Um meme futebolístico por dia nem sabe o bem que lhe fazia!

Mesmo denotando-se crescimento de inúmeros desportos nos dias que correm, é de sublinhar que a modalidade desportiva de eleição continua a ser o futebol um pouco por todo o planeta. A popularidade deste jogo desportivo coletivo abrange agora outras vertentes, como é o caso dos memes, sobre os quais nos iremos debruçar, deixando de parte a complexidade tática ou técnica do futebol. Seja uma ação motora de um jogador ou mesmo ações motoras de uma equipa, ou ainda uma expressão facial diferente, seja triste ou alegre… De forma original, os memes desportivos provocam gargalhadas ao comum ser humano, agradando a todas as faixas etárias ou géneros, mesmo que não se interessem por este desporto. Neste sentido, reunimos alguns dos melhores deles, focando-nos no futebol, que certamente farão as delícias dos leitores e observadores. De maneira natural e fácil, o riso vai surgir!
Feriado!
Só quem já passou por isso é que sabe a felicidade que se sente quando inesperadamente a professora não pode dar aula, ou quando há greve dos funcionários, ou até mesmo quando temos um feriado mesmo a meio da semana.

Mas felizmente quase todos já passamos por estes bons momentos. Não há sentimento melhor do que o que nos ataca quando nos apercebemos que não temos aulas. A única coisa melhor que isto é passar num teste que pensávamos que íamos reprovar.
Joga em equipa
O individualismo é uma das piores características que um jogador tanto de futebol como de outras modalidades desportivas pode ter. Apesar disso, encontramos frequentemente este defeito nos futebolistas. Com demasiada frequência, na verdade.

Seria de esperar que os jogadores colocassem a equipa e clube no seu todo em primeiro lugar. No entanto, muitas vezes jogam por eles mesmos, o que nem sempre é o melhor para a equipa ter sucesso nos vários jogos.
O sonho de qualquer miúdo
Muitos são as crianças que sonham vir a ser jogadores de futebol um dia. Quem disser que não teve esta ambição, faz parte do pequeno grupo das exceções. É incontável o número de miúdos que querem ser uma estrela do futebol.
No entanto, ser jogador de futebol tem muito que se lhe diga. Os futebolistas treinam durante anos para conseguirem chegar a um bom nível, além de que, jogando ao nível profissional, acabar por se treinar todos os dias, fazer viagens longas e estar constantemente sobre pressão.
O santinho
Há certos jogadores e jogadores que nunca cometem faltas…dizem eles e elas. São o verdadeiro pesadelo dos árbitos, que passam a vida a ouvri desculpas esfarrapadas, como “Ele caiu sozinho” ou “Eu nem lhe toquei”, entre muitas outras.

Como é óbvio pode ser difícil ver as situações com clareza no calor do momento e o árbitro leva com a responsabilidade de avaliar o mais rápido possível, correndo o risco de acontecer o do costume…levar com as culpas de tudo.
Fora de casa
Os adeptos gostam muito de se picar e estas provocações, por vezes, são o que dá motivação aos jogadores para dar o seu melhor. Ainda mais quando veos jogadores famosos a jogar em campos adversários

É que o futebol vai para além das linhas finais e laterais. Os adeptos influenciam bastante os jogadores e até mesmo o próprio jogo, podem chegar a haver mudanças no resultado. Esta é só mais um dos aspetos que faz do futebol um desporto tão brutal.
Meta bem definida
Há muitos jogadores que só pensam em marcar golos como se isso fosse tudo o que interessa num jogo de futebol. No entanto, sendo que cada equipa tem 11 jogadores, é muito difícil marcarem todos golos num só jogo.
É verdade que o objetivo do futebol é realmente meter a bola na baliza do adversário. No entanto, o que interessa é o número total de golos da equipa e que este seja superior ao da equipa adversária, de forma a vencer o jogo
“A sério que falhaste?”
A frase do título e outras como “Até eu fazia melhor!” são ditas muitas vezes pelos adeptos raivosos. No entanto, será que faríamos mesmo? Duvido muito, não é assim tão fácil jogar bom futebol e marcar golos. Pergunte ao Messi!
Na verdade, até pode ser fácil para si, mas sob a pressão do jogo e com mil olhos nos jogadores, torna-se muito mais complicado. Portanto, pense bem da próxima vez que pensar em criticar um dos seus ídolos do futebol.
Fintas e mais fintas
Há uma coisa que irrita imenso os defesas. Falamos dos jogadores que têm uma grande capacidade de domínio da bola, mantendo a posse dela por bastante tempo. Parece que, por alguma força mágica, a bola é constantemente atraída para os seus pés.

