavelmente conhecerão a expressão “errar é humano”. Nem mesmo as empresas de serviços públicos estão imunes a erros, que podem acontecer esporadicamente. Por isso, não se esqueçam de verificar devidamente a conta da eletricidade, e questionem quaisquer números que não façam sentido.

Imagem cortesia de tommaso79 / Shutterstock

Outra vantagem de verificar as vossas contas é saber exatamente onde e como é que a energia é gasta. Com esta informação, poderão tentar otimizar o vosso consumo. Além disso, você também poderá cobrar dos representantes da sua cidade quando pagar muito pela eletricidade e não receber um serviço de qualidade em troca.