Um defesa está constantemente a tentar adivinhar o próximo passo do seu adversário, o que nem sempre é fácil. Que direção irá tomar? Esquerda? Direita? Muitas vezes o defesa acaba por tomar a direção contrária à do adversário.
Prémios e mais prémios
Há muitas áreas de avaliação de um jogador, passando por troféus, golos, assistências, internacionalizações e outras. Lionel Messi conseguiu a proeza de ser um dos melhores, senão o melhor, em todas elas.

Com o Messi nenhum outro jogador tem o seu record seguro. A qualquer momento este jogador argentino pode acabar por o conseguir para si. Messi leva a cabo muitas jogadas mágicas, às quais muitos tiveram o prazer de assistir
Um pesadelo
É verdade, muitos são os que se encolhem ao perceber que vão jogar contra a equipa de Messi. O seu talento é do conhecimento geral e já todos sabem o que os espera quando defrontam este grande jogador.

Infelizmente não há muito que se possa fazer quando se joga contra a equipa de Messi. Convém estarem psicologicamente preparados para o pior, dando o seu melhor e desejando que Messi esteja num dia mau. Pode ser que tenham sorte.
Fotos enganadoras
É verdade que algumas expressões faciais épicas de futebolistas percorrem o mundo virtual em forma de memes. No entanto, há muitas fotos que criam ilusões de ótica e depois se tornam virais. Certamente já viu uma destas por aí.

Exemplo disso é esta fotografia que engana bastante o olhar e à primeira vista parece que um dos jogadores tem habilidades de um contorcionista. No entanto se olharmos com mais atenção facilmente percebemos que se trata de uma ilusão de ótica.
Não há muito a fazer
Ao longo da sua carreira no Barcelona, que já teve o seu fim, o astro Lionel Messi foi o artilheiro mor. Pensar que o argentino não iria balançar a rede num encontro era, pelo menos, uma ideia arriscada. Este meme tem que se lhe diga.

Tal como chuva em agosto, improvável era o capitão da seleção do país dos Pampas não marcar um golo em determinado duelo. Golos é com ele e para o Lionel Messi o mais difícil és mesmo não marcar. Com certeza já sabia disto.
Futebol-maravilha
Voltando ao tema das fotografias futebolísticas, há algumas que captam momentos chave super bonitos. Esta é uma delas e vemos umas expressões faciais engraçadas e um jogador suspenso no ar, com uma perna para cada lado.

Se olharmos para isto a acontecer ao vivo não conseguimos ter a perceção deste momento da forma como a fotografia o transmite. Realmente, olhando para a fotografia vemos um outro destaque nas expressões dos jogadores.
Amor à camisola
O desporto rei move corações um pouco por toda a parte, isso é inegável. O Brasil é um dos países onde estas paixões são realmente levadas a sério. Provavelmente ao jogarem na sua equipa de coração, já nem parece um trabalho.

Muitas vezes esta paixão corresponde mesmo ao primeiro clube em que jogaram. Joguem em quantos clubes jogarem, isso não importam, manter-se-ão fiéis ao primeiro. Nunca ouviram dizer que nunca se esquece o primeiro amor?
Kung Fu?
Aqui temos mais uma foto apanhada no momento perfeito. O comum mortal tem noção que, habitualmente, os guarda-redes são bem mais eficazes com as mãos do que com os pés. Noutros casos, o seu desporto de eleição poderia mesmo ser outro!

Na verdade, o objetivo de um guarda-redes é impedir que a bola entre na baliza e, por vezes, podem ver-se obrigados a tomar medidas drásticas. O avançado vai lançado? Não sabe como o parar? As artes marciais podem ser a solução!
Espanto
Imagine um gesto técnico de classe de um guarda-redes, que efetua uma defesa absolutamente vistosa, tão vistosa que nem conseguimos acreditar. Ou mesmo que o central da sua formação transborda água e comete um deslize tremendo. Ficamos assim:

Realmente estamos perante mais uma foto que representa na perfeitção o que sentimos muitas vezes enquanto assistimos a um jogo de futebol. De repente, um lance de um desafio deixa-nos estupefactos. É levantar a cabeça e pensar no resto do encontro.
Sintonia perfeita
Se há combinação ideal é Futebol e Pizza. O jogo está para começar e estamos no sofá com os amigos… Mesmo antes de a partida iniciar o estafeta toca a campainha… Maravilhoso, mesmo a tempo! É hora de deliciarmos os olhos e o paladar.

De segunda a domingo, passamos os dias a pensar no confronto que vamos ver com os amigos ao sabor da pizza favorita. Cerveja gelada, também vai? Na nossa opinião uma mini bem fresquinha vem sempre a calhar.
Segredo dos Deuses
É tradição afirmar que as paredes têm ouvidos. Ora, num campo de futebol não existem paredes, mas existem 11 adversários espalhados pelo terreno de jogo que se podem aperceber da nossa estratégia e portanto esta expressão também se aplica. É melhor não arriscar!

Em muitos casos, é preferível fazer o esforço e esconder dos adversários (ou dos especialistas em leitura dos lábios) aquilo que queremos dizer ao colega de equipa, não vão eles descobrir e estragar a nossa estratégia brilhante. Seria uma grande chatice, não é verdade?
Um golo nunca vem só
Este jogador já veio aqui à baila, mas o seu talento obriga-nos a realçá-lo novamente. Nunca é demais mencionar as capacidades desportivas deste brilhante astro argentino. Ele marca um, ele marca dois, ele marca três e nós cantamos outra vez!

Um grupo restrito de atletas habituou-nos a isto, deixou-nos mal habituados a ver bom futebol. É um verdadeiro deleite para qualquer amante de futebol. O faro para os golos múltiplos, está ao alcance de poucos jogadores. Sem sombra de dúvidas.
Nome próprio apenas, por favor
Mesmo não sabendo bem porquê, nos nossos tempos de infância, várias vezes fomos chamados pelos nossos pais pelo nome completo… Em inúmeras ocasiões era porque alguma asneira se tinha desenrolado. Quando no chamavam desta forma era muito provável estarmos em apuros.

E quando a nossa mãe o fazia em frente aos nossos amigos ou colegas ainda se tornava mais irritante. Tínhamos de aguentar risadas nos dias seguintes! Com certeza será uma das maiores vergonhas que sofremos durantes os tempos de infância.
Permissão para festejar
No tempo de juventude, quando recebíamos amigos na nossa casa havia sempre diversão, bem como festa, sobretudo quando eles ficavam lá a dormir! Ou melhor, nestas alturas tanta era o entusiasmo e diversão que o tempo em que realmente dormimos é mínimo.

Porque não vivíamos sozinhos, no momento em que os nossos pais confirmavam que davam autorização, o alívio ficava bem patente no nosso rosto por sabermos que íamos ter uma noite divertida! Um expressão bastante semelhante à deste jogador que até grita de felicidade e entusiasmo.
Caridade, parabéns
Não é surpresa para ninguém que os atletas do desporto rei averbam ordenados muito acima da maioria dos habitantes do planeta. Se ouvirmos alguns valores até nos parece difícil de acreditar. Para não falar na depressão que ataca quando os comparamos com os nossos.

Mesmo assim, uma vasta comunidade de jogadores de futebol doa parte dos seus ganhos a instituições de caridade ou de benefício social. Ao menos usam os seus ordenados avantajados em algo útil e contribuem para o bem da sociedade em geral. Um bem-haja!
Onde está?
E a expressão mais olhos que barriga? A vontade de comer supera em diversos casos o espaço que temos no estômago. A quem nunca aconteceu? Duvidamos bem que nunca lhe tenha acontecido a si que está a ler este artigo neste preciso momento.

E muitas vezes abordamos o empregado de mesa para guardar as sobras num recipiente, de maneira a podermos degustar a comida mais tarde. Custa bastante ter que estar a pedir ao empregado para guardar e ainda pior quando nos esquecemos delas no restaurante!…
Cabeça no ar
Um atacador desapertado pode provocar uma queda dolorosa a qualquer pessoa. E um jogador de futebol pode sofrer consequências ainda mais aparatosas. Imagine que perdeu a chuteira e deixou a equipa em desvantagem numérica… Ou que tropeçou quando se preparava para faturar…

Há problemas mais nevrálgicos? Claro que há. Ainda assim, urge atentar se os atacadores estão devidamente apertados! Não descure, ou as consequências podem ser dramáticas tanto para si como para o resultado do jogo. E os seus colegas não ficarão nada contentes.
Impera o mais forte
Uma desavença com o irmão ou com a irmã? Alguém nunca teve? Facilmente essa quezília sucede, por tudo ou por nada… Não temos incertezas. Muitas vezes estas lutas duram e duram até que um dos intervenientes sai vitorioso do complicado conflito.

E se o motivo for partilhar a comida predileta, então o caso ganha contornos ainda mais polémicos! Mesmo que não se trate do irmão, há certas coisas que não se partilham, seja com o pai, a mão ou o melhor amigo. Pizza, por exemplo!
Tem dói-dói
Ao longo dos tempos, o futebol é seguido com atenção e tem evoluído bastante. Mas há atitudes incorrigíveis, irritando o comum espetador ou adepto de determinado emblema. As simulações fazer parte do desporto rei, não o podemos negar, por muito que nos custe.

Tratando-se de um atleta amador ou profissional, jovem ou com mais idade, qualquer jogador já teve a sua quota parte em lances destes. Cabe ao árbitro filtrar as verdadeiras lesões. Estas situações levam o adeptos a dizer palavras menos bonitas… Enfim…
Jogo de bárbaros ou de cavalheiros?
Várias vezes os futebolistas lesionam-se devido a uma entrada mais ríspida de um oponente. Não só por ser um desporto de contato, mas também pela intensidade e importância de um duelo. Alguns atletas destacam-se mesmo pelo seu fulgor de ímpeto desnecessário.

O temperamento de alguns futebolistas torna-se mesmo incontrolável, como é o caso do jogador Luís Suarez, da Celeste, que acabou por morder de uma forma totalmente desnecessária um adversário numa partida mais acesa. Será Mike Tyson seu “primo, conterrâneo ou primogénito”?
Dar alento ao amigo
Não vivemos sozinhos neste mundo e, quer queiramos, que não, o ser humano é um ser social. Gostando ou não de futebol, o nosso ombro amigo precisa, em distintas ocasiões, de um alento especial, beneficiando do nosso apoio incondicional e constante.

Amizade, espírito de grupo, respeito e tolerância são máximas que também se aplicam ao futebol e que acabam por definir este belo desporto. Este jogo desportivo coletivo é ideal para promover estes importantes valores nos seres humanos. Mas que bem!
Mas que giro!
Qualquer que seja o atleta do desporto rei, não só sobre o seu talento a fama recai. A sua aparência física e os seus contornos do rosto são, para muitos, indispensáveis e seguidos de perto. Joga dentro e fora do terreno de jogo!

Uma cara bem parecida ou, por oposição, outra com aspeto menos bonito, fazem as delícias ou as críticas da população. E em distintas ocasiões a beleza pode mesmo superiorizar-se ao nível futebolístico. Infelizmente este mundo ainda dá muita importância às aparências.
Últimos são sempre os primeiros
Ficar em último na fila ou ser o derradeiro a chegar não é prazeroso para ninguém. Sobretudo se não controlamos essa atitude. Somente uma situação pontual? Será uma desculpa esfarrapada? De qualquer foram, nunca é agradável, parece que se esquecem de nós.

Realmente, chegar ao treino e inventar que estamos atrasados por isto por aquilo é sempre constrangedor e nada agradável. Para não falar da forma como somos julgados pelo treinador e colegas. Escusado é por as culpas em cima dos outros… Assuma o erro!
Contenção
Todo o defesa entra em campo definindo um objetivo claro: impedir os avançados adversários de marcarem golo nas suas redes. Por vezes, fazem tudo o que estiver ao seu alcance para atingiram o objetivo E alguns jogadores do setor recuado levam a peito estas ações defensivas…

Para quê olhar só para a bola se posso dificultar as tarefas do meu oponente? Se este não conseguir atacar a bola em condições, a baliza fica inviolada. E se o lesionar sem o árbitro ver? Em muitas ocasiões resulta mesmo!
Entrada a deslizar
Alguns jogadores tratam melhor a bola do que outros, existindo inúmeras formas de o executar: com o pé, com a mão, de cabeça, de peito, de trivela… Mas essencialmente quando chove, de carrinho, é óbvio! Pode num entanto resultar em lesões indesejadas.

Totalmente legal, assim como arriscada, esta maneira de abordar a bola é algo incerta. Não faço um carrinho se não tiver a certeza que chegará antes do adversário à bola – dizem os livros! As consequências podem ser drásticas para a sua equipa e para o oponente.
Família exalta-se
Ter a mulher, o filho, o pai ou outro familiar a ver o nosso jogo pode ser muito bom, ou noutros casos, inquietante, bem como poderá envergonhar-nos. Queremos sempre orgulhar-nos do que fazemos, principalmente quando estamos à frente dos que nos são queridos.

De outra forma, algumas vezes os próprios atletas ficam espantados ou desiludidos com alguma atitude menos positiva de um familiar. Mesmo assim, esta não é a pior ofensa possível, certo? Na verdade, isto só significa que estão a vibrar com o jogo e nos querem ver triunfar